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Gestão Estratégica da Inovação e Competitividade

Turma Confirmada

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Para atuar em um ambiente altamente competitivo, as organizações precisam desenvolver e lançar produtos e serviços diferenciados no mercado. Sob esse ponto de vista, a posição de liderança tem se apoiado cada vez mais na capacidade de inovar, possibilitando à empresa manter e ampliar a sua participação e atender a um mercado de consumidores cada vez mais exigentes. Dessa forma, o programa do curso concebido visando trabalhar os conceitos fundamentais e emergentes da área Inovação e Negócios, proporcionando aos profissionais uma visão holística e dinâmica das organizações, do processo inovativo e das habilidades humanas importantes para o desenvolvimento de novas ideias e novos negócios.

OBJETIVO: Propiciar aos alunos uma visão completa do processo de inovação, como instrumento de catalisação das mudanças do mundo contemporâneo e construção e manutenção de vantagens competitivas para as organizações.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em desenvolver habilidades pessoais e estratégias para gestão do processo de inovação nas empresas.

METODOLOGIA: Aulas expositivas com vistas à atuação profissional dos alunos, dinâmicas e discussões sobre temas específicos, estudos de caso, palestras e atividades em grupo em diversas disciplinas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: abril/2018

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas-feiras das 19h10min às 22h45min
Obs¹.: Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Luiz Eduardo de Abreu da Cunha

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.22.050,00
18 x R$.1.361,89
24x R$.1.055,33

PROGRAMA

ANÁLISE ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE

  • Estratégia Competitiva, Cenários e Tendências

Objetivo: Compreender como uma organização pode obter vantagem competitiva através da inovação em seus produtos, serviços, processos, estratégias de marketing e mudanças organizacionais. São trabalhados os conceitos VRIO, RBV e estratégias de diferenciação, tendo em face a análise do ambiente atual da empresa e dos cenários e tendências empresariais.

  • Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento

Objetivo: Trabalhar o uso estratégico da informação (Business Intelligence) e da gestão do conhecimento com um instrumento para a competitividade e desenvolvimento de inovações.       

  • Sistemas e redes de Inovação: inovação aberta, processos colaborativos e criação coletiva

Objetivo: Apresentar conceitos e experiências (nacionais e internacionais) dos habitats de inovação.

GESTÃO DA INOVAÇÃO

  • Gestão do Processo de Inovação

Objetivo: entender as tipologias de inovação e os diferentes processos para sua gestão, perpassando por questões como risco, sustentabilidade e avaliação do desempenho inovador.

  • Gestão de Projetos e Portfólio de Inovação

Objetivo: discutir como as ferramentas de gerenciamento de portfólio e de projetos podem ser utilizadas pelos gestores na condução do processo de inovação.

  • Gestão de Estratégias Financeiras

Objetivo: Discutir as fontes de financiamento das inovações, fornecer bases para o desenvolvimento um plano financeiro e orçamentário, apresentando técnicas que permitam verificar a viabilidade financeira e realizar o valuation de novos empreendimentos e projetos de inovação.

  • Propriedade Intelectual, Marca e Registro de Patentes

Objetivo: Apresentar conceitos gerais e específicos de Propriedade Intelectual e suas diversas formas de proteção previstas na legislação brasileira.   

MODELOS MENTAIS

  • Empreendedorismo e Modelagem de novos negócios

Objetivo: Abordar os fundamentos do empreendedorismo, evidenciando o comportamento empreendedor e seus aspectos facilitadores. Apresentam-se também   os conceitos de Business Model Genaration, Canvas e Lean Startup, para a modelagem de negócios inovadores.

  • Design Thinking e Criatividade

Objetivo: Possibilitar a compreensão da metodologia do Design Thinking e suas aplicações no desenvolvimento de inovações. Entender o processo criativo, utilizando-se de técnicas como storytelling, braintorming e mind mapping.

  • Gestão de pessoas, equipes e liderança

Objetivo: Desenvolver habilidades gerenciais voltadas para as mudanças e flexibilidade, visando a criação de lideranças, a retenção de talentos e a formação de equipes de alta performance para atuar em ambientes criativos e inovadores.       

  • Projeto de inovação (metodologia de pesquisa)

Objetivo: Fornecer suporte metodológico para a elaboração de um projeto de inovação (trabalho de conclusão de curso).

Obs.: disciplinas em ordem alfabética.

DOCENTES

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula on-line e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.