pgbd
MENU
Imagem da área

Big Data Aplicado a Inteligência de Mercado

SOBRE

CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O volume de dados que é gerado diariamente por empresas, consumidores, dispositivos móveis e muitas outras fontes de dados (estruturados ou não) impactam positivamente ou negativamente no dia a dia das pessoas e companhias. Nos últimos anos, tem-se observado uma crescente demanda por técnicas e ferramentas para a análise de grandes volumes de dados. Conhecer ou analisar recorrentemente esses dados, ajudará as empresas a ter insights, evitar fraudes, conhecer o perfil dos seus clientes, identificar padrões de consumo, conhecer a concorrência, prever uma possível saída de cliente e muito mais conclusões. Desta maneira, um programa de educação continuada que traga as mais avançadas metodologias e técnicas de transformação e utilização de dados e uma visão estratégica de um negócio, permitirá a formação de um profissional de destaque alinhado com as necessidades do mercado podendo este contribuir para um efetivo ganho nos resultados das empresas..

OBJETIVO: Preparar profissionais para a agregação contínua de valor ao negócio através da criação de serviços de inteligência de dados onde saibam definir e projetar a melhor estrutura de armazenamento e uso dos dados e criar condições para que por meio da análise do mercado, potencializem as conclusões e aumentem a competitividade e os resultados da organização.

A QUEM SE DESTINA: Para profissionais graduados que já atuam na área computação, planejamento estratégico, marketing e-commerce, mídias sociais, vendas ou áreas afins, que queiram dominar a ciência de dados para aplicar de forma inteligente nos mais diversos segmentos e organizações.

METODOLOGIA: Aulas presenciais, com discussão de conceitos e aplicação prática dos conteúdos, realização de estudos de casos e desenvolvimento de exercícios para troca de experiências entre os participantes.
Realização de trabalhos em grupos, que estimulem produção conjunta de conhecimento. Oficinas e palestras de profissionais em posições de destaque no mercado de trabalho. Uso de Metodologias Ativas para potencialização do aprendizado em sala de aula. Aplicação dos conceitos e técnicas de Big data em casos reais.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h

(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: outubro/2018
           
HORÁRIO DAS AULAS: Sábados - 09h00 às 17h35

COORDENAÇÃO: Prof. Felipe Barros

VALOR DO INVESTIMENTO:
à vista R$.19.800,00
18 x R$.1.222,92
24 x R$.947,24

PROGRAMA

Introdução ao Big Data Analytics
Objetivo: Apresentar ao aluno os conceitos de Big Data e suas mais diversas aplicações nos dias de hoje; Apresentar os desafios, tendencias e demanda por profissionais pelo mercado

A ciência dos Dados: Infraestrutura e Ferramentas
Objetivo: Apresentar ao aluno os conceitos e terminologias utilizados no uso de banco de dados.

Inteligência dos Dados
Objetivo: Fundamentar o alunos com os conceitos estatisticos que subsidiam a criação de estratégias para uso inteligente dos dados.

Cenários Econômicos
Objetivo: Proporcionar ao aluno os conceitos e termos dos cenários econômicos; mostrar os impactos dos cenários nos processos de tomada de decisão.

Pesquisa de Mercado
Objetivo:  Apresentar ao aluno os conceitos e práticas para elaboração de uma pesquisa de mercado, suas aplicações e resultados;

Métodos Quantitativos
Objetivo: Proporcionar os conceitos estatitiscos e suas aplicações

Mineração de Dados para tomada de decisões
Objetivo: Apresentar ao alunos os conceitos, técnicas e Aplicações da Mineração de dados no processo de tomada de decisão.

Business Inteligence como ferramenta estratégica
Objetivo: Apresentar ao aluno os conceitos, métodos, técnicas e aplicações do Business Inteligence como ferramenta estratégica

Processo de Decisões Complexas
Objetivo: Apresentar ao aluno conceitos e Aplicações de Machine Learnig e Séries Temporais, suas aplicações e resultados esperados.

Aplicação do Big Data em decisões de mercado
Objetivo: Apresentar ao aluno, conceitos, técnicas e aplicações de ferramentas computacionais inteligentes;

Internet das coisas (IOT)
Objetivo: Apresentar os conceitos e aplicações de IOT como entrada para um projeto de Big Data.

Metodologia Científica
Objetivo: Fundamentar a produção científica do conhecimento e elaborar o trabalho de conclusão do curso.

Redes Sociais como fonte de dados
Objetivo: Apresentar ao aluno os conceitos, Técnicas e Aplicações de análise de dados com redes sociais.

Análise de Mercado e Concorrência
Objetivo: Propiciar ao aluno conceitos e aplicações de ferramentas para uma análise inteligente do mercado

Gestão dos Dados
Objetivo: Apresentar ao aluno uma metodologia para planejar e elaborar estratégias que possam dar vantagens competitivas às ferramentas de TI implantadas em uma empresa.

Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
Objetivo: Apresentar os conceitos e ferramentas para avaliar retorno e riscos financeiros envolvidos na implementação de Projetos.

Gestão Estratégica de Projetos
Objetivo: Fornecer uma visão estruturada dos principais processos aplicáveis aos projetos de Big Data e Sistemas de Inteligência, visando atender os clientes com a qualidade e expectativas desejadas.

Marketing Estratégico nas decisões de mercado
Objetivo: Apresentrar os conceitos e métodos para se desenvolver e implementar métricas de acompanhamento e gestão de marketing.

DOCENTES

  • Alessandro Correa (Currículo Lattes)  
  • Alexandre Wander de Oliveira (Currículo Lattes)  
  • Ana Paula Preto Rodrigues (Currículo Lattes)  
  • Antonio Ramalho (Currículo Lattes)  
  • Gerson Penha (Currículo Lattes)  
  • João Felipe Barros (Currículo Lattes)  
  • Leticia Costa (Currículo Lattes)  
  • Lincoln Firoozmand (Currículo Lattes)  
  • Marcos Reis (Currículo Lattes)  

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.