psplsgp
MENU
Imagem da área

Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais

Turma Confirmad

Turma Confirmada

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O mercado audiovisual brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos e o advento do digital transformou por completo os modelos de produção e negócios dessa área, criando a exigência de novas leis e regulamentações no campo da cultura nacional. Esse cenário mudou o perfil do produtor audiovisual, que tende agora a empreender em sua própria produtora de conteúdo, traçando os planos de seus negócios, gerindo também a distribuição e difusão do produto realizado. Nesse contexto, o produtor deve se tornar um profissional com visão estratégica de seu negócio, capaz de gerenciar todas as etapas da cadeia de produção e circulação do audiovisual.

OBJETIVO: Formar profissionais para a criação e gestão de uma empresa de conteúdo audiovisual qualificado, com conhecimento dos aspectos legais, formais e estratégicos do mercado audiovisual nacional e internacional.
Fomentar a interação do aluno com as diversas áreas que compõem a produção e a comercialização de um conteúdo audiovisual ligado ao cinema, televisão e internet.
Oferecer uma vivência das técnicas e práticas de mercado que vão da captação de recursos até as operações para lançamento e distribuição de uma obra audiovisual.

CURSO INDICADO PARA: Profissionais, gestores e empreendedores que desejam assumir posições de gestão nos mercados audiovisuais de conteúdo qualificado para TV, Cinema e Internet.

DINÂMICA DO CURSO: Aulas expositivas, estudos de caso focado em analises de desempenho de empresas e produtos audiovisuais do mercado brasileiro, exercícios práticos que envolvem todas as etapas de construção de um Plano de Negócios para o mercado audiovisual.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: Agosto/2020

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10min às 22h45min
Obs¹.: Aulas na modalidade on line / remotas até autorização governamental para o retorno às atividades presenciais.
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Luciana Rodrigues

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$ 26.400,00
À vista (com 5% de desconto) R$ 25.080,00
12 x (sem juros) R$ 2.200,00
18 x R$ 1.630,60
24 x R$ 1.263,55
R$ 500,00 + 36 X de R$ 1.059,89 negociadas diretamente com o PraValer
R$ 500,00 + 48 X de R$ 821,31 negociadas diretamente com o PraValer

PROGRAMA

Aspectos legais do Audiovisual: Registros, Negociações e Contratos
Objetivo: Compreender os aspectos legais implicados em contratações e negociações na área audiovisual.

Cadeia de Produto Audiovisual
Objetivo: Mapear a cadeia produtiva do audiovisual e compreender as novas oportunidades que o mercado apresenta para o setor. Aprimorar os projetos e produções audiovisuais.

Direitos Autorais e de Personalidade
Objetivo: Entender os princípios dos direitos autorais, conexos e direitos de personalidade na área do audiovisual.

Distribuição e Exibição de Produtos Audiovisuais
Objetivo: Conhecer as áreas de distribuição e difusão de uma obra audiovisual, assim como as principais janelas de exibição de um produto.

Empreendedorismo e Gestão empresarial
Objetivo: Desenvolver a compreensão das operações de uma empresa de conteúdo audiovisual, suas políticas comerciais, gestão de pessoas e ferramentas para orientar a atuação no mercado de forma a buscar sustentabilidade financeira.

Estratégias de Negócios na Internet 
Objetivos: Desenvolver habilidades para atuar nas diferentes configurações técnicas e conceituais do negócio audiovisual e mais especificamente nos canais da internet e nas novas plataformas digitais.

Estudos Articuladores: Cadeia Audiovisual
Objetivo: Articular os conteúdos amplos relativos ao mercado e à produção audiovisual

Estudos Articuladores: Plano de Negócios
Objetivos: Permitir uma revisão técnica e crítica de um plano de negócios. Discutir formas de apresentação do Plano de Negócios para diferentes parceiros.

Formatação do Projeto Audiovisual
Objetivos: Desenvolver um projeto estruturado e esquematizado visando o financiamento indireto e direto, chamadas públicas e festivais.

Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais no Audiovisual
Objetivo: Compreender o uso das redes sociais como ferramenta de marketing para negócios do audiovisual, considerando geração de engajamento e publicidade.

Mercado Audiovisual Mundial
Objetivo: Compreender os modelos de negócios e políticas públicas dos principais mercados audiovisuais, considerando o processo de globalização.

Modelo do Mercado Audiovisual Brasileiro
Objetivo: Conhecer os modelos adotados no audiovisual brasileiro, considerando as parcerias entre o cinema, a televisão aberta ou fechada e a internet.

Pesquisa e Desenvolvimento de Plano de Negócios
Objetivos: Conhecer as variações do negócio e as possibilidades de planejamento de uma produção audiovisual.

Planejamento do Produto Audiovisual: Direção de Produção
Objetivos: Desenvolver um planejamento adequado para um produto audiovisual, envolvendo preparação, pré-produção, produção, desprodução e pós-produção. Exercitar a construção de organogramas, cronogramas e orçamentos.

Planejamento para festivais, eventos e formação audiovisual
Objetivos: Identificar e adquirir capacidades para promover as ações necessárias à realização de eventos de difusão e formação na área do audiovisual.

Plano de Comunicação e Marketing: da captação ao lançamento
Objetivos: Planejar o marketing e a divulgação de um produto audiovisual em suas diversas etapas, desde o projeto para captação até o lançamento.

Plano Estratégico de Produto Audiovisual 
Objetivos: Entender as equações necessárias para um plano estratégico inteligente e eficaz no lançamento de um produto audiovisual, que envolvem produtor, distribuidor/difusor e exibidor.

Políticas públicas de regulação e fomentos
Objetivo: Conhecer as políticas públicas para fomento e regulação do mercado audiovisual brasileiro e seus Impactos nos negócios audiovisuais.

Produção Executiva
Objetivos: Compreender o papel da produção executiva na confecção de uma empresa de conteúdo audiovisual. Identificar as etapas dessa operação, assim como as negociações com investidores e patrocinadores de um produto audiovisual.

Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo Qualificado
Objetivo: Reconhecer as tendências da linguagem audiovisual e transmídia, de ficção, documentário e animação em filmes, séries e sitcons, focando nos seus aspectos de produção e nas diferenças na construção do produto gerado por esses formatos.

Transmídia, Cinema, Internet e TV
Objetivo: Entender as transformações no mercado audiovisual face à rápida mudança do analógico para o digital e as consequências dos novos modelos de negócio tecnológico e de produção multiplataforma.

DOCENTES

  • Alessandra Meleiro (Currículo Lattes)
  • Eva Laurenti (Currículo Lattes
  • Fátima Gigliotti >(Currículo Lattes)
  • Gilberto Toscano (LinkedIn)
  • Guilherme  Carboni (Currículo Lattes)
  • Humberto Neiva (Currículo Lattes)
  • Igor Kupstas Janczukowicz (LinkedIn)
  • Luciana Rodrigues (Currículo Lattes)
  • Lyara Oliveira (Currículo Lattes)
  • Malu Andrade (Currículo Lattes)
  • Mauro  Baptista y Vedia (Currículo Lattes)
  • Raquel Lemos (Currículo Lattes)
  • Reynaldo Marchesini (Currículo Lattes)
  • Rodrigo Salinas (Currículo Lattes)
  • Thais Angelucci (Currículo Lattes)

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.


A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Agende uma conversa com o coordenador

Preencha o formulário abaixo com seus dados pessoais:

Fechar formulário X