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Design de Interiores Comerciais

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Com foco em varejo, desenvolve a capacidade de identificar, problematizar e fazer com que o aluno incorpore em seus projetos de interiores comerciais, de forma inovadora e atualizada, tendências de comportamento humano na sua relação com os aspectos sociais, culturais, estéticos, artísticos e tecnológicos. Seu diferencial está na matriz curricular, estruturada torno de dois ateliês de projeto que atuam como eixos condutores das demais disciplinas, na possibilidade de compartilhamento de conhecimentos e projetos com alunos dos cursos de pós graduação em Design de Interiores Residenciais, Paisagismo e Lighting Design e na aquisição de conhecimento e habilidades sobre planejamento e gestão de projetos.

OBJETIVO: Fornecer e aperfeiçoar instrumentos projetuais que propiciem a elaboração de projetos contemporâneos, inovadores e criativos de espaços interiores comerciais, com foco em varejo.
Desenvolver repertório e métodos para elaboração, gestão e apresentação de projetos de interiores comerciais.

CURSO INDICADO PARA: Profissionais com formação em Arquitetura e Urbanismo ou Design de Interiores, com diploma superior reconhecido pelo Ministério da Educação. É recomendável que tenha conhecimento e/ou experiência com projetos.

DINÂMICA DO CURSO: A matriz curricular conta com 3 blocos. O primeiro tem o propósito de apresentar e problematizar todos conceitos e ferramentas para a compreensão do “espaço interior". O segundo bloco reúne as disciplinas específicas de Design de Interiores Comerciais e está estruturado em torno de um ateliê de projeto de interiores com escopo comercial de varejo, que é alimentado pelo conteúdo das demais disciplinas. Já o terceiro é realizado em conjunto com alunos dos cursos de pós graduação em Design de Interiores Residenciais, Paisagismo e Lighting Design e conta com a disciplina de Ateliê de Projeto Integrado, que simula a dinâmica de um escritório de arquitetura.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: agosto/2020

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10min às 22h45min
Obs¹.: Aulas na modalidade on line / remotas até autorização governamental para o retorno às atividades presenciais.
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Jéthero Cardoso de Miranda

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$  26.400,00
À vista (com 5% de desconto) R$ 25.080,00
12 x (sem juros) R$ 2.200,00
18 x R$ 1.630,60
24 x R$ 1.263,55
R$ 500,00 + 36 X de R$ 1.059,89 negociadas diretamente com o PraValer
R$ 500,00 + 48 X de R$ 821,31 negociadas diretamente com o PraValer

PROGRAMA

Ambientes, superfícies e cores
Compreender as composições formais e de cores, suas possibilidades de aplicação nos diferentes tipos de espaços interiores residenciais e comerciais e as sensações provocadas nos moradores ou usuários. Investigar formas de gerar sensações propositalmente a partir das intenções e do partido de projeto. Verificar a importância da percepção na experimentação do espaço construído.

Espaço, comportamento humano e tecnologia: questões para o projeto
Investigar e compreender novas formas de morar, trabalhar, se divertir, comprar e sua relação com os espaços interiores residenciais e comerciais. Pensar os projetos de interiores a partir das transformações tecnológicas e da sua relação com o comportamento humano nos espaços.

História e cultura: subsídios projetuais
Conhecer e compreender a evolução arquitetônica e tecnológica dos ambientes interiores históricos e contemporâneos no contexto histórico, cobrindo códigos psicológicos, culturais, sociais e econômicos que sustentam sua criação. Utilizar esses conhecimentos na aplicação de referências de estilos artísticos nos conceitos e partidos de projetos de interiores.

Ateliê de Projeto de Interiores Comerciais
Criar e desenvolver projeto de interiores comerciais, com nível de projeto básico e foco em varejo (ponto de venda).

Branding e visual merchandising
Conhecer fundamentos de branding e de visual merchandising de modo a criar uma conexão emocional com a marca relacionada ao espaço comercial.

Design de Mobiliário para ambientes comerciais
Conhecer e compreender possibilidades de aplicação do mobiliário nos projetos de interiores comerciais e de alinhamento com as estratégias do branding.

Luminotécnica
Conhecer fundamentos e técnicas de luminotécnica aplicada a ambientes residenciais e comerciais a partir das necessidades do cliente e do branding.

Materiais, mobiliário e iluminação: aplicações nos espaços interiores comerciais
Conhecer materiais tradicionais e pesquisas sobre novos materiais disponíveis no mercado que podem ser aplicados em ambientes de uso comercial, considerando aspectos relativos à sustentabilidade. Compreender a relação entre os materiais, a luz, as sensações provocadas nos consumidores e clientes e as estratégias de branding.

Expressão e representação gráfica em Design de Interiores Comerciais
Conhecer e aplicar ferramentas de representação gráfica digital no projeto desenvolvido na disciplina de Ateliê de projetos de interiores comerciais, com o intuito de expressar adequadamente a ideia pelo meio gráfico.

Ateliê de Projeto Integrado
Elaborar um projeto de interiores comercial, com nível de projeto básico, em parceria com aluno(s) de outro(s) curso(s) de especialização (Lighting Design e/ou Paisgaismo), a partir de um projeto de arquitetura único. Conhecer e aplicar compatibilização de projetos.

Elaboração, planejamento e gestão de projetos
Conhecer ferramentas e processos para planejar e gerir todas as fases que envolvem um projeto de design de interiores, paisagismo e lighting design, dentre eles o Building Information Management (BIM). Conhecer, compreender e elaborar contratos e orçamentos do projeto e da prestação de serviço. Conhecer os aspectos relativos a direito autoral que incidem sobre a elaboração dos projetos. Elaborar documento com artefatos de gestão do projeto realizado na disciplina “Ateliê de Projeto Integrado”.

Portfólio e apresentação de projetos
Conhecer e aplicar ferramentas de apresentação e documentação de projetos. Produzir apresentação do projeto realizado na disciplina “Ateliê de Projeto Integrado”.

DOCENTES

  • Profº Me. Fabio Pereira Torres Zeppelin (currículo lattes)
  • Profª Drª Heloisa Dallari (currículo lattes)
  • Profª Me. Iris Di Ciommo (currículo lattes)
  • Profº Me. Jéthero Cardoso de Miranda (currículo lattes)
  • Profº Marcelo de Almeida Westermann (currículo lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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