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Gestão Estratégica de Serviços

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CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), países que desejam alcançar níveis maiores de desenvolvimento, melhorar as condições de vida de suas populações e a competitividade das suas empresas não podem fazê-lo sem um setor de serviços dinâmico e bem estruturado.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nas últimas décadas, o desempenho das atividades que compõem o setor de serviços vem se destacando pelo dinamismo e pela crescente participação na produção econômica brasileira.

O IBGE - realiza a Pesquisa Anual de Serviços - PAS (principal base de informações sobre serviços no Brasil). Os resultados da última PAS realizada em 2013 indicam que o setor de serviços continua sendo o que mais contribui na composição do Produto Interno Bruto (PIB).

Um setor em crescimento necessita cada vez mais de profissionais altamente qualificados e alinhados com o que há de mais efetivo no que se refere a estratégias e práticas de gestão.

OBJETIVO:
Capacitar os alunos nas estratégias e práticas de gestão de operações e pessoas em organizações e ambientes de serviços. Além da capacitação em práticas de inovação e empreendedorismo.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais que atuam em cargos de direção, gerenciais e de supervisão em organizações de serviço e desejam aumentar suas capacidades de gestão estratégica e de operações e/ou aumentar sua capacidade em inovar e empreender dentro ou fora das organizações em que atuam.

Profissionais com experiência que almejam cargos de direção, gerenciais ou de supervisão.

Profissionais que desejam abrir seu próprio negócio em serviços.

METODOLOGIA:

Abordagem didático-pedagógica, focada em casos reais nacionais e internacionais, com apoio de aulas expositivas, exercícios, jogos, simulações, palestras; utilização de textos de periódicos, artigos e livros para discussão, compreensão e aplicação dos princípios teóricos apresentados pelos  textos; valorização da experiência profissional de cada integrante da turma sempre que aplicável ao tema das aulas. Toda disciplina deve conter pelo menos uma avaliação individual: trabalho ou prova individual.

Os professores de cada disciplina deverão detalhar o conteúdo de cada aula e apresentar o material utilizado e as formas de avaliação.

Todas as disciplinas serão avaliadas pelo aluno duas vezes (a cada 5 aulas).

As avaliações serão monitoradas para verificar se o objetivo e o conteúdo de cada disciplina estão sendo cumpridos.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas - 19h10min às 22h45min.
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente

COORDENAÇÃO: Prof. MSc. Maurício Ricardo Bruno Sócio

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$ 21.000,00 à vista
18 x R$ 1.297,04
24 x R$ 1.005,08

Estratégias e Gestão de Organizações de Serviços
Objetivo: Apresentar metodologias e técnicas modernas para definição e desdobramento de estratégias e objetivos estratégicos das organizações de serviços. Apresentar os fundamentos da gestão estratégica em diversos ambientes de serviços.

Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade
Objetivo: Apresentar os conceitos, fundamentos, técnicas e métodos para inovação e empreendedorismo. Capacitar os participantes no alinhamento das estratégias de sustentabilidade com os métodos de inovação e os princípios do empreendedorismo.

Gestão da Qualidade e de Processos em Serviços
Objetivo: Capacitar os participantes nos princípios e ferramentas de Gestão da Qualidade e na Gestão por Processos de forma a possibilitar o desdobramento das estratégias da organização, com abordagem por processos para melhoria dos serviços e processos da organização. Apresentar os fundamentos da gestão da qualidade e de processos em diversos ambientes de serviços.

Gestão das Operações de Serviços
Objetivo: Apresentar os conceitos e fundamentos da Gestão de Operações de Serviços. Apresentar ferramentas e sistemas modernos para planejamento, programação, controle e gestão das operações de serviços com alinhamento às estratégias da organização.

Gestão Financeira e de Custos
Objetivo: Apresentar a estrutura dos custos envolvidos nas organizações de serviços e as técnicas básicas para decisões sobre investimento. Apresentar e discutir os principais elementos ligados à finanças e aos aspectos econômicos que influenciam na tomada de decisões nas organizações.

Gestão Logística e da Cadeia de Suprimentos em Serviços
Objetivo: Apresentar metodologias, ferramentas e sistemas modernos de gestão logística de materiais, insumos, produtos e serviços de forma a garantir a efetividade na gestão das organizações de serviços. Apresentar metodologias de gestão da cadeia de suprimentos, envolvendo fornecedores, terceiros e parcerias.

Gestão de Pessoas e Competências
Objetivo: Apresentar fundamentos, conceitos, técnicas e metodologias para gestão das pessoas das organizações e suas competências, com ênfase no desenvolvimento dos recursos humanos e o devido alinhamento com as estratégias organizacionais

Gestão de TI e infraestrutura
Objetivo: Apresentar fundamentos, conceitos e sistemas para gestão da infraestrutura e de Tecnologia da Informação, com o devido alinhamento às estratégias e prioridades da organização.

Gestão de Projetos
Objetivo: Capacitar os participantes nos conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos envolvendo todas as áreas de conhecimento necessárias para o sucesso dos projetos de serviços e processos, incluindo a gestão de riscos.

Marketing, Fidelização de Clientes e Comunicação
Objetivo: Apresentar técnicas e metodologias de negociação, vendas, persuasão. Apresentar métodos e técnicas de marketing, estudo de mercado e estratégias de divulgação e comunicação com os clientes e técnicas de fidelização de clientes.

Compliance e Governança Corporativa
Objetivo: Apresentar as estratégias, práticas, técnicas e sistemas mais modernos de governança corporativa e compliance, bem como o alinhamento dos mesmos com as estratégias da organização para o atendimento às normas e legislações internos e externos.

Sistemas de Gestão Integrados: Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Objetivo: Apresentar as orientações normativas nacionais e internacionais para implantação de Sistemas de Gestão Integrados de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e as práticas de gerenciamento e execução de auditorias em sistemas de gestão integrados.

Metodologia Científica
Objetivo: Fundamentar o trabalho de conclusão do curso (TCC).

  • Antonio Rafael Namur Muscat (currículo Lattes)
  • Divane Alves da Silva (currículo Lattes)
  • Giancarlo Pereira (currículo Lattes)
  • Jorge Luiz de Biazzi (currículo Lattes)
  • Maurício Ricardo Bruno Sócio (currículo Lattes)
  • Nathalia de Castro Zambuzi (currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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