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Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O mercado audiovisual brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos e o advento do digital transformou por completo os modelos de produção e negócio dos produtos audiovisuais, criando a exigência de novas leis e regulamentações no campo da cultura nacional. Esse novo cenário mudou o perfil do produtor audiovisual, pois o novo profissional busca criar sua própria produtora de conteúdo, traçar os planos de negócios, assim como negociar a distribuição e difusão do produto realizado. Nesse cenário, o produtor se torna um sujeito capaz de gerenciar todas as etapas da cadeia de produção e circulação do audiovisual.

OBJETIVO: Preparar o aluno para a criação e/ou gestão de uma produtora de conteúdo audiovisual que atue nos segmentos de cinema, TV e internet, observando tanto os aspectos legais e administrativos quanto as estratégias do mercado audiovisual nacional e internacional. Fomentar a interação do aluno com as diversas áreas que compõem o desenvolvimento de estratégias de produção e comercialização de um conteúdo audiovisual ligado ao cinema, TV e internet, bem como com as práticas de mercado para a captação de recursos e operações para o lançamento e distribuição dessa obra.                                  

A QUEM SE DESTINA: O curso destina-se aos profissionais graduados das áreas de ciências humanas, artes e comunicação interessados em criar e gerir um produtora. Abre-se também aos egressos de outros cursos de graduação, tais como direito, administração e economia que possuem experiência profissional no mercado audiovisual.

METODOLOGIA: A primeira fase do programa oferece subsídios para a pesquisa de um nicho de mercado, juntamente com a descrição e análise da cadeia de produção em que ele se apresenta, bem como a criação de uma produtora de conteúdo. Em seguida, será produzido um esboço de plano estratégico de comunicação e marketing orientado ao lançamento de um produto ou linha de produtos. Na terceira e última fase do curso, o aluno deverá elaborar os planos operacionais para implementar a estratégica de comunicação, divulgação e marketing, dando conta dos aspectos legais relevantes observados no processo de operacionalização dos planos

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/ 2019

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas, das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Luciana Rodrigues

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$25.150,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 23.892,50
12x (sem juros): R$ 2.095,83
18 x R$ 1.553,36 
24 x R$ 1.203,70
R$ 500,00 + 36x de R$ 1.009,68 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 782,41 negociadas diretamente com o

*condições especiais para associados BRAVI

PROGRAMA

Cadeia de Produto Audiovisual 
Objetivo: mapear a cadeia produtiva do audiovisual e as novas oportunidades que o mercado apresenta para o setor, assim como aprimorar os projetos e produções audiovisuais.

Cinema e TV na Era Digital 
Objetivo: conhecer as transformações do mercado audiovisual devido à rápida passagem do analógico para o digital, e as consequências que resultaram em um novo modelo de negócio tecnológico.

Direito Autoral e Negociação
Objetivo: aprimorar os conhecimentos do direito autoral na área do audiovisual e de todos os aspectos das negociações para que o projeto alcance o maior nível de segurança e responsabilidade legal.

Distribuição e Exibição de Produtos Audiovisuais 
Objetivo: aprimorar o estudo das áreas de distribuição e difusão de uma obra audiovisual, assim como as principais janelas de exibição de produto.

Estratégias de Negócio na Internet 
Objetivo: conhecer as possibilidades técnicas e conceituais do negócio audiovisual especificamente nos canais da  internet e nas novas plataformas digitais.

Estudos Articuladores I e II
Objetivo: articular os conteúdos das diversas disciplinas visando o desenvolvimento de um projeto elaborado pelos alunos.

Formatação de Projetos 
Objetivo: permitir a elaboração de um projeto estruturado e esquematizado que atenda às demandas que o mercado apresenta tais como: editais públicos ou privados, concursos e festivais.

Legislação e Políticas Públicas 
Objetivo: conhecer os aspectos legais relacionados ao setor audiovisual brasileiro, assim como as políticas públicas apresentadas pelo governo, e uma reflexão do impacto causado pelas leis que regem o negócio audiovisual.

Metodologia de Pesquisa 
Objetivo: aprofundar os métodos de pesquisa científica e as ferramentas necessárias para a elaboração de um projeto estruturado.

O Modelo do Mercado Audiovisual Brasileiro e Mundial 
Objetivo: identificar os modelos de produtos e negócios do setor audiovisual, no qual veículos e plataformas se interligam criando parcerias entre cinema, televisão 
aberta ou fechada e internet.

Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual 
Objetivo: estudar elementos da linguagem do cinema, minisséries e sitcons, focando em seus aspectos de produção e nas diferenças na construção de um produto gerado para esses formatos.

Plano Estratégico de Produto Audiovisual 
Objetivo: conhecer as equações necessárias para um plano estratégico inteligente e eficaz no lançamento de um produto audiovisual, deliberadas pelo produtor, distribuidor e exibidor.

Planejamento do Produto Audiovisual 
Objetivo: identificação das etapas de um planejamento adequado para um produto audiovisual que envolve preparação, pré-produção, produção, desprodução e pós-produção, com ênfase na confecção de cronogramas e orçamentos.

Plano de Comunicação e Marketing para Produtos Audiovisuais 
Objetivo: permitir o reconhecimento o papel da assessoria de imprensa na divulgação e o papel da assessoria de marketing na promoção de um produto audiovisual brasileiro.

Plano de Negócio 
Objetivo: conhecer as variações do negócio que acontecem nos planejamentos de uma produção audiovisual que deverão nortear os passos a serem dados pelo empreendedor.

Produção Executiva 
Objetivo: identificar o papel do produtor executivo na confecção de uma produtora de conteúdo, as etapas dessa construção, assim como as negociações com investidores e patrocinadores de um produto audiovisual.

DOCENTES

  • Arthur Marques (Currículo Lattes)
  • Edson Gomes da Rocha (Currículo Lattes)
  • Eva Laurenti (Currículo Lattes
  • Fátima Gigliotti (Currículo Lattes)
  • Gilberto Toscano (LinkedIn)
  • Guilherme  Carboni (Currículo Lattes)
  • Humberto Neiva (Currículo Lattes)
  • Igor Kupstas Janczukowicz (LinkedIn)
  • Lilian Solá Santiago (Currículo Lattes) 
  • Luciana Rodrigues (Currículo Lattes)
  • Mauro  Baptista y Vedia (Currículo Lattes)
  • Raquel Lemos (Currículo Lattes)
  • Reynaldo Marchesini (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

Análise de Currículo e Portfólio, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. Esse material deverá ser enviado em arquivo pdf para a coordenação do curso.
A Carta de Interesse deve informar: a. O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b. Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c. Quais as expectativas do candidato de mudanças ou desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional; d. Qual é a disponibilidade do candidato para se dedicar às aulas, às leituras e ao desenvolvimento uma pesquisa ou plano de comunicação e negócios.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.