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Comunicação Corporativa e Relacionamento com Mercado

SOBRE

CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO: A Comunicação é vital para o sucesso de qualquer empreendimento. Mas estamos ainda vivendo uma verdadeira revolução nesse campo, impulsionada pelo advento das novas tecnologias e pelos novos modelos de relacionamento que elas permitem e estimulam. Hoje, não basta informar: para promover uma boa Comunicação, é necessário estabelecer ações capazes de engajar os públicos em uma ideia e uma missão. Isso demanda dos gestores uma postura criativa, estratégica e proativa, para encontrar oportunidades de estreitar o relacionamento com stakeholders, oferecendo a eles conteúdos que sejam úteis e relevantes, não apenas dentro da relação direta de trabalho e de consumo.

OBJETIVO: Capacitar o aluno para atuar em contextos organizacionais complexos, de forma a estabelecer e operacionalizar estratégias de comunicação e de relacionamento com stakeholders de uma organização. Esse aprendizado habilita o profissional da área a conduzir a comunicação corporativa baseada na geração de valor para a empresa, para seus públicos e para toda a sociedade. O programa visa desenvolver e aprimorar a capacidade de elaborar e desenvolver projetos de comunicação voltados aos diferentes públicos das organizações; planejar e executar peças adequadas aos objetivos de cada projeto de comunicação; analisar e compreender as diferentes plataformas em que é possível  desenvolver novas formas de comunicação e de relacionamento.

A QUEM SE DESTINA: Jornalistas, publicitários, relações públicas, administradores, profissionais de marketing, pessoas de qualquer formação que atuam ou que buscam atuar na área de comunicação corporativa das organizações.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, exercícios de produção de textos, exibição de filmes, palestras e bate-papo com profissionais, exercícios individuais e em grupo. Além das disciplinas de formação teórica, o programa dedica uma parte significativa de sua carga-horária à discussão de cases emblemáticos e recentes da comunicação corporativa. Em disciplinas específicas, o curso prevê exercícios práticos de planejamento, incluindo estratégias, ações táticas e operacionais.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas-feiras das 19h10 às 22h45.
Obs¹.: Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Letícia Maria Pinto da Costa

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$ 19.800,00
18 x R$ 1.222,92
24 x R$  947,65

Desconto de:
5% para pagamento à vista do total do curso.
15% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 31/12/2017.
10% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 31/01/2018.
5% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 28/02/2018.

Descontos não acumulativos. A FAAP se reserva o direito de retirar a promoção sem prévio aviso.

PROGRAMA

Contemporaneidade e Corporações
Objetivo: Contextualizar a comunicação – seja como campo de conhecimento, seja como ação estratégica – no ambiente sociocultural contemporâneo, permitindo compreendê-la como fenômeno sistêmico e não isolado.

Cultura Organizacional e Liderança
Objetivo: Refletir acerca da cultura organizacional, sua formação e suas implicações para os diversos stakeholders organizacionais, dando especial ênfase aos indutores de sua formação e suas possíveis representações simbólicas na construção de relacionamentos.

Governança Corporativa, Sustentabilidade e Gestão de Stakeholders
Objetivo: Estudar as estruturas que compõem os pilares da governança corporativa como construtora da sustentabilidade do negócio. Além disso, esta disciplina se presta à reflexão e debate de possíveis metodologias de gestão de relacionamentos com os stakeholders.

Riscos Jurídicos e Legislações aplicadas à Comunicação Corporativa
Objetivo: Analisar e contextualizar as legislações vigentes que impactam diretamente o ambiente da comunicação corporativa, observando as implicações jurídicas, financeiras e de imagem.

Administração e Fundamentos da Gestão Organizacional
Objetivo: Contextualizar as estruturas organizacionais e suas características administrativas, permitindo compreender a influência desta na cultura organizacional e nos negócios.

Gestão da Comunicação de Crises
Objetivo: Compreender e contextualizar o que são crises corporativas, suas características e impactos na reputação da marca e dos produtos. Discutir mecanismos de prevenção e formas de gerenciamento, tanto off quanto online.

Gestão da Comunicação Digital e Gamificação
Objetivo: Permitir o entendimento do fenômeno do pensamento em rede e suas implicações socioculturais. Promover a discussão das inúmeras formas de atuação no meio digital, com destaque específico para estratégias de gamificação.

Gestão do Conhecimento e Inovação
Objetivo: Compreender a gestão do conhecimento sob a perspectiva da comunicação corporativa e seus impactos na imagem e reputação.

Medição de Resultados
Objetivo: Discutir a importância da medição de resultados para o desenvolvimento da comunicação corporativa, bem como apresentar modelos aplicáveis aos mercados.

Metodologia Científica
Objetivo: Capacitar o aluno para o tratamento científico de suas ideias, tendo como base os modelos técnicos e éticos da produção acadêmica.

Narrativas, Storytelling e Produção de Conteúdo
Objetivo: Discutir a importância do gerenciamento estratégico de conteúdo para desenvolvimento de um plano de comunicação de longo prazo. Abordar as técnicas de Storytelling e compreender a importância das narrativas como construtores de identidade organizacional.

Perspectivas em Comunicação
Objetivo: Debater e construir coletivamente cenários possíveis para função da comunicação corporativa no contexto social contemporâneo.

Pesquisa e Planejamento
Objetivo: Contextualizar a importância das pesquisas para o desenvolvimento de um planejamento de comunicação corporativa, apresentando as possíveis técnicas e metodologias, bem como suas características e possíveis resultados. Compreender as etapas de um planejamento em relação às ferramentas de gestão.

Pensamento Digital, Física Social e Netativismo
Objetivo: Apresentar os conceitos básicos relacionados à Física Social e ao Netativismo, destacando implicações potenciais para o ambiente organizacional.

Relacionamento com empregados e Engajamento
Objetivo: Compreender os paradigmas atuais relacionados à comunicação interna, bem como as atividades oriundas desta função em apoio ao desenvolvimento do negócio.

Relacionamento com a Mídia, Opinião pública e argumentação
Objetivo: Compreender os paradigmas atuais relacionados aos veículos de comunicação, refletir sobre o papel das mídias tradicionais frete às novas mídias considerando a perspectiva de formação da opinião pública.

Relacionamento Governamental, Internacional e Assuntos Públicos
Objetivo: Contextualizar o âmbito das relações governamentais, nacionais e internacionais, considerando o interesse público como elemento chave.

Reputação Empresarial, Branding e Gestão de Marca
Objetivo: Debater o gerenciamento da reputação corporativa (o que é, qual sua importância e formas de desenvolvê-las). Analisar sua relação com o Branding e a Gestão de marcas.

Relacionamento com Investidores
Objetivo: Contextualizar o processo e as características da relação com investidores, discutindo casos relacionados.

Tendências em Comunicação
Objetivo: Debater as principais tendências da comunicação corporativa e seus impactos para a gestão dos relacionamentos.

DOCENTES

  • Francine Alves Maia (Currículo Lattes)
  • Gisele da Cunha Estefano e Toledo (Currículo Linkedin)
  • Gustavo Gobbato (Currículo Lattes)
  • Letícia Maria Pinto da Costa (Currículo Lattes)
  • Lincoln Firoozmand (Currículo Lattes
  • Monica Franchi Carniello (Currículo Lattes): 
  • Talita Quintanilha Ribas Rosa (Currículo Lattes)  

PROCESSO SELETIVO

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a) O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b) Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c) Disponibilidade para realização de uma Pós-Graduação, considerando duração do curso e dias das aulas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.