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Gestão Estratégica de Marketing

SOBRE

CAMPUS: Ribeirão Preto

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Com um programa abrangente, fundamentado na aplicação prática dos conceitos e estratégias contemporâneas do Marketing no âmbito empresarial nacional e internacional, o curso de Gestão Estratégica em Marketing da FAAP tem por objetivo oferecer aos profissionais um conteúdo de marketing sob a ótica gerencial, de forma a desenvolver e aprimorar o senso crítico e analítico do aluno, diante das diversas ferramentas de marketing utilizadas nos mais diferentes tipos de organizações.

OBJETIVO: Proporcionar aos alunos uma visão sistêmica, incentivando sua capacidade de pensar estrategicamente e utilizar de forma eficaz as modernas estratégias de Gestão de Marketing. Apresentar conceitos e técnicas contemporâneas do marketing adotadas pelas organizações em um contexto globalizado.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais graduados, que visam adquirir e aprimorar competências funcionais, habilidades gerenciais e visão de negócios, voltadas para o marketing, objetivando o preparo para assumir novas responsabilidades gerenciais; bem como empreendedores, consultores e profissionais que desejam se especializar e ampliar conhecimento na área de marketing.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, exercícios, cases e seminários, além da utilização de textos de periódicos para discussão, compreensão e aplicação dos princípios teóricos apresentados. Por meio de dinâmicas criativas, procura-se mostrar aos participantes as mais modernas e atuais ferramentas de marketing e sua utilização prática, promovendo a discussão entre os participantes como forma a otimizar o processo de aprendizado e troca de experiências. Para o Trabalho de Conclusão do Curso os alunos elaboram um projeto aplicado de planejamento de marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/ 2019

HORÁRIO DAS AULAS:
Quinzenalmente
Sextas - 19h10 às 22h45
Sábados – 9h às 17h10
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Nahara Cristine Makovics Fusco (Currículo Lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$ 19.865,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 18.871,75 
12x (sem juros): R$ 1.655,42
18 x R$ 1226,94
24 x R$ 903,22
R$ 500,00 + 36x de R$ 797,51 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 587,09 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

Gestão estratégica
Construir uma visão sistêmica e evolutiva dos modelos de gestão para a implementação das estratégias, bem como ampliar o conhecimento e habilidades, quanto à seleção e aplicação das estratégias de competição e de crescimento que garantam às organizações vantagens competitivas sustentáveis.

Gestão do marketing
Apresentar os conceitos centrais da gestão mercadológica para que o gestor possa planejar e aplicar a melhor combinação de esforços de marketing para a implementação das estratégias da empresa.

Formação e gestão de preços 
Fornecer uma apresentação sistemática das alternativas, métodos analíticos e abordagens a serem considerados na resolução das decisões e estratégias de preço.

Estratégias de branding
Abordar os princípios fundamentais para a seleção e aplicação de estratégias voltadas para a construção, expansão, proteção e manutenção de marcas fortes em mercados altamente competitivos.

Gestão da força de vendas e negociação
Preparar o gestor para a tomada de decisões gerenciais e operacionais associadas à estrutura comercial e a gestão da equipe de vendas, utilizando as melhores práticas de gestão e negociação comercial.

Estratégias de marketing digital
Abordar o ambiente de marketing digital e do comércio eletrônico, tanto do ponto de vista do consumidor quanto do negócio. Discutir as melhores estratégias digitais para projetos ou organizações – economia e planejamento digital, ferramentas, e-Commerce, redes sociais, mobile marketing.

Gestão do marketing global
Apresentar uma perspectiva do ambiente de negócios globalizado e a competitividade global e nas considerações culturais, políticas legais para ingresso em mercados internacionais.

Marketing analytics 
Entender os métodos e processos de inteligência empresarial (BI) para auxiliar o gestor na formulação das estratégias e tomada de decisão, mediante o grande volume de dados capturados pelos diversos sistemas de informação da empresa.

Comunicação integrada de marketing
Apresentar o processo, as principais funções e elementos da comunicação de marketing. Capacita o gestor a analisar e propor planos de comunicação integrada de marketing (CIM) para produtos ou serviços, alinhados à estratégia organizacional.

Métricas de marketing
Capacitar o gestor a selecionar e aplicar métricas adequadas para a mensuração e avaliação do desempenho das ações mercadológicas.

Consumer insights e pesquisa de marketing
Examinar os conceitos e princípios fundamentais do comportamento do consumidor com o objetivo de entender como essas percepções podem ser usadas na tomada de decisões de marketing. Capacitar o aluno a aplicar e analisar a pesquisa de marketing ajustada às necessidades da empresa, identificando o tipo apropriado de técnicas de pesquisa a serem aplicadas.

Marketing de varejo e serviços
Aprofundar os conhecimentos sobre os setores de varejo e serviços, com ênfase na análise e aplicação das melhores estratégias mercadológicas para os diferentes formatos e modelos de negócios.

Estratégias de distribuição e logística
Apresentar a natureza dos canais de distribuição e seu papel na criação de negócios rentáveis. Examinar os conceitos, ferramentas e tendências da gestão de canais, abordando aspectos como logística, distribuição física e eletrônica, gerenciamento de categorias, trade marketing e redes colaborativas.

Gestão do relacionamento com o cliente
Desenvolver habilidades na gestão do relacionamento com o cliente (CRM), por meio da oferta de produtos e serviços que satisfaçam, atendam ou superem suas expectativas para obter e manter fidelidade. Discutir o conceito de “Marketing de Relacionamento” incorporando a captação, fidelização, database marketing e as principais formas de avaliação de resultados sobre as ações.

Planejamento estratégico de marketing
Capacitar o aluno na formulação de um Plano Estratégico de Marketing efetivo, alinhado às metas e necessidades estratégicas da empresa, com a aplicação prática dos referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.

DOCENTES

  • Afrânio Maia Miglioli (Currículo Lattes)
  • Dalton Siqueira Pitta Marques (Currículo Lattes)
  • Daniel Siqueira Pitta Marques (Currículo Lattes)
  • José Eduardo Fernandes (Currículo Lattes)
  • Luiz Henrique Ostanel (Currículo Lattes)
  • Marcelo Verri Baratella (Currículo Lattes)
  • Nahara Cristine Makovics Fusco (Currículo Lattes)
  • Ricardo Angelotti Donegá (Currículo Lattes)
  • Thiago Sanches Costa (Currículo Lattes)

 A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.