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Fotografia: Práticas Poéticas e Culturais

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Nas últimas décadas, a fotografia assistiu a uma transformação radical das suas formas de produção e circulação, redesenhando sua presença nas práticas cotidianas de comunicação e na vida social. Nesse mesmo período, ela se abriu a um universo de experimentações e alcançou uma significativa penetração no mercado da arte contemporânea. Esse cenário tem levado os artistas e críticos que se dedicam à fotografia a buscar compreender os potenciais de sua transformação tecnológica, a amplitude dos diálogos que estabelece com outras linguagens, sua forte inserção social e, por fim, o caráter conceitual e experimental que a produção atual assume. Nesse contexto, a criação ligada às imagens técnicas é pensada cada vez mais como resultado de uma pesquisa sistemática, ainda que muito livre e complexa.

OBJETIVO: Fomentar uma percepção crítica sobre a presença da fotografia na Comunicação Social, nas Ciências Humanas e nas Artes. Familiarizar o aluno com os modos de inserção da fotografia no mercado e no ambiente cultural da arte contemporânea. Oferecer condições para o desenvolvimento de projetos que visam a produção artística, crítica e teórica em fotografia.

A QUEM SE DESTINA: Artistas, fotógrafos, jornalistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores interessados em aprofundar a compreensão das teorias e da história da fotografia, bem como atuar em um campo experimental e poético da fotografia como forma de expressão, comunicação e documentação.

METODOLOGIA: As disciplinas são voltadas à formação de repertório que permita ao aluno ampliar os diálogos que sua pesquisa pode estabelecer com produções artísticas contemporâneas e com distintas concepções sobre a presença da imagem na Arte e nas Ciências Humanas. Algumas disciplinas preveem a realização de exercícios que provocam o aluno a refletir acerca da apresentação de seu trabalho, das estratégias de circulação, bem como da mediação com o público. Uma parte significativa do programa será destinada à discussão coletiva dos projetos dos alunos e dos resultados obtidos ao longo do curso, com acompanhamento de professores.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/ 2019

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas, das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Lívia Afonso de Aquino

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$25.150,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 23.892,50
12x (sem juros): R$ 2.095,83
18 x R$ 1.553,36 
24 x R$ 1.203,70
R$ 500,00 + 36x de R$ 1.009,68 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 782,41 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

História da fotografia: movimentos e conceitos
Objetivo: esboçar um panorama da história da fotografia no Brasil e no mundo, contextualizando seus principais movimentos e destacando os momentos mais significativos de ruptura técnica, estética e social até o Modernismo.

História da arte e fotografia: cultura moderna
Objetivo: traçar um panorama da história da arte apresentando como eixo fundamental a construção e os modos do olhar que tangenciam o fotográfico, promovendo reflexão de um pensamento estético, ético e político.

A escrita em torno do processo criativo: ensaios críticos
Objetivo: apresentar um escopo dos principais pensadores que discutem a percepção visual, as dinâmicas de produção e uso das imagens, bem como as especificidades da fotografia diante de outras linguagens.

Práticas poéticas: experiências e relatos de artistas
Objetivo: propor diálogos com diferentes artistas visando articular processo de pesquisa, conceito e desenvolvimento de projetos.

História da fotografia: a prática expandida
Objetivo: refletir acerca da prática fotográfica e sua relação com diferentes meios, suportes, ações, tecnologias e diálogos estabelecidos na segunda metade do século XX que problematizam sua presença na cultura moderna e apontam desdobramentos de seus modos de produção.

História da arte e fotografia: cultura contemporânea
Objetivo: discutir um conjunto de obras, artistas estratégias artísticas realizadas a partir do início do século XX e suas relações com o campo ampliado da imagem, problematizando as narrativas periodizadas e seus discursos.

Pesquisa: elaboração de projetos
Objetivo: apresentar e discutir subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários para a produção de conhecimento, resultando na elaboração e discussão de diferentes projetos de pesquisa e de um pensamento projetual.

Práticas poéticas: exercícios e estratégias conceituais
Objetivo: propor exercícios que trabalhem com a diversidade da produção artística em relação a fotografia e suas características, seus materiais e processos como por exemplo, tempo e memória, ficção e documentação, serialização, imagem e movimento, entre outros.

História da fotografia: perspectivas no contemporâneo
Objetivo: esboçar referências para a produção da fotografia no contemporâneo através da sua compreensão histórica, refletindo sobre seus usos, procedimentos e conceitos no âmbito da arte conceitual e dos experimentalismos das últimas décadas.

Arte contemporânea: contexto, circulação e espaços de produção
Objetivo: apresentar um contexto de produção para a arte na atualidade, refletindo acerca dos modos de circulação e dos agentes envolvidos em diferentes espaços de produção nos espaços públicos e privados.

A escrita no processo criativo: textos de artista
Objetivo: estudar e ler escritos de artistas e fotógrafos visando construir um quadro referencial e histórico dos sentidos atribuídos a fotografia em uma perspectiva poética.

Práticas poéticas: escrita e mediação
Objetivo: debater acerca de processos poéticos de artistas e autores, enfatizando as formas de articulação entre o texto e a imagem e as estratégias que ativem a relação entre obra e público, considerando as especificidades do trabalho e o contexto em que é mostrado.

DOCENTES

  • Bruno Moreschi (Currículo Lattes)
  • Galciani Neves (Currículo Lattes)
  • Lívia Aquino (Currículo Lattes)
  • Ronaldo Entler (Currículo Lattes)
  • Rubens Fernandes (Currículo Lattes)
  • Thiago Honório (Currículo Lattes)
  • Valquíria Prates (Currículo Lattes)
  • Verônica Stigger (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Currículo resumido, informando sua formação acadêmica e também as experiências culturais, profissionais e pessoais que considere ter contribuído diretamente para sua produção, pesquisa ou interesse no campo das imagens.
  • Caso o candidato tenha uma produção no campo da arte, cultura ou comunicação, enviar um portfólio em pdf com imagens ou registros de um trabalho (ou conjunto coeso de trabalhos) que considere relevante.
  • Carta de Interesse contendo os seguintes tópicos: a. O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b. Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c. Quais as expectativas do candidato de mudanças ou desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional; d. Qual é a disponibilidade do candidato para se dedicar às aulas, às leituras e ao desenvolvimento uma pesquisa ou projeto artístico.

Obs.: Todo material pode ser enviado em pdf por email.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.