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Gestão Estratégica da Inovação

SOBRE

CAMPUS: Ribeirão Preto

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O curso de Gestão Estratégica da Inovação propõe a especialização em conhecimentos técnicos e práticos no uso das ferramentas de gestão da inovação modernas, visando auxiliar a tomada de decisões. Trabalho os mecanismos de gestão da inovação e as relações econômicas, instrumentalizando os participantes com as modernas técnicas aplicáveis.

OBJETIVO: Preparar profissionais para os desafios inerentes à maior competitividade, de forma a lhes garantir a melhor empregabilidade, transmitindo técnicas e ferramentas atualizadas na área da gestão da inovação.

A QUEM SE DESTINA: Diretores, gerentes e supervisores; Consultores empresariais e comerciais; Empreendedores; Analistas de inteligência; Profissionais envolvidos na organização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação; Servidores públicos com interesse nos temas inteligência, estratégia e inovação; Profissionais com interesse em agir de forma mais estratégica e inovadora.

METODOLOGIA: Aulas dialogadas, exercícios, cases e seminários. Como parte de uma opção pelas metodologias ativas, o alunos realizam atividades de aplicação de campo, relacionando o conhecimento obtido com as situações reais.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10 às 22h45
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Saulo de Souza Rodrigues (Curriculo Lates)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.18.650,00
18 x R$.1.151,90
24 x R$.892,61

Desconto de 7% na parcela de matrícula para o pagamento feito até dia 31/01/2018.

Descontos não acumulativos. A FAAP se reserva o direito de retirar a promoção sem prévio aviso.

PROGRAMA

Módulo I

Criatividade e Soluções de Problemas
Objetivo: A disciplina tem o objetivo de estudo de ferramentas de alta performance para o processo de tomada de decisão, trabalho em equipe e vivência estratégica na solução de problemas. Criar a necessidade do pensamento e postura criativa em todas as áreas da organização.

Inovação em Processos, Produtos, Serviços e Modelos de Negócios
Objetivo: Estudo do Tipo de Inovação, fontes de inovação, difusão, gerenciamento da inovação, funil da inovação.

Design Thinking
Objetivo: Possibilitar a compreensão da metodológica do Design Thinking e suas aplicações. Introdução das ferramentas,as etapas e agentes.

Ambiente Econômico
Objetivo: O objetivo da disciplina é apresentar conhecimentos técnicos e práticos no uso de ferramentas modernas de Finanças, dos ambientes de negócios, visando auxiliar a tomada de decisões, traçando cenários econômicos.

Empreendedorismo
Objetivo: A disciplina tem como objetivo o estudo do empreendedorismo inovador, comportamento do empreendedor inovador, características empreendedoras.

Gestão Estratégica para Negócios Inovadores
Objetivo: Compreender como uma organização pode obter vantagem competitiva através da inovação em seus produtos, serviços, processos, estratégias de mudanças organizacionais.

Habitats de Inovação
Objetivo: Apresentar conceitos e experiências (nacionais e internacionais) dos Habitats de Inovação: Incubadoras de Empresas, Arranjos Produtivos Locais, Centros Tecnológicos, Parques Tecnológicos

Gestão do Conhecimento
Objetivo: Orientar quanto as principais abordagens organizacional e gestão do conhecimento e sua importância para projetos inovadores.

Modelagem de Negócios
Objetivo: Apresentar conceitos de Business Model Genaration, Lean Startup, o discente deverá criar um modelo de negócios de uma empresa inovadora e validar o modelo.

Metodologia Científica
Objetivo: Fornecer suporte metodológico para a elaboração de trabalho acadêmico científico. Acompanhar e orientar os alunos para a realização dos trabalhos de conclusão dos cursos de pós graduação.

Propriedade Intelectual e Aspectos Legais
Objetivo: Apresentar conceitos gerais e específicos de Propriedade Intelectual, suas diversas formas de proteção previstas na legislação brasileira.

Gestão Estratégica de Marketing
Objetivo: Analisar como uma organização deve se preparar para as inovações em Marketing e compreender as atividades relacionadas ao desenvolvimento e à intermediação de novos métodos de marketing.

Gestão da Sustentabilidade
Objetivo: Estudar a importância dos projetos inovadores focados em sustentabilidade para que as organizações estejam preparadas para uma economia de baixo carbono.

Gestão de Portfólio
Objetivo: Discutir como as ferramentas de gerenciamento de portfólio e de projetos podem ser utilizadas pelos gestores de projetos inovadores.

Internacionalização de Empresas
Objetivo: estudar as estratégias para internacionalização, os modos de entradas nos mercados internacionais, a internacionalização em países em desenvolvimento.

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Objetivo: Apresentar os principais instrumentos financeiros para os projetos de inovação, além das fontes de financiamento e as possibilidades para obtenção de recursos a serem utilizados em projetos de inovação.

Ferramentas Financeiras para Estudo de Viabilidade
Objetivo: Apresentar as ferramentas financeiras e matemáticas para a realização de estudos e análises de projetos inovadores, e avaliação de empresas inovadoras.

Estudo de Viabilidade Financeira e Valuation de empresas Inovadoras
Objetivo: O objetivo desta disciplina é apresentar modelos e técnicas que o habilitem a elaborar procedimentos para a atribuição de valor a empresas e projetos de investimentos, além de apresentar e discutir os conceitos de gestão baseado em valor, fluxo de caixa descontado, valor presente líquido, valor econômico agregado, dentre outros.

Liderança e Gestão de Pessoas
Objetivo: Apresenta as principais habilidades gerenciais exigidas do administrador de pessoas do século XXI, visando a retenção de talentos e a formação de equipes de alta performance para atuar em ambientes criativos e inovadores.

Simulação Empresarial
Objetivo: Proporcionar ao corpo discente conhecimentos básicos, para entendimento da importância da visão sistêmica e integrada das funções preponderantes ao negócio, visando uma melhor definição da política de negócio a ser adotada, com a busca da eficácia no relacionamento: tomadas de decisões e planejamento estratégico.

DOCENTES

  • Eduardo Ciccioni (currículo Lattes)
  • Maria Angélica Oliveira Luqueze (currículo Lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.