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Design Gráfico: conceito e aplicação

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CAMPUS  São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

O curso de Pós-Graduação em Design Gráfico: conceito e aplicação oferece aos participantes conhecimentos sobre história do design, história da arte e das artes visuais durante todo o curso. Estabelece padrões diferenciados de linguagens de construção de imagens, desenvolve habilidades de argumentação acerca do projeto, permitindo a superação de limites do briefing demandado. Possibilita o conhecimento dos universos comerciais, industriais e culturais contemporâneos, integrando-os à prática do design.

OBJETIVO:

Ampliar, especializar e desenvolver a cultura visual que será aplicada em projetos  multidisciplinares, preparando o pós-graduando para responder às exigências do mundo contemporâneo.

A QUEM SE DESTINA:

Interessados com formação em curso superior em qualquer área. Profissionais atuantes nas áreas de Design Gráfico, Artes Visuais, Moda, Comunicação, Design de Interiores, Arquitetura e Design de Produto.

METODOLOGIA:

Aulas expositivas com apoio de imagens, ateliers de desenvolvimento de projetos gráficos, seminários sobre história do design, pesquisas de campo, prática de desenho autoral e palestras com profissionais de áreas afins.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas das 19h10 às 22h45.
Eventualmente, aulas  às quartas-feiras ou sábados, dedicadas a visitas e workshops.

COORDENAÇÃO : Me. Carlos Eduardo L. Perrone (Currículo lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

A Construção do Cartaz : O cartaz e a cidade. Suportes dos meios de comunicação de massa. As bases do design gráfico. Desenho e design. Propaganda. Cultura e publicidade. Possibilidades do cartaz contemporâneo. Estabelecimento de relações entre design gráfico e outras manifestações da cultura visual. Informação visual. Exercícios projetuais. Produção gráfica.

Cultura Visual : Apresentações, palestras e workshops com reconhecidos profissionais e estudiosos do Design Gráfico.

Narrativas Visuais : A disciplina aborda possibilidades narrativas no universo visual gráfico, pictórico, urbano.  Com exercícios dinâmicos, analisa exemplos e aplica fundamentos do design gráfico na construção de narrativas visuais, explorando relações de autonomia e complementaridade entre texto e imagem. Fundamentos e recursos do design gráfico, utilizados em narrativas visuais tais como cinema, animações, fotografia, graphic novels, histórias em quadrinhos. Adequação de diferentes naturezas de imagens para contar diferentes tipos de histórias.

Tipografia: comunicação e expressão : A tipografia como ferramenta de composição do design gráfico. Pressupostos históricos, teóricos e técnicos do seu uso contemporâneo por meio de exercícios projetuais aplicados no plano gráfico e na paisagem urbana. Famílias e desenhos de tipos. Construções e Proporções fundamentais.

Design Editorial: o Designer como Editor : Sintonizada com o crescente mercado de editoras independentes, a disciplina oferce conhecimentos sobre aspectos editoriais e de projeto gráfico de livros, propondo exercícios para apresentar e desenvolver competências tanto de editor quanto de designer. São analisados diferentes tipos de publicação, desde a concepção até possibilidades de produção gráfica, distribuição e comercialização.

Fotografia e Design : Fotografia e modernidade: a imagem entre a arte e a cultura industrial. Experimentações técnicas. As revistas ilustradas. Os livros de fotografia e a fotografia nos livros de artista. A estética da fotografia amadora na moda e na publicidade. Fotografia e arte contemporânea. Questões a respeito das novas tecnologias: manipulação, simulação e a imagem nas redes.

Identidade Visual e Marca : Procedimentos de pesquisa, programa e projeto de marcas nominativas e de marcas gráficas no campo da Identidade Visual. Identidade como invenção e construção. Desenho e método. Apresentação de projetos. Branding.

Projeto de Estampas : Aplicações de padronagens, desenhos repetitivos e modulares como recursos visuais do design gráfico. Ampliar a capacidade de elaboração de padronagens complexas a partir de temas fornecidos.

Superfícies Gráficas : O pensamento em superfície. A superfície gráfica da cidade. A superfície gráfica da arte. A superfície gráfica do design e da arquitetura. 

Design Gráfico em Projeto de Exposições : O design gráfico aplicado a ambientes expositivos. A exposição como um meio comunicação. Conceituação, planejamento e estratégias projetuais para textos, legendamento, sinalização e identidade visual expositiva.

Sinalização: wayfinding : Sinalização de espaços e fluxos como instrumento de localização, direcionamento, educação e como identidade. Definição dos diversos elementos visuais e estruturais que  compõem a sinalização. Interação entre o design gráfico e arquitetura, paisagismo e desenho urbano.

Design Gráfico e Interiores : Aspectos do desenho nas artes decorativas e aplicadas. Conceitos de decoração e usos de imagens com vistas à adequação de objetos e projetos às necessidades funcionais, rituais e simbólicas. Análise de repertórios ornamentais tradicionais – padrões clássicos e suas decorrências. Discussão das relações entre as artes plásticas e o design.

Tipografia Urbana : Paisagem urbana. Aplicação de tipografia em fachadas e sinalização urbana. Mapeamento de ocorrências tipográficas na paisagem.

Catálogo e Portfólio : Seleção, síntese e sistematização de informações. Aplicação de fundamentos: grids hierárquicos, códigos cromáticos, tipografia. Síntese visual e conceitual dos próprios trabalhos realizados durante o curso, preparando-os para apresentação de suas competências técnicas e acadêmicas, ilustrando para o mercado seu título de Especialista em Design Gráfico.

Metodologia Científica : Análise o processo de planejamento e desenvolvimento do projeto de conclusão de curso.Obrigatoriedades e formatação. Metodologia operacional do projeto: as etapas de planejamento e desenvolvimento.

Desenvolvimento de Projetos : Aplicação em nível avançado dos conceitos e práticas projetuais desenvolvidas durante o curso, visando à construção de Projeto de Especialização e monografia.

Carlos E.L. Perrone (currículo lattes)
Claudio A.R. Ferlauto (currículo lattes)
Didiana Prata
José Roberto Delboux (currículo lattes)
Iris Di Ciommo  Marcelo Aflalo
Marcos C. de Mello Felisette
Maria Izabel Branco Ribeiro (currículo lattes)
Patrícia  Fonseca (currículo lattes
Ronaldo Entler (currículo lattes)
Waldemar Zaidler (currículo lattes)


O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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