Faça Valer. Faça FAAP.

Gestão de Pessoas: Desenvolvimento Estratégico do Capital Humano

Inscreva-se Turma Confirmada

CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
O curso de Pós-Graduação Gestão de Pessoas: Desenvolvimento Estratégico do Capital Humano, pretende contribuir para a construção de um perfil de competências que esteja alinhado com os novos desafios de gestão de pessoas, tendo como objetivos: ampliar o repertório conceitual e metodológico dos alunos, desenvolver a capacidade de análise crítica e a percepção estratégica de questões relacionadas à gestão de pessoas; instrumentalizar e empoderar os alunos para lidar de forma produtiva com as diversas situações, oportunidades e desafios de gestão de pessoas do cotidiano profissional e empresarial, sempre com um olhar para as necessidades das pequenas, médias e grandes empresas (públicas e privadas) da região.

OBJETIVO:
O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno a capacidade de reconhecer, analisar e planejar técnicas e métodos em gestão de pessoas, identificando possibilidades de melhorias em processos de gestão, elaboração de projetos e mobilização de recursos. O programa combina uma visão humanista, que trata da gestão de pessoas e equipes de forma ampla, integrada e sistêmica, com uma visão de negócios, que busca alinhar os processos de gestão de pessoas com os objetivos estratégicos organizacionais. A partir desta perspectiva, a gestão de pessoas é abordada como um instrumento para as organizações atualizadas, que buscam aperfeiçoar os seus processos de gestão, por meio de práticas e políticas mais assertivas e competitivas.

A QUEM SE DESTINA:
O curso é destinado a gestores de empresas, profissionais de RH, a empreendedores, profissionais liberais, portadores de diploma em cursos de graduação ou demais cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação, que buscam compreender os diferentes fenômenos existentes nas principais relações de administração de empresas, pessoas e processos, com um olhar estratégico e foco em resultados.

METODOLOGIA: 
Aulas presenciais, com discussão de conceitos e aplicação prática dos conteúdos, respaldada pelo método de ensino aprendizagem para adultos (andragogia) que proporcionará a realização de estudos de casos e desenvolvimento de exercícios para troca de experiências entre os participantes. Realização de trabalhos em grupos, que estimulem produção conjunta de conhecimento. Oficinas e palestras de profissionais em posições de destaque no mercado de trabalho.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: Outubro/2017

HORÁRIO DAS AULAS: segunda e quarta-feira das 19h10 às 22h45.

COORDENAÇÃO: Prof. Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand

VALOR DO INVESTIMENTO: 
À vista 18.522,00
18 x 1.143,99
24 x 886,48

Criatividade e Solução de Problemas
Irá abordar os aspectos e características essenciais à criatividade; Obstáculos e barreiras à criatividade; Ambientes desfavoráveis para o uso da criatividade; Compreensão a gestão de conflitos relacionadas aos problemas empresariais, buscando identificar, analisar e solucionar, adversidades vivenciadas no dia a dia dentro das empresas e principalmente nas áreas de trabalho.

Cultura e Clima Organizacional
Fará uma análise do que é Cultura Organizacional? Componentes e influências internas e externas; Clima Organizacional. Tipos de clima organizacional; Fatores que influenciam o clima organizacional; Pesquisa de clima. Parametrização na pesquisa de clima e Transformação dos fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho para área de RH.

Desempenho, Remuneração e Recompensa do Capital Humano
Identificará o desenvolvimento de medidas de desempenho; Elementos e dimensões do sistema de indicadores de desempenho; Indicadores de desempenho x estratégia geral da organização; Planejamento e implementação de medidas de desempenho; BSC; Hierarquia de indicadores; Modelos de aferição de desempenho e Avaliações de 90º, 180º, 360º e 450º

Direito Empresarial para Gestores
Tratará da concepção sistêmica das relações do trabalho; Os sistemas de relações do trabalho em nível de país e de empresa; Implicações para o papel do profissional de Gestão de Pessoas; O sistema brasileiro de relações do trabalho: origem, desenvolvimento, atualidade e tendências; O processo da negociação coletiva do trabalho: construção do cenário, Organização, Planejamento, Realização da negociação e Administração e avaliação de acordo; Modalidades de contrato de trabalho e CLT.

Educação Corporativa: Treinamento & Desenvolvimento do Capital Humano
Descreverá métodos e técnicas de treinamento & desenvolvimento; O papel do gestor de treinamento como facilitador no desenvolvimento de pessoas; Estratégias de treinamento e o ciclo de vida dos negócios; Processo de controle do treinamento e seus benefícios para a empresa; Mecanismos de avaliação e validação do treinamento; Pedagogia x Andragogia; Custo e investimento em treinamento; Fatores que contribuem para o sucesso do treinamento; Formas de aplicação de treinamento e desenvolvimento e os Benefícios dos mesmos para as pessoas e organizações.

Finanças para Gestores
Abordará a essência do problema econômico; O fluxo circular da atividade econômica; Política econômica; Questões econômicas fundamentais; Organização econômica; A atividade econômica: Modelo dos três setores; Noções de contabilidade; O papel e a importância da moeda; Sistemas monetários e financeiros: A intermediação financeira; Relações econômicas internacionais; Inflação e desemprego e crescimento e desenvolvimento econômico e Controle e acompanhamento de Budget organizacional.

Gestão do Estresse no Trabalho
Discorrerá sobre as principais abordagens teóricas sobre o estresse; Os modelos clássicos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); O conteúdo do trabalho como determinante da QVT; Estresse ocupacional; O estresse na perspectiva das correntes teóricas; Mecanismos do estresse; Tipologias de estresse; Fases clássicas das manifestações de estresse; Consequências do estresse para indivíduos e organizações; Características individuais e vulnerabilidades ao estresse e Instrumentos de diagnóstico.

Introdução ao Coaching: oportunidades e desafios
Definirá o que é Coaching, Fundamentos e Pilares do Coaching; Coach e Coachee; O Papel e áreas de atuação do Coach; Coaching para Executivos; Resultados esperados no Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching; Avaliação do Coach; Coaching X Mentoring X Counseling.

Liderança Estratégica Organizacional
Tratará do tema Liderança; Natureza da liderança; Traços e características; Tipos de liderança; Grupo e equipes de trabalho; Tipos de grupos e equipes; Estágios do desenvolvimento de grupos; Características dos grupos de trabalho; Soluções de problema e tomadas de decisão em grupo; Construção do trabalho de equipes; Empowerment e Táticas de influência organizacional.

Metodologia Científica
Analisará a introdução a metodologia de pesquisa; Fases do processo metodológico, métodos científicos, revisão de literatura e cronograma de execução; Realização da coleta de dados, análise de resultados, redação e Apresentação de pré-projeto.

Oficina de Corpo e Expressão nas Relações Humanas
Discutirá sobre personalidade e relacionamento; indivíduo; inteligências múltiplas; inteligência emocional; estudo dos grupos; compreensão empática; técnicas de teatro para executivos, a arte da conversação e a ética e convívio nas relações interpessoais.

Oficina de Gestão de Carreiras
Conceituará a ideia de planejamento e desenvolvimento de carreira; Objetivos do planejamento de carreira; Planejamento de carreira; Ascensão e sucesso profissional; Programação de carreiras, Carreira vertical X Carreira horizontal.

Oficina de Comunicação Empresarial
Propiciará uma visão ampla de como se opera a comunicação entre as organizações e como devemos proceder para ter êxito no relacionamento empresarial e interpessoal, utilizando técnicas avançadas de comunicação, integrando métodos estratégicos de comunicação vertical, horizontal e entre pares, além de, definir políticas de comunicação institucional que operem um modelo de negócio existente.

Psicologia Organizacional
Analisará o estudo da psicologia organizacional. As diferentes teorias psicológicas sobre o desenvolvimento da personalidade e suas implicações na administração. O indivíduo e a organização. Comportamento individual, grupal e organizacional. Trabalho, comportamento e processos de produção. Dimensões psicológicas nos processos de trabalho em uma organização: personalidade, percepção, emoção, comunicação, motivação.

Recrutamento e Seleção de Novos de Talentos
Tratará de conceitos de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Compreensão das diversas formas de Recrutamento Interno e Externo; Desenvolvimento de capacidade crítica na entrevista de Seleção de Pessoas; Organizações das Diretrizes e procedimentos da área de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência Funcional; Entrevista por competência; Acompanhamento de Programas de Integração no ambiente de trabalho; Importância da Entrevista de Desligamento dos colaboradores e Análise periódica do Turn Over nas organizações.

Obs.: disciplinas em ordem alfabética.
A FAAP poderá alterar o conteúdo ou cancelar o curso sem aviso prévio.

Carlos Vital Giordano (Currículo Lattes)
Letícia Maria Pinto da Costa (Currículo Lattes)  
Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand (Currículo Lattes
Valéria Bellini Lasca (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Topo