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Comunicação e Marketing Digital

SOBRE

CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Os meios digitais oferecem à comunicação uma velocidade e um alcance surpreendentes. Esta situação apresenta aos profissionais de marketing o imenso desafio de adaptar estruturas muitas vezes estáticas à rapidez exigida pelas novas mídias. É preciso entender como realizar a ativação de um público que tem sua atenção dividida entre uma infinidade de estímulos, mas que permanece disponível para se engajar a pensamentos que demonstrem seus valores. E ainda é necessário entender que o mesmo poder de mobilização que alavanca a imagem de uma empresa, pode prejudicá-la de modo irremediável. A comunicação e o marketing digital exigem inovação constante, mas não há espaço para improvisos. Nesse campo, a criatividade deve se associar a uma forte visão estratégica, apoiada por métricas cada vez mais complexas e conhecimentos multidisciplinares sobre os comportamentos contemporâneos.

OBJETIVO: Formar profissionais para a atuação em áreas de comunicação e marketing digital. Capacitar profissionais de comunicação e marketing para o atual contexto digital e para cenários futuros. Apresentar conceitos e técnicas de marketing e comunicação na era digital. Desenvolver uma sólida base teórica e crítica sobre a comunicação e o mercado contemporâneo.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais que atuam em agências de comunicação ou na área de comunicação e marketing de empresas que tenham necessidade de aprofundar seus conhecimentos e gerir processos de comunicação nos meios digitais. Profissionais de diferentes áreas interessados em adquirir conhecimentos sobre comunicação e suas aplicações no ambiente digital

METODOLOGIA: O curso apresenta aulas expositivas, cujo intuito é apresentar as bases teóricas necessárias para a análise crítica dos sistemas atuais de comunicação digital, do ponto de vista de teorias da comunicação, da psicologia e do marketing.
Conta também com aulas colaborativas, que exigem interação com os pares para resolução de problemas baseados em situações reais, bem como estudos de caso de mercado para avaliação das atuações atuais.
A combinação dessas atividades culmina na construção de um projeto de conclusão de curso, com foco em pesquisa que poderá resultar em um estudo acadêmico ou um plano de comunicação digital.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas-feiras – 19h10min às 22h45min.      
Obs.: Excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Talita Quintanilha Ribas Rosa

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$ 19.800,00
18 x R$ 1.222,92
24 x R$  947,65

Desconto de:
5% para pagamento à vista do total do curso.
15% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 31/12/2017.
10% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 31/01/2018.
5% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 28/02/2018.

Descontos não acumulativos. A FAAP se reserva o direito de retirar a promoção sem prévio aviso.

PROGRAMA

Marketing Digital: bases e planejamento
Objetivo: Apresentar as bases teóricas de marketing (geral) e marketing digital, com foco em equalizar os conhecimentos da turma sobre o tema. Capacitar o aluno para a criação de planejamento de Marketing Digital, de forma a gerar organização mental e capacidade de avaliação crítica e implementação de ferramentas a ações.

SEO e Inbound Marketing 
Objetivo: Conceituar as estratégias de otimização de websites, mostrando benefícios e melhores práticas. Introduzir aos alunos a possibilidade de criar estratégias de atração de leads via conteúdo e ferramentas de busca.

Métricas e sistemas de avaliação
Objetivo: Preparar os alunos para avaliar e analisar resultados de ações de marketing digital, considerando ferramentas, técnicas e sistemas. Oferecer recursos para identificação de retorno sobre investimentos.

Fundamentos dos meios digitais 
Objetivo: Apresentar os conceitos base para a análise do cenário atual dos meios digitais, combinando a análise e discussão teórica com a aplicação mercadológica dessas ideias; apresentar e conceituar os termos utilizados nessa indústria, preparando o aluno para as demais disciplinas.

E-Branding e CRM 
Objetivo: Apresentar conceitos de branding aplicados ao ambiente digital, considerando diferenças e semelhanças com o modelo anterior. Conduzir discussões sobre o impacto das ferramentas de gerenciamento do relacionamento com o cliente no desenvolvimento das marcas. 

Gestão de Mídia Digital
Objetivo: Capacitar o aluno na preparação de campanhas em mídia digital, apresentando os principais canais e plataformas, exemplificando suas especificidades. Gerar entendimento crítico para tomadas de decisão.

Netnografia e Comportamento de Consumo
Objetivo: Oferecer embasamento teórico para a pesquisa comportamental na web, relacionando modelos conceituais a padrões de consumo. Indicar caminhos para o aprofundamento do entendimento sociológico frente ao desenvolvimento do mundo digital.

Metodologia Científica I
Objetivo: Introduzir as técnicas de estruturação do pensamento científico, visando à formalização de problemas de pesquisa e à busca das melhores práticas em termos de pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica.

Gestão de Mídias Sociais
Objetivo: Preparar para o uso efetivo das redes sociais como ferramenta de marketing, considerando elementos como planejamento, intencionalidade, relacionamento e discurso, entendendo como a geração de conteúdo funciona em termos de geração de engajamento e publicidade.

Business Intelligence e Mineração de Dados 
Objetivo: Elucidar a maneira de buscar de dados e aplicá-los no cotidiano do trabalho de marketing, validando-os e categorizando-os, com intenção clara de gerar inteligência para insights de negócios e de comunicação.

Ativação e Shopper Marketing
Objetivo: Transmitir conceitos de ativação de marcas utilizando ferramentas digitais, discutindo a lógica do incentivo ao consumo e buscando o entendimento de motivações e gatilhos comportamentais do consumidor.

Mobile Marketing 
Objetivo: Demonstrar as possibilidades da comunicação a partir das tecnologias móveis e o impacto delas no comportamento do consumidor, indicando possíveis caminhos para estratégias de marketing que utilizem tais ferramentas.

Gestão de equipes no contexto digital
Objetivo: Preparar os gestores para o trabalho com novos perfis de colaboradores e novos formatos de associação profissional, desde o trabalho remoto até o entendimento de conceitos de colaboração, a partir de ferramentas digitais.

Seminários em Marketing Digital
Objetivo: Apresentar e discutir temas emergentes no âmbito do marketing digital

Comunicação, Cultura e Contemporaneidade
Objetivo: Oferecer conceitos fundamentais para o entendimento aprofundado da tecnologia digital a partir de perspectivas filosóficas e sociológicas, em busca de novas práticas comunicacionais.

Empreendedorismo e gestão de negócios digitais
Objetivo: Entender as características dos negócios nascidos no ambiente digital, preparando os alunos para o desenvolvimento de empresas com foco inovativo e disruptivo, lidando com aspectos mercadológicos e organizacionais.

Reputação digital e Gestão de Crise
Objetivo: Capacitar para a gestão de situações de crise no ambiente digital, observando com maior atenção os elementos formadores da reputação no mundo dito virtual.

Direito e Legislação na Era Digital
Objetivo: Apresentar a legislação vigente no que tange o ambiente digital, com destaque para questões relacionadas a propaganda e promoções, discutindo as intenções do legislador e as relações de consumo.

Varejo e E-Commerce
Objetivo: Discutir as melhores práticas do comércio eletrônico, contrapondo as teorias e práticas do varejo físico, visando a criação de estratégias efetivas que considerem promoção, preço e atendimento ao consumidor.

Metodologia Científica II
Objetivo: aprofundar a discussão para a criação de projeto de conclusão de curso, a partir da definição já existente de qual opção (Pesquisa ou Plano de Comunicação Digital) deverá ser seguida.

DOCENTES

  • Carlos Vital Giordano  (Currículo Lattes)
  • Jorgson Smith (Currículo Lattes)
  • Letícia Maria Pinto da Costa(Currículo Lattes)
  • Marcel Verrumo (Currículo Lattes)
  • ​Marcio Ulpiano (Currículo Lattes)

PROCESSO SELETIVO

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a) O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b) Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c) Disponibilidade para realização de uma Pós-Graduação, considerando duração do curso e dias das aulas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.