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Administração de Recursos Humanos: Estratégias em Gestão de Pessoas

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Com o intuito de tornarem-se competitivas, mantendo e expandindo seus negócios, em mais reduzidos períodos, as organizações vêm repensando suas estratégias e, consequentemente, o modo de gestão de pessoas. Neste cenário de inovações tecnológicas contínuas, processos relacionados à liderança, motivação, retenção de empregados, modelos de remuneração e desenvolvimento, vêm sendo repensados nas empresas, em busca de maior produtividade e lucratividade, sem que se perca o foco em questões sociais, o que atribui à área um papel de destaque nos próximos anos.

OBJETIVO: Possibilitar aos alunos a compreensão de modelos estratégicos para a atração, manutenção e liderança de equipes de alta performance, em busca de melhores resultados, sobretudo num cenário competitivo e inovador, além de estimular o desenvolvimento de competências de gestão de pessoas, capazes de torná-los agentes de mudanças e inovação em negócios de qualquer natureza.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em qualquer área ou empreendedores que busquem conhecimento sobre gestão de pessoas e possuam interesse em desenvolver competências voltadas à liderança e engajamento de equipes mais produtivas para seu negócio.

METODOLOGIA: Aulas expositivas com vistas à atuação profissional dos alunos, dinâmicas e discussões sobre temas específicos, estudos de caso, role-play (dramatização), palestras e atividades em grupo em diversas disciplinas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: setembro/2018

HORÁRIO DAS AULAS: Terças e quintas das 19h10min às 22h45min

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Silvye Ane Massaini

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.22.500,00
18 x R$.1.361,89
24 x R$.1.055,33

PROGRAMA

MÓDULO I – ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Comunicação Empresarial
Objetivo: identificar os gargalos em termos de comunicação na gestão de equipes e alcance de resultados para as empresas, além de desenvolver habilidade de comunicação para seus líderes.

Gestão de Mudanças
Objetivo: Em tempos de crise ou escassez de recursos, principalmente, capacitar o aluno para compreender conceitos e melhorar habilidades em processos de gestão de mudanças, evitando desnecessários conflitos.

Gestão Estratégica das Organizações
Objetivo: Estudar os conceitos sobre planejamento estratégico, gestão por indicadores e formas práticas de sua elaboração e controle.

Governança Corporativa
Objetivo: discutir os conceitos de governança corporativa no Brasil e no mundo, apresentando os códigos de boas práticas de governança corporativa e os conflitos de agência sob o ponto de vista da ética nas organizações.

MÓDULO II – ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS

Consultoria Interna e Desenvolvimento
Objetivo: Permitir ao aluno que, a partir do conhecimento de subsistemas de RH, seja capaz de identificar e mapear problemas de produtividade, com indicação das ações necessárias.

Estratégias da Área de Recursos Humanos
Objetivo: Entender a atuação estratégica da área de Recursos Humanos e a necessária definição das políticas a serem implementadas com o envolvimento de todas as áreas da empresa.

Ambiente Social e Cultura Organizacional
Objetivo: Entender a atuação da área de RH a partir do conhecimento de missão, visão e valores das empresas, bem como sua orientação a partir da diretriz e cultura organizacional do negócio.

Gerenciando Times – Liderança
Objetivo: Estudar modelos de liderança para a gestão de grupos de trabalho e para a orientação e desenvolvimento de subordinados, com vistas a aumentar a produtividade nas empresas.

O futuro do trabalho
Objetivo: Compreender como as rápidas mudanças nos modelos produtivos e acelerada inovação tecnológica podem alterar paradigmas atuais nos modelos de contratação de trabalho, bem como na retenção de pessoas nas organizações.

Empreendedorismo e Gestão de Pessoas
Objetivo: Oferecer aos alunos uma visão de gestão de pessoas em ambientes competitivos como os de novos modelos de empreendedorismo, sobretudo em áreas de tecnologia e inovação, em que empresas menores preparam-se para rápidas alavancagens num cenário competitivo.

MÓDULO III – GESTÃO DE PESSOAS NA PRÁTICA

Aspectos Legais na Contratação e Manutenção de RH
Objetivo: Proporcionar ao aluno uma visão mais profunda e direcionada da legislação trabalhista, permitindo que possam atuar de forma preventiva, evitando futuras demandas trabalhistas, prejudiciais para a saúde financeira da empresa e para sua imagem junto aos consumidores.

Remuneração e Tendências
Objetivo: Compreender os modelos de remuneração e sua adequação nas empresas, levando-se em consideração as leis trabalhistas e possíveis consequências na implementação de remuneração variável e estratégica.

Mecanismos para Avaliação de Desempenho
Objetivo: Proporcionar ao aluno o conhecimento de métodos de avaliação de desempenho mais modernos e sua efetividade na melhoria de resultados, proporcionando uma maior transparência nos critérios de promoção e desenvolvimento no trabalho.

Metodologia Científica
Objetivo: Fornecer subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários para a produção científica do conhecimento, resultando na elaboração do projeto de pesquisa e da monografia para fins de conclusão de curso.

Modelos de Carreiras e Aplicações
Objetivo: Capacitar o aluno com o conhecimento dos modelos de carreira possíveis em pequenas e grandes organizações, permitindo que seja capaz de optar pela implementação de um programa de desenvolvimento de carreiras adequado e, ainda, que seja capaz de identificar falhas nos modelos propostos por sua empresa, com sugestões de melhorias.

Planejamento, Recrutamento e Seleção
Objetivo: Planejar e compreender a contratação de empregados para as empresas, com a compreensão do mercado de trabalho e conhecimento das técnicas disponíveis para a avaliação de candidatos.

People Analytics
Objetivo: Apresentar aos alunos como o monitoramento de dados pode ser utilizado para propostas e tomadas de decisão em gestão estratégica de pessoas nas organizações, desde avaliação de candidatos em processos seletivos até acompanhamento de carreiras e níveis de produtividade.

Formação de equipes de alta performance x capacidade de inovação
Objetivo: Proporcionar a compreensão do funcionamento de equipes de talentos (como são formadas e lideradas), a fim de que possam garantir a obtenção de resultados de qualidade, de forma contínua, nas organizações.

DOCENTES

Antonio Cláudio Queiroz Santiago (currículo Lattes).

Carlos Vital Giordano (currículo Lattes).

Claudia Aparecida Serrano (currículo Lattes).

Izabela Mioto (currículo Lattes).

João Lucio Neto (currículo Lattes).

José Sarkis Arakelian (currículo Lattes).

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  •  Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso; 
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail; 
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento; 
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.