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Gestão de Negócios

SOBRE

CAMPUS: Ribeirão Preto

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O curso de pós-graduação em Gestão de Negócios foi estruturado de modo a oferecer aos participantes formação multidisciplinar e inovadora, integrada por eixos temáticos, que tratam dos temas fundamentais para a gestão efetiva das organizações. Alicerçado na experiência e estrutura da FAAP, bem como, adaptado à realidade regional, este curso visa formar, por meio de metodologias ativas e aplicação prática, profissionais aptos para criar, manter, melhorar e inovar os seus negócios.

OBJETIVO: Preparar profissionais para atuarem como gestores em empresas e/ou na gestão de seus próprios negócios, por meio de modernos modelos e ferramentas de gestão, capazes de auxiliá-los para tomar decisões, criar, manter, melhorar e inovar seus negócios.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais que:
- Querem se preparar para assumir posições de liderança dentro das organizações;
- Desejam se atualizar em Gestão de Negócios;
- Precisam alcançar novo nível de formação acadêmica.

Gestores que buscam aprimorar sua capacidade de liderança, visão estratégica e sistêmica.

Empreendedores ou pessoas que estão começando a empreender.

METODOLOGIA: Abordagens ativas de ensino, voltadas para a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos, com apoio de aulas expositivas, discursivas, exercícios, simulações, práticas em laboratórios, visitas a empresas, palestras e seminários temáticos. Utilização de casos empresariais para análise e discussão em grupos. Valorização da experiência profissional de cada integrante da turma sempre que aplicável ao tema das aulas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/ 2019

HORÁRIO DAS AULAS: segunda e quartas, das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Afrânio Maia Miglioli

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$ 19.865,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 18.871,75
12x (sem juros): R$ 1.655,42
18 x R$ 1226,94
24 x R$ 903,22
R$ 500,00 + 36x de R$ 797,51 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 587,09 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

EIXO ESTRATÉGIA E GOVERNANÇA

Dinâmica e Estratégia nos Negócios
Objetivos: discutir os principais componentes da dinâmica organizacional e da estratégia nos negócios, suas inter-relações (intra e inter-organizacionais), e o papel do gestor como agente integrador.

Governança, Riscos e Compliance
Objetivos: apresentar os conceitos de governança corporativa, suas aplicações práticas, bem como, tratar da gestão de riscos e da implementação de programas de compliance, visando a integridade e transparência nos negócios.

EIXO FATORES HUMANOS NOS NEGÓCIOS

Liderança, Inteligência Emocional e Resiliência
Objetivos: tratar da liderança no ambiente dos negócios, dos papeis do líder e seus desafios, destacando a inteligência emocional e a resiliência como elementos influenciadores na construção de ambientes positivos e de alto desempenho.

Negociação e Administração de Conflitos
Objetivos: fornecer os elementos chaves do processo de negociação, compreendendo a negociação como possibilidade na administração de conflitos, e discutir as estratégias que facilitam o gerenciamento dos conflitos no trabalho dos negócios.

Coaching
Objetivos: explorar o coaching como estratégia para o desenvolvimento de equipes, de lideranças e de novas competências, apresentando seus principais métodos e técnicas.

EIXO VISÃO SISTÊMICA DOS NEGÓCIOS

Marketing
Objetivos: apresentar os fundamentos de marketing, sobretudo os relacionados ao composto mercadológico (4Ps), e discutir a integração do marketing com as demais funções de negócios (produção e operações, pessoas e finanças) .

Produção e Operações
Objetivos: fornecer visão geral das atribuições de produção e operações, discutindo aspectos estratégicos e práticos, bem como, a inter-relação com as demais funções de negócios (marketing, pessoas e finanças).

Pessoas
Objetivos: desenvolver os conhecimentos essenciais sobre gestão de pessoas, seus subsistemas, a fim de ampliar a visão sistêmica e integrada com as demais funções de negócios (marketing, finanças, produção e operações).

Finanças
Objetivos: proporcionar visão geral da área financeira, abordando os conceitos e ferramentas que apoiam a tomada de decisão e a geração de valor para a empresa e seus acionistas.

Contabilidade Gerencial
Objetivos: identificar as características e particularidades da contabilidade gerencial, sua aplicação e ferramentas; compreender a utilização da contabilidade para fins gerenciais; tratar das mutações patrimoniais e seu impacto nas demonstrações contábeis e indicadores.

Processos de Negócios
Objetivos: promover a visão de processos de negócios, apresentando a gestão por processos como abordagem integradora e sistêmica; fornecer métodos e técnicas para estruturar e desenhar processos.

EIXO CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS

Condução de Iniciativas Estratégicas
Objetivos: estruturar e aplicar as etapas de um processo de gestão estratégica, da formulação à execução; tratar da utilização da metodologia do balanced scorecard (BSC) na condução de iniciativas estratégicas e no vínculo entre estratégia, processos e projetos.

Gestão de Marketing e Vendas
Objetivos: discutir sobre o desenvolvimento da proposta de valor, segmentação de mercado, público-alvo, personas e análise de concorrência; fornecer boas práticas para a gestão de marketing e vendas.

Resolução de Problemas e Melhoria Contínua
Objetivos: fornecer métodos e ferramentas para análise e solução de problemas, como A3 e MASP, de modo a contribuir com a melhoria contínua nos negócios.

Cultura, Clima e Mudanças Organizacionais
Objetivos: apresentar as principais referências sobre cultura e suas aplicações nas mudanças organizacionais; tratar das variáveis que influenciam o clima organizacional e explorar como desenvolver, aplicar e utilizar pesquisas de clima.

Gestão de Equipes de Alta Performance
Objetivos: discutir o papel do gestor como administrador do talento humano para a obtenção de resultados, bem como, da gestão de pessoas na construção de ambientes organizacionais de alto desempenho.

Gestão Financeira
Objetivos: alavancar o grau de conhecimento sobre gestão financeira visando desenvolver gestores capazes de administrar recursos e investimentos que gerem resultados para os negócios.

Gestão de Custos
Objetivos: compreender como aplicar os principais conceitos e terminologias utilizados na gestão de custos; identificar os componentes dos custos; entender como avaliar os resultados econômicos.

Planejamento e Gestão de Projetos
Objetivos: apresentar os processos e técnicas de gerenciamento de projetos, a fim de possibilitar a estruturação e condução de projetos que contribuam para a competividade dos negócios.

EIXO PREPARANDO NEGÓCIOS PARA O FUTURO

Inovação e Desing Thinking
Objetivos: aperfeiçoar o conhecimento sobre inovação, bem como, o que há de mais atual na área; disseminar o conceito e as ferramentas de design thinking como instrumentos para implementar a inovação nos negócios.

Startups & Future-proof Organizations
Objetivos: discutir sobre startups, negócios disruptivos e exponenciais, novos desafios tecnológicos, novos estilos de liderança, novas relações com os colaboradores, clientes e fornecedores.

EIXO SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS

Jogos de Negócios
Objetivos: vivenciar situações do mundo empresarial, a partir da utilização de um simulador computadorizado de gestão, que promove a tomada de diferentes decisões, gerando assim, uma visão integrada da gestão de negócios.
 
Projetos de Intervenções em Negócios
Objetivos: possibilitar a estruturação de projetos de intervenções organizacionais, visando à aplicabilidade dos temas aprendidos no curso.

* As disciplinas poderão ser ministradas em ordem diferente da apresentada, tendo em vista aspectos didático-pedagógicos.

DOCENTES

  • Afrânio Maia Miglioli (Currículo Lattes)
  • Carlos Eduardo Ostanel (Currículo Lattes)
  • Cleber Ricardo Paiva (Currículo Lattes)
  • Dalton Siqueira Pitta Marques (Currículo Lattes)
  • José Carlos de Lima Junior (Currículo Lattes)
  • José Eduardo Fernandes (Currículo Lattes)
  • Luiz Henrique Ostanel (Currículo Lattes)
  • Ricardo Forcenette (Currículo Lattes)
  • Saulo de Souza Rodrigues (professor convidado) (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.