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Artes Visuais – Programa de Formação Continuada

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CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
O curso de pós-graduação em Artes Visuais – Programa de Formação Continuada consiste num programa de acompanhamento sistemático da produção de artistas visuais contemporâneos, pautado no modelo critic class, em estúdios orientados, interlocuções com experientes artistas, curadores, críticos que, a um só tempo, oferece uma titulação acadêmica de pós-graduação Lato Sensu.
OBJETIVO:
Oferecer um espaço ativo para que os artistas possam produzir, experimentar, apresentar e discutir suas produções.

A QUEM SE DESTINA:
Artistas visuais graduados em Artes Visuais (Bacharelado ou Licenciatura), ou também graduados em outros cursos como Arquitetura, Artes Cênicas, Artes do Corpo, Cinema, Dança, Design, Fotografia.

METODOLOGIA:
Acompanhamento sistemático da produção dos alunos a partir dos Seminários críticos e dos Estúdios orientados compartilhados, nos quais essas produções serão analisadas por diferentes professores ao longo do Programa.
Haverá também Interlocuções, onde essas mesmas produções serão lidas, discutidas e verticalizadas.
Tudo isso num espaço compartilhado (estúdio), para estimular a troca e incentivar os alunos a desenvolverem práticas investigativas e reflexivas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas, das 19h10 às 22h45.

COORDENAÇÃO: 
Prof. Dr. Thiago Honório (Currículo Lattes)

Valor do Investimento:
À vista R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

Seminários críticos:
Os Seminários críticos constituem-se numa “arena” de apresentações preparadas pelo aluno, acerca dos seus próprios trabalhos, os quais serão amplamente discutidas pelo professor que irá dirigi-las.

  • Seminários críticos – A mesa de dissecação, o processo
  • Seminários críticos – O trabalho emancipado
  • Seminários críticos – Estudos de caso

Estúdios orientados compartilhados:
Acompanhamento orientado, crítico e sistemático da produção de cada aluno no qual um espaço compartilhado será ativado, nesse caso, entendido e/ou tomado como estúdio compartilhado transitório, onde serão analisados in situ – e em processo – os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

  • Estúdios orientados compartilhados I
  • Estúdios orientados compartilhados II
  • Estúdios orientados compartilhados III

Histórias em diálogos:
As Histórias da arte em diálogos interdisciplinares com a filosofia, a sociologia, a antropologia, a etnografia, a educação e a psicanálise.

  • Histórias em diálogos – Arte contemporânea, filosofia e psicanálise
  • Histórias em diálogos – Arte contemporânea, antropologia, etnografia e estudos culturais
  • Histórias em diálogos – Arte contemporânea, ciências sociais, políticas e educação

Projetos:
Instrumental necessário ao aluno para a realização de um projeto de pesquisa em poéticas visuais, bem como a supervisão do processo de verticalização e desenvolvimento do mesmo.

  • Fundamentos do Projeto de Pesquisa em Poéticas Visuais
  • Desenvolvimento do Projeto Integrado I
  • Desenvolvimento do Projeto Integrado II

Interlocuções:
Leituras críticas dos trabalhos dos alunos realizadas frente à cada produção, por diferentes professores-interlocutores: 

  • Interlocuções – Artistas
  • Interlocuções – Críticos de arte
  • Interlocuções – Curadores
  • Ana Luiza Dias Batista (Currículo Lattes)
  • Ana Paula Cohen (Currículo Lattes)
  • Andrea Tavares (Currículo Lattes)
  • Aline Van Langendonck (Currículo Lattes)
  • Christine Mello (Currículo Lattes)
  •  Flávia Bertinato (Currículo Lattes)
  • Galciani Neves (Currículo Lattes)
  • Georgia Kyriakakis (Currículo Lattes)
  • Laura Belém (Currículo Lattes)
  • Marcos Moraes (Currículo Lattes)
  • Nancy Betts (Currículo Lattes)
  • Paula Alzugaray (Currículo Lattes)
  • Pedro Vieira  (Currículo Lattes)
  • Regina Parra (Currículo Lattes)
  • Rivane Neueunschwander
    • Experiência acadêmica e profissional: Desde 1990, mantém regularidade em eventos de grande repercussão o que lhe garante consolidado reconhecimento internacional. Participou de várias exposições, como na Bienal de São Paulo, e realizou exposições como a que ocupou três andares no New Museum, dedicado à arte contemporânea, em NEW YORK, a mais importante casa dedicada ao gênero na cidade norte-americana; e em vários outros importantes museus e galerias nacionais e internacionais. Em 21 de junho de 2010, o jornal The New York Times associou os trabalhos de Rivane Neuenschwander, uma das mais celebradas artistas plásticas brasileiras, aos de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Foi artista residente no Royal College of Art, em Londres, de 1996 a 1998, onde obteve o título de mestre; e no Centro Iaspis, em EstocolmoSuécia, em 1999
  • Ronaldo Entler (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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