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Gestão de Marketing & Inteligência de Mercado

SOBRE

CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O programa reposiciona o legado do curso da Pós Graduação em Gestão de Marketing da FAAP, ampliando seu conceito de atuação e integrando a Inteligência de Mercado com aplicabilidade prática e orientação Data Driven, trazendo a visão estratégica do mercado digital e oferecendo amplo domínio para atuação e modelagem na área comercial, resultando num aprimoramento das competências que envolvem as tendências do Marketing nos dias de hoje.

OBJETIVO: Oferecer aos profissionais um upgrade de carreira, fornecendo base para uma atuação gerencial e estratégica versátil. Seu conteúdo está voltado para uma realidade de mercado em transformação constante, permitindo orientar organizações com inteligência de dados, planejar com ferramentas atualizadas, implementar ações eficazes e mensurar com eficiência, seja qual for a área de atuação que precise de resultados como necessidade constante.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em desenvolver habilidades pessoais e estratégias para gestão do processo de inovação nas empresas.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, exercícios, jogos, simulações e seminários, além da utilização de textos de periódicos para discussão, compreensão e aplicação dos princípios teóricos apresentados. Por meio de dinâmicas criativas, procura-se mostrar aos participantes as mais modernas e atuais ferramentas de marketing e sua utilização de forma prática, promovendo a discussão entre os participantes como forma de otimizar o processo de aprendizado e troca de experiências.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2019

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas, das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Gustavo Gobbato

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$ 20.850,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 19.807,50 
12x (sem juros): R$ 1.737,50
18 x R$ 1.287,78
24 x R$ 997,90
R$ 500,00 + 36x de R$ 837,06 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 648,64 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

Consumer Behaviour Insights
Compreender a jornada do consumidor dentro de ambientes complexos, abordando as bases para Influência no Comportamento no Varejo, trazendo Consumer Analytic Insights Físicos e Digitais, Consumercentric experiences e conhecendo melhor a Netnografia e o Neuromarketing.

Planejamento Estratégico de Marketing        
Discutir as rápidas mudanças no ambiente de negócios e o reflexo deste nos profissionais de marketing, que devem ser capazes de fazer análises, como BCG, SWOT, e terem bases sólidas para o Planejamento, Implementação e Mensuração.

Ferramentas de Marketing Digital
Dominar o porque o mercado digital é uma necessidade. Aqui se abordam as melhores estratégias digitais para projetos ou organizações, entre elas: Search &SEO / Social Media / Midia programática / Conteúdo / Storytelling / Truth Telling / Inbound / Branded Content.

Gestão da Percepção de Marca e Gestão de Crise   
Nesta disciplina, busca-se o fundamento necessário para uma boa gestão de Branding gerar boa Imagem e Apologia da marca, alinhando percepção, expectativa e a experiência. Aqui também se abordam as técnicas necessárias para que a Gestão de Crise procure proteger ao máximo a reputação da marca e recuperá-la.

Inteligência Competitiva e Big Data   
Quando se sabe uma informação, o que fazemos com ela? Aqui a Pesquisa e os Dados mostram que seu valor está na aplicação, quando ganham implementação. Aqui são abordados temas como: As origens dos Dados / Data mining / Análise de Mercado / Cenários Econômicos / Big Data / Small Data / Benchmarking / Pesquisa Qualitativa e Quantitativa / Storytelling de Dados.

Metodologias Ágeis de Gestão de Projetos e Qualidade    
Mover-se rápido é hoje regra para o mercado. As organizações precisam de metodologias para serem assertivas e ágeis como Sprint / Scrum / Canvas / Lean Digital Transformation / Design Thinking.

Marketing de Varejo e para Pequenas e Médias Empresas
O varejo é muito peculiar em suas características e precisa de estratégias próprias. Além disso, abordamos as características sobre como trabalhar com orçamentos enxutos voltados ao middle market, às pequenas, às micro empresas e aos microempreendedores.

Gestão Comercial - Marketing e Vendas        
A cobrança por leads e resultados tornou o Marketing intrinsicamente comprometido com Vendas. O profissional de Marketing precisa dominar o processo de Negociação, as técnicas de Vendas, Pricing, os Modelos Comerciais, Spin Selling e fazer a Gestão de Funil de Vendas.

Data Driven Marketing
O que não se mede, não existe. Por isso, o Marketing precisa estar orientado para dados, com Métricas de Performance de Marketing que o permitam tomar Decisões Complexas e realinhamentos. Aqui, serão tratados temas como Marketing de Atribuição / KPIs / CPL / CAC / CDM / ROI.

Gestão de Relacionamento com o Cliente
Não basta vender apenas, é preciso gerir o Pós Vendas nos mercados B2B, na gestão de contratos, e no B2C, com modelos de fidelidade e recorrência, permitindo que se tenham canais abertos sob conceitos de SAC 2.0.

Viabilidade de Negócios e Diagnóstico Empresarial
A relação estreita entre Marketing e Negócios demanda conhecimentos ligados à saúde financeira de projetos e organizações, como elaboração de Business Plan, cálculo de Break Even Point, noções de Matemática Financeira, Valuation e Gestão de Riscos.

Impacto Tecnológico em Marketing    
Constantemente, o desenvolvimento tecnológico traz consequências e à sociedade, tornando inovações como IOT e IA, como tantas outras, inevitáveis para a adoção do Mercado.

Supply Chain Management         
O conceito de Logística era apenas vender e entregar enquanto hoje são a otimização e a integração de todas as áreas funcionais da empresa, incluindo marketing.

Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Produtos
Conceituar de Produtos e Negócios do zero, como Startups, ou encontrar Nichos de Mercado para reposicionamento, exige do profissional o conhecimento de Modelos próprios para antever riscos no gerenciamento do produto e concentrar foco, energia e recursos de maneira mais eficiente.

Empreendedorismo e Gestão Empresarial    
Permitir ao Gestor de Marketing que tenha o conhecimento necessário para uma Administração Estratégica. Conceitos de gestão empresarial são necessários para que ele tenha base empreendedora.

Gestão de Pessoas e Mudanças            
Por mais que a tecnologia avance, Marketing são Pessoas. Saber geri-las e compreender sistemas de RH é essencial. Ainda mais quando novas gerações chegam ao mercado de trabalho diariamente, é preciso permitir a constante adaptação das organizações contemporâneas e suas culturas.

Expansão para Mercados Regionais e Globais          
Chegar a um novo mercado, seja dentro de nosso país, numa nova região, ou fora dele, numa marca Global, exige perspicácia do Gestor de Marketing para promover uma marca e gerar diálogo. É essencial a compreensão de diferenças de Culturas para atuar em Mercados Regionais e no Comércio Exterior.

Direito aplicado a estratégias de Marketing 
Todo o ambiente de Marketing está condicionado à legislação e suas linhas tênues exigem respaldo. O Gestor de Marketing precisa estar embasado para sua atuação em Promoções, no Mercado Digital, na Proteção de Dados, no Conteúdo que se publica, nas restrições do Direito de Imagem e nas determinações do Direito

DOCENTES

  • Alexandre Lima (Currículo Lattes)
  • Antonio Ramalho (Currículo Lattes)
  • Fernando Reimberg (Currículo Lattes)
  • Gustavo Gobbato (Currículo Lattes)
  • Leticia Maria (Currículo Lattes)
  • Lincoln Firoozmand (Currículo Lattes)
  • Rafael Spadotto (Currículo Lattes)
  • Sanmya Feitosa Tajr (Currículo Lattes)
  • Tatiana Apolinário (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.