pgact
MENU
Imagem da área

Análise de Cenários e Tendências

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Em um momento de tantas incertezas econômicas e políticas, um profissional habilitado em realizar análises prospectivas e avaliações de cenários possui maior probabilidade de participar ativamente de decisões estratégicas no mundo empresarial. Tentar compreender o futuro é algo que pode ser ensinado por meio de ferramentas e métodos específicos e é isto que este curso oferece.

OBJETIVO: Formar profissionais capacitados para realizar avaliação de cenários e tendências, bem como dirigir estudos de análise prospectiva nos campos de economia e política com as inúmeras variáveis existentes para aplicação mercadológica.

PÚBLICO-ALVO: Bacharéis nas diferentes áreas de conhecimento e jovens profissionais que tenham necessidade e interesse no estudo de Análise Prospectiva e Tendências.

METODOLOGIA: Teoria e Prática interligadas com estudo de casos e objetos de aprendizagem para análise. Interação com profissionais e analistas para compartilhamento de conhecimentos de diferentes áreas de atuação. A disciplina de Conjuntura Econômica é semipresencial, com materiais online utilizando metodologia de ensino à distância e três encontros pontuais com o professor em sala de aula.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas/aulas (sendo 60 horas/aulas à distância)

PREVISÃO DE INÍCIO: a definir

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10 as 22h45.
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Igor Alves

PROGRAMA

MÓDULO 1: RECONHECENDO CENÁRIOS

  • Conjuntura Econômica: A partir de estudos microeconômicos, macroeconômicos e avaliação da economia internacional, avaliar a conjuntura econômica brasileira e internacional. Disciplina semipresencial com 60 horas à distância e 12 horas presenciais. A disciplina possui três encontros em sala (Primeira Aula, Quinta Aula e Última Aula) com o intuito de apresentar as principais temáticas a serem trabalhadas e para a avaliação. As demais horas do curso são realizadas à distância pela plataforma de aprendizagem Blackboard, com materiais elaborados pelos professores e indicações de leituras e organização de debates nos fóruns online.
  • Conjuntura Política e Sociocultural: A partir de estudos do sistema político brasileiro, da política internacional e de estudos sobre o contemporâneo, avaliar a conjuntura política e social brasileira e internacional.

MÓDULO 2: ANALISANDO CENÁRIOS

  • Ferramentas de Análise Quantitativa: Apresentar diferentes ferramentas de análise quantitativa fundamentais para a avaliação de cenários.
  • Ferramentas de Análise Qualitativa: Apresentar diferentes ferramentas de análise qualitativa fundamentais para a avaliação de cenários

MÓDULO 3: PROSPECTANDO CENÁRIOS

  • Métodos de Análise Prospectiva: Apresentar os mais conhecidos métodos de Análise Prospectiva e de Estudos de Cenários Futuros.
  • Instrumentos de Pesquisa: Apresentar os principais instrumentos de pesquisa para análise prospectiva e construção de cenários.

CORPO DOCENTE

  • Prof. Igor Alves Dantas de Oliveira
  • Prof. Paulo Dutra Costantin

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.