pgnvm
MENU
Imagem da área

Negócios e Varejo de Moda

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: A moda é um dos setores mais relevantes do Brasil, gerando cerca de 1 milhão de empregos apenas no varejo.  Em um ambiente com grande diversidade de nichos e formatos de atuação, é latente a demanda por profissionais que conciliem habilidades criativas às de gestão.
Na Pós-Graduação em Negócios e Varejo de Moda, a FAAP prepara líderes para o mercado, consolidando conhecimentos e habilidades de moda, design, tecnologia, estratégia, gestão, finanças, marketing e varejo.

OBJETIVO: Preparar seus alunos para posições de liderança no mercado de moda, seja através do empreendedorismo ou da ascensão em empresas do setor.  Para atingir tal objetivo, o curso se apoia em quatro principais pilares:

- Formação de repertório em design e tecnologia de moda.
- Desenvolvimento de visão estratégica do mercado de moda.
- Capacitação quanto a ferramentas de gestão das principais funções organizacionais de negócios de moda: marketing, estilo, planejamento e produção, finanças, recursos humanos.
- Especialização para gestão de marcas e do varejo de moda, com destaque para marketing digital, branding e visual merchandising.

A FAAP é um dos grandes centros de ensino do país, parte integrante do calendário cultural e formadora de profissionais da mais alta competência, contando com um corpo docente altamente especializado capaz de prover as habilidades necessárias para cumprir este objetivo.

A QUEM SE DESTINA: Gestores, profissionais e empreendedores portadores de diploma em cursos de graduação ou demais cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação, que desejam se destacar no mercado de moda através de habilidades de criação, estratégia e gestão.

METODOLOGIA: A metodologia do curso se baseia em aulas com exposições dialogadas, exercícios, simulações, seminários e painéis, além da utilização de textos de periódicos e cases para discussão, compreensão e aplicação dos princípios teóricos apresentados. 
Prioriza-se, na abordagem de cada disciplina, o aprofundamento dos conceitos teóricos e sua aplicabilidade no mundo dos negócios voltados para o setor da moda. Para tanto, serão utilizados estudos de casos e exercícios que incentivem a análise e tomada de decisão frente aos problemas empresariais apresentados.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2019

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas, das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Marília Piccinini da Carvalhinha - mpcarvalhinha@faap.br

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$25.150,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 23.892,50
12x (sem juros): R$ 2.095,83
18 x R$ 1.553,36 
24 x R$ 1.203,70
R$ 500,00 + 36x de R$ 1.009,68 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 782,41 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

Gestão de Pessoas
Seleção, captação e retenção de profissionais. Processos de liderança.

Modelo de Negócios
Componentes de um modelo de negócios em termos de marketing, operações e finanças.  Inovação para a geração de valor e de vantagens competitivas.  

Conceitos de Design
Metodologia de design para a criação e implementação de projetos.

Fundamentos da Tecnologia Têxtil 
Estudo da produção, materiais e tendências dos materiais têxteis.

Ciclo de Produção em Moda
C adeia de valor têxtil-vestuário e seus processos produtivos. 

Gestão Financeira em Negócios e Varejo de Moda
Análise financeira de caixa e resultados, custeio, precificação e matemática financeira.

Projeto de Pesquisa e Plano de Negócios
Noções básicas de metodologia de pesquisa, estrutura geral de um plano de negócios e abordagens para desenvolvimento de monografia. 

Gestão de Operações em Negócios e Varejo de Moda
Gestão da operação dos negócios de moda pelos ângulos do varejo e do atacado.

Marketing de Moda
P rincípios de marketing e estratégias mercadológicas contemporâneas do setor da moda.

Branding
Conceitos de marca e reputação, análise das tendências de comportamento do consumidor que influenciam na questão de construção de branding.

Comunicação de Moda
Comunicação de moda, linguagens e abordagens direcionadas ao público-alvo e à audiência.

Varejo de Moda
Estratégias de distribuição de varejistas locais e internacionais de moda, calendários, planejamento e gestão de compras no varejo de moda.

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
Comportamento de compra e técnicas de pesquisa de mercado.

Processo de Desenvolvimento de Coleções
Pesquisa de moda para o processo de criação de coleções e desenvolvimento de produtos voltados para mercado.

Merchandising Visual
Análise do ponto de venda e ferramentas estratégicas de merchandising.

Marketing Digital
Conceitos e técnicas de gestão de marketing e comunicação com foco no uso efetivo das redes sociais.

Casos Especiais e Sustentabilidade Aplicados à Moda
Estudo de casos reais de empresas de moda nacionais e internacionais e gestão da sustentabilidade ao longo da cadeia de valor.

Obs. A FAAP poderá alterar o conteúdo ou cancelar o curso sem aviso prévio

DOCENTES

DOCENTES:

  • Amnon Armoni (Currículo Lattes)
  • Cintia Lie Matuzawa (Currículo Lattes)
  • João Braga
  • Katherine Sresnewsky (Currículo Lattes)
  • Maria Inez Murad (Currículo Linkedin)
  • Marília Piccinini da Carvalhinha (Currículo Lattes)
  • Sonia Helena dos Santos (Currículo Lattes)
  • Thiago Costa (Currículo Lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.