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Branded Content & Entertainment

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Os últimos anos foram marcados pelo desenvolvimento de novas práticas de produção e de consumo de mídia, por fatores diversos: a diminuição de audiência dos meios de comunicação massivos e unidirecionais, a multiplicidade de plataformas disponíveis e os novos meios de disseminação de conteúdo digital. Isso fez surgir um novo tipo de consumidor, que busca diferentes práticas mercadológicas, opina sobre sua experiência de consumo, questiona e interfere nos processos, engaja-se em causas sociais, produz e divulga conteúdos.
Em resposta, a publicidade precisou evoluir, substituindo o discurso direto de venda por narrativas profundamente identificadas com a marca, mas que oferecem experiências e conteúdos relevantes ao público. O branded content e o branded entertainment se definem pela inserção de conteúdo mercadológico no roteiro de produções culturais, com projetos na área exigem conhecimentos híbridos sobre produção audiovisual, práticas de consumo, ativação de marcas e canais digitais.
O programa tem o suporte do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.

OBJETIVO: Proporcionar uma visão abrangente e multidisciplinar sobre os fundamentos e sobre as práticas do Branded Content e do Branded Entertainment, desenvolvendo no aluno a capacidade de conceber um projeto completo, desde a concepção, o planejamento, a gestão e a mensuração de resultados.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de agências de comunicação, marketing, produtoras de conteúdo e veículos. Profissionais com qualquer formação que tenham necessidade de desenvolvimento e atualização em comunicação e marketing, interessados em aprofundar seus conhecimentos no campo da criação de conteúdo.

METODOLOGIA: O curso relaciona os fundamentos do marketing com as práticas do mercado, por meio da integração de pesquisadores e profissionais com reconhecida experiência na área.
Parte das disciplinas do curso está voltada ao desenvolvimento de projetos, experimentação de metodologias e ferramentas utilizadas nas agências especializadas na produção de conteúdo.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2019

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas, das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Adriano Cerullo

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$27.500,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 26.125,00
12x (sem juros): R$ 2.291,67
18 x R$ 1.698,51
24 x R$ 1.316,17
R$ 500,00 + 36x de R$ 1.104,03 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 855,51 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

Branded antes do content
Objetivos: Mapear as definições de Branded e suas relações com as formas diversas de conteúdo e experiência: branded entertainment, branded journalism, product placement, place branding, user generated content, endorsement marketing, influential marketing, entre outros.

Comunicação, Cultura e Contemporaneidade
Objetivos: Compreender os processos culturais que exigem inovação tecnológica e resultam em mudanças na forma da audiência e do consumo de mídia. Discutir a emergência de novas formas
de narrativas e experiências de entretenimento que buscam conciliar elementos da cultura pop, formação de pensamento crítico e identificação com marcas.

Evolução do Marketing:
Objetivos: Discutir os conceitos e bases teóricas de Marketing visando a compreensão da transformação das audiências. Traçar um panorama do cenário atual, com foco no Marketing Digital e no Inbound Marketing.

Gestão de Branded Content nas Marcas e Empresas:
Objetivos: Construir a partir de conceitos e cases uma aproximação às ferramentas e termos mercadológicos, incluindo gestão de verba, gestão de campanhas, formatos de publicidade (online e offline) e pesquisa.

Planejamento de Canais e Inteligência de Mercado:
Objetivos: Entender o comportamento da audiência por meio de processos de coleta, análise e monitoramento de informações mercadológicas, visando a tomada de decisões estratégicas a respeito das mídias utilizadas pela marca: Cinema, TV, digital, impresso, mídias sociais, e as possibilidades de abordagens transmídia e experienciais.

Comportamento de Consumo e Omnichannel:
Objetivos: Pensar o consumo do ponto de vista da economia, sociologia, antropologia e semiótica e conhecer as ferramentas que permitem partilhar experiências com a marca dentro da jornada do consumidor (Consummer Journey) numa perspectiva complexa que inclui canais on-line, off-line, espaços físicos e virtuais e tecnologias móveis (Omnichannel).

Live Marketing.
Objetivos: Compreender por meio de conceitos e cases as ações de marketing de experiência e ativações de marca como geradores de conteúdo e entretenimento.

Roteiro e Storytelling:
Objetivos: Experimentar por meio de cases e atividades práticas as técnicas para construção de narrativas relevantes e envolventes, visando engajamento do público.

Criação, estratégia e planejamento de branded content
Objetivos: Permitir uma aproximação às técnicas de produção de conteúdos em linguagens distintas: 1. Produção de conteúdo audiovisual: idealização e produção prática em laboratório de rádio e TV; 2. Produção de conteúdo editorial: idealização e produção prática em laboratório de jornalismo; 3. Experiential Marketing e Eventos: planejamento de grandes eventos (festivais, exposições, congressos e feiras).

Métricas, distribuição e veiculação do content marketing
Objetivos: Conhecer as metodologias e ferramentas de mensuração de resultados de audiência e de retorno de investimento (ROI) em ações no ambiente digital, permitindo a avaliação da seleção de mídias, dos mecanismos de impulsionamento e das ações de engajamento.

Tópicos Avançados de Marketing, Branded Content e Entertainment
Objetivos: conhecer práticas diversas de mercado por meio de conversas com profissionais e especialistas da área, e de visitas a agências, empresas ou eventos.

Oficina de Produção de Conteúdo
Objetivos: permitir a experimentação prática dos conceitos discutidos no curso, por meio do desenvolvimento de um projeto completo que alinhe objetivos da marca à produção de conteúdo nas três modalidades: audiovisual, editorial, marketing de experiência.

Desenvolvimento de projeto
Objetivos: permitir a definição de metodologias e a fundamentação conceitual de projeto de Branded Content ou Branded Entertainment, com simulação de apresentação para diferentes públicos e setores da empresa e do mercado.

DOCENTES

  • Adriano Cerullo (Currículo Lattes)
  • Cínthia Klumpp (Currículo LinkedIn)  
  • Heloisa Lima (Currículo LinkedIn)
  • Janaina Reimberg (Currículo LinkedIn)
  • Ricardo Franken (Currículo LinkedIn)
  • Nicole Cassiano (Currículo LinkedIn)
  • Thiago Sanches Costa (Currículo Lattes)  
  • Eric Eroi Messa (Currículo Lattes)

 A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo � constitu�do das seguintes etapas:

  • Inscri��o on-line no site (dados gerais, curr�culo acad�mico profissional, carta de inten��o do candidato e c�pia do diploma de gradua��o ou declara��o de cola��o de grau). A carta de inten��o � um texto m�nimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • An�lise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprova��o, matr�cula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.