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Comunicação Corporativa e Relacionamento com Stakeholders

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CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO: A comunicação é um dos campos profissionais que mais se transformaram em nossa sociedade, ao longo das últimas décadas: do analógico para o digital, da comunicação de massa para a comunicação one to one; do controle para a colaboração; do fluxo unidirecional para as redes. E as mudanças não param por ai, porque a comunicação é parte do contexto sociocultural e, portanto, algo vivo e dinâmico. Na Comunicação Corporativa, não há mais espaço para um trabalho baseado em fórmulas. Por isso, torna-se urgente um olhar novo e mais complexo para a maneira como as instituições (suas marcas, produtos e serviços) se comunicam com seus diversos públicos de interesse.

OBJETIVO: Capacitar o aluno para atuar no complexo contexto organizacional, de forma a estabelecer e operacionalizar estratégias de comunicação e de relacionamento com stakeholders de uma organização. Tal aprendizado habilita o profissional da área a conduzir a comunicação corporativa baseada na geração de valor para a empresa quanto, para os seus públicos e para toda a sociedade.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais atuantes ou que buscam atuar na área de comunicação corporativa das organizações; que desejam compreender de forma mais aprofundada os diversos desafios inerentes ao processo de relacionamento com os diversos públicos de uma corporação.

METODOLOGIA: O programa do curso foi pensado oferecer ao aluno uma sólida formação crítica que permita analisar a realidade de seu mercado e o ambiente de sua corporação, e também para estimular a aplicação objetiva dos conceitos aprendidos em seu dia a dia de trabalho. Para isso, as disciplinas assumem diversos formatos e estratégias: desde aulas expositivas, passando por discussão de estudos de caso e chegando á construção colaborativa de cenários aplicáveis às demandas cotidianas da comunicação corporativa.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas – 19h10min às 22h45min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Profª Letícia Maria Pinto da Costa

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista: R$.18.522,00
18x R$.1.143,99
24x R$.886,48

- Contemporaneidade e Corporações
Objetivo: Contextualizar a comunicação – seja como campo de conhecimento, seja como ação estratégica – no ambiente sociocultural contemporâneo, permitindo compreendê-la enquanto um fenômeno sistêmico e não isolado.

- Cultura Organizacional e Liderança
Objetivo: Refletir acerca da cultura organizacional, sua formação e suas implicações para os diversos stakeholders organizacionais, dando especial ênfase aos indutores de sua formação e suas possíveis representações simbólicas na construção de relacionamentos. 

- Governança Corporativa, Sustentabilidade e Gestão de Stakeholders
Objetivo: Estudar as estruturas que compõem os pilares da governança corporativa como construtora da sustentabilidade do negócio. Além disso, esta disciplina se presta à reflexão e debate de possíveis metodologias de gestão de relacionamentos com os stakeholders.

- Riscos Jurídicos e Legislações aplicadas à Comunicação Corporativa
Objetivo: Analisar e contextualizar as legislações vigentes que impactam diretamente o ambiente da comunicação corporativa, observando as implicações jurídicas, financeiras e de imagem.

- Administração e Fundamentos da Gestão Organizacional
Objetivo: Contextualizar as estruturas organizacionais e suas características administrativas, permitindo compreender a influência desta na cultura organizacional e nos negócios.

- Gestão da Comunicação de Crises
Objetivo: Compreender e contextualizar o que são crises corporativas, suas características e impactos reputacionais. Discutir mecanismos de prevenção  e formas de gerenciamento, tanto off quanto online.

- Gestão da Comunicação Digital e Gamificação
Objetivo: Permitir o entendimento do fenômeno do pensamento em rede e suas implicações socioculturais. Promover a discussão das inúmeras formas de atuação no meio digital, com destaque específico para estratégias de gamificação.

- Gestão do Conhecimento e Inovação
Objetivo: Compreender a gestão do conhecimento sob a perspectiva da comunicação corporativa e seus impactos na imagem e reputação.

- Medição de Resultados
Objetivo: Discutir a importância da medição de resultados para o desenvolvimento da comunicação corporativa, bem como apresentar possíveis modelos aplicáveis.

- Metodologia Científica
Objetivo: Capacitar o aluno para o tratamento científico de suas ideias, tendo como base os modelos técnicos e éticos da produção acadêmica.

- Narrativas, Storytelling e Produção de Conteúdo
Objetivo: Discutir a importância do gerenciamento estratégico de conteúdo para desenvolvimento de um plano de comunicação de longo prazo. Abordar as técnicas de Storytelling e compreender a importância das narrativas como construtores de identidade organizacional.

- Perspectivas em Comunicação
Objetivo: Debater e construir coletivamente cenários possíveis para função da comunicação corporativa no contexto social contemporâneo.

- Pesquisa e Planejamento
Objetivo: Contextualizar a importância das pesquisas para o desenvolvimento de um planejamento de comunicação corporativa, apresentando as possíveis técnicas e metodologias, bem como suas características e possíveis resultados. Compreender as etapas de um planejamento em relação às ferramentas de gestão.

- Pensamento Digital, Física Social e Netativismo
Objetivo: Apresentar os conceitos básicos relacionados à Física Social e ao Netativismo, destacando implicações potenciais para o ambiente organizacional.

- Relacionamento com empregados e Engajamento
Objetivo: Compreender os paradigmas atuais relacionados à comunicação interna, bem como as atividades oriundas desta função em apoio ao desenvolvimento do negócio.  

- Relacionamento com a Mídia, Opinião pública e argumentação
Objetivo: Compreender os paradigmas atuais relacionados aos veículos de comunicação, refletir sobre o papel das mídias tradicionais frete às novas mídias considerando a perspectiva de formação da opinião pública.

- Relacionamento Governamental, Internacional e Assuntos Públicos
Objetivo: Contextualizar o âmbito das relações governamentais, nacionais e internacionais, considerando o interesse público como elemento chave.

- Reputação Empresarial, Branding e Gestão de Marca
Objetivo: Debater o gerenciamento da reputação corporativa (o que é, qual sua importância e formas de desenvolvê-las). Analisar sua relação com o Branding e a Gestão de marcas.  

- Relacionamento com Investidores
Objetivo: Contextualizar o processo e as características da relação com investidores, discutindo casos relacionados.

- Tendências em Comunicação
Objetivo: Debater as principais tendências da comunicação corporativa e seus impactos para a gestão desta função e dos relacionamentos.

  • Leticia Maria Pinto da Costa (Currículo Lattes)
  • Thatiana Cappellano (Currículo Lattes)

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a. O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b. Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c. Quais as expectativas do candidato de mudanças ou desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional; d. Qual é a disponibilidade do candidato para se dedicar às aulas, às leituras e ao desenvolvimento uma pesquisa ou plano de comunicação.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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