pggp
MENU
Imagem da área

Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O mercado audiovisual brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos e o advento do digital transformou por completo os modelos de produção e negócio dos produtos audiovisuais, criando a exigência de novas leis e regulamentações no campo da cultura nacional. Esse novo cenário mudou o perfil do produtor audiovisual, pois o novo profissional busca criar sua própria produtora de conteúdo, traçar os planos de negócios, assim como negociar a distribuição e difusão do produto realizado. Nesse cenário, o produtor se torna um sujeito capaz de gerenciar todas as etapas da cadeia de produção e circulação do audiovisual.

OBJETIVO: Preparar o aluno para a criação e/ou gestão de uma produtora de conteúdo audiovisual que atue nos segmentos de cinema, TV e internet, observando tanto os aspectos legais e administrativos quanto as estratégias do mercado audiovisual nacional e internacional. Fomentar a interação do aluno com as diversas áreas que compõem o desenvolvimento de estratégias de produção e comercialização de um conteúdo audiovisual ligado ao cinema, TV e internet, bem como com as práticas de mercado para a captação de recursos e operações para o lançamento e distribuição dessa obra.                                  

A QUEM SE DESTINA: O curso destina-se aos profissionais graduados das áreas de ciências humanas, artes e comunicação interessados em criar e gerir um produtora. Abre-se também aos egressos de outros cursos de graduação, tais como direito, administração e economia que possuem experiência profissional no mercado audiovisual.

METODOLOGIA: A primeira fase do programa oferece subsídios para a pesquisa de um nicho de mercado, juntamente com a descrição e análise da cadeia de produção em que ele se apresenta, bem como a criação de uma produtora de conteúdo. Em seguida, será produzido um esboço de plano estratégico de comunicação e marketing orientado ao lançamento de um produto ou linha de produtos. Na terceira e última fase do curso, o aluno deverá elaborar os planos operacionais para implementar a estratégica de comunicação, divulgação e marketing, dando conta dos aspectos legais relevantes observados no processo de operacionalização dos planos

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras – 19h10min às 22h45min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Luciana Rodrigues

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

*condições especiais para associados BRAVI

PROGRAMA

Cadeia de Produto Audiovisual 
Objetivo: mapear a cadeia produtiva do audiovisual e as novas oportunidades que o mercado apresenta para o setor, assim como aprimorar os projetos e produções audiovisuais.

Cinema e TV na Era Digital 
Objetivo: conhecer as transformações do mercado audiovisual devido à rápida passagem do analógico para o digital, e as consequências que resultaram em um novo modelo de negócio tecnológico.

Direito Autoral e Negociação – 
Objetivo: aprimorar os conhecimentos do direito autoral na área do audiovisual e de todos os aspectos das negociações para que o projeto alcance o maior nível de segurança e responsabilidade legal.

Distribuição e Exibição de Produtos Audiovisuais 
Objetivo: aprimorar o estudo das áreas de distribuição e difusão de uma obra audiovisual, assim como as principais janelas de exibição de produto.

Estratégias de Negócio na Internet 
Objetivo: conhecer as possibilidades técnicas e conceituais do negócio audiovisual especificamente nos canais da  internet e nas novas plataformas digitais.

Formatação de Projetos 
Objetivo: permitir a elaboração de um projeto estruturado e esquematizado que atenda às demandas que o mercado apresenta tais como: editais públicos ou privados, concursos e festivais.

Legislação e Políticas Públicas 
Objetivo: conhecer os aspectos legais relacionados ao setor audiovisual brasileiro, assim como as políticas públicas apresentadas pelo governo, e uma reflexão do impacto causado pelas leis que regem o negócio audiovisual.

Metodologia de Pesquisa 
Objetivo: aprofundar os métodos de pesquisa científica e as ferramentas necessárias para a elaboração de um projeto estruturado.

O Modelo do Mercado Audiovisual Brasileiro e Mundial 
Objetivo: identificar os modelos de produtos e negócios do setor audiovisual, no qual veículos e plataformas se interligam criando parcerias entre cinema, televisão 
aberta ou fechada e internet.

Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual 
Objetivo: estudar elementos da linguagem do cinema, minisséries e sitcons, focando em seus aspectos de produção e nas diferenças na construção de um produto gerado para esses formatos.

Plano Estratégico de Produto Audiovisual 
Objetivo: conhecer as equações necessárias para um plano estratégico inteligente e eficaz no lançamento de um produto audiovisual, deliberadas pelo produtor, distribuidor e exibidor.

Planejamento do Produto Audiovisual 
Objetivo: identificação das etapas de um planejamento adequado para um produto audiovisual que envolve preparação, pré-produção, produção, desprodução e pós-produção, com ênfase na confecção de cronogramas e orçamentos.

Plano de Comunicação e Marketing para Produtos Audiovisuais 
Objetivo: permitir o reconhecimento o papel da assessoria de imprensa na divulgação e o papel da assessoria de marketing na promoção de um produto audiovisual brasileiro.

Plano de Negócio 
Objetivo: conhecer as variações do negócio que acontecem nos planejamentos de uma produção audiovisual que deverão nortear os passos a serem dados pelo empreendedor.

Produção Executiva 
Objetivo: identificar o papel do produtor executivo na confecção de uma produtora de conteúdo, as etapas dessa construção, assim como as negociações com investidores e patrocinadores de um produto audiovisual.

Estudos Articuladores I e II
Objetivo: articular os conteúdos das diversas disciplinas visando o desenvolvimento de um projeto elaborado pelos alunos.

DOCENTES

  • André Gatti (Currículo Lattes)
  • Arthur Marques (Currículo Lattes)
  • Eva Laurenti (Currículo currículo Lattes
  • Fátima Gigliotti (Currículo Lattes)
  • Humberto Neiva (Currículo Lattes)
  • Luciana Rodrigues (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

ATENDIMENTO

São Paulo - Sede

Presencial - de segunda a sexta feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 12h

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

(11) 3662-7449

pos@faap.br

Como chegar

São José dos Campos

De segunda a sexta, das 9h às 21h30.
e aos sábados, das 9h às 13h

(12) 3925-6400

possjc@faap.br

Como chegar

Ribeirão Preto

De segunda a sexta-feira das 9h às 20h.
Aos sábados das 9h às 13h.

(16) 3913-6300

posrp@faap.br

Como chegar

Brasília

Setor bancário Sul, Quadra 2, lote 15,
Edifício Prime, Sala 608/609.

segunda a sexta das 9h às 18h.
(61) 3223-3120

faapbrasilia@faap.br

Como chegar

Geo Trust - Site Seguro
Facebook FAPP Twitter FAAP Instagram FAAP Google Plus FAAP Youtube FAAP Linkedin FAAP