pgpetv
MENU
Imagem da área

Produção Executiva de TV e Produtos Multiplataforma

Turma Confirmada

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Toda a estrutura da indústria de TV, audiovisual e entretenimento foram impactadas profundamente pelas tecnologias de comunicação baseadas na Internet. Estas mudanças levaram a processos de reestruturação das formas de criação, produção e distribuição de conteúdos para públicos cada vez mais segmentados, ávidos por novidades e diversidade de produtos e serviços. Este programa responde às exigências que esse novo contexto impõe aos produtores executivos e gestores que atuam em empresas de diversos portes, em todas as áreas do broadcasting e da produção independente, que precisam articular processos relacionados à criação, negócios e tecnologia. Os profissionais serão capacitados para a utilização de ferramentas de administração, marketing, direito, produção e comunicação visando à concretização de negócios nestes novos mercados.

OBJETIVO: Oferecer a visão da criação, produção e distribuição de conteúdos do broadcast, da produção independente e das novas plataformas de comunicação como negócio, preparando o aluno para assumir cargos executivos e gerenciais no mercado de TV, audiovisual e internet. Permitir o aprendizado de técnicas de gestão de equipes e de desenvolvimento de liderança aplicáveis a esse mercado. Oferecer subsídios para o desenvolvimento de plano de negócios (business plan), captação de recursos, preparação de orçamento, comercialização de produtos multiplataforma, e para compreensão da influência que a audiência exerce nos negócios do broadcast, considerando as novas plataformas de comunicação. Preparar o aluno para o desenvolvimento de estratégias de elaboração de produtos audiovisuais multimídia, considerando as transformações trazidas pelas redes digitais na linguagem dos conteúdos.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais de TV e produtoras, jornalistas, publicitários, radialistas, relações públicas, cineastas. Pessoas de qualquer formação interessadas em atuar no mercado da TV e do audiovisual como criadores, produtores, produtores executivos, diretores de programa, diretores de programação e produtores de conteúdos, que almejam postos executivos na indústria do broadcasting, audiovisual e entretenimento. Graduados em Comunicação Social que queiram construir uma visão estratégica da TV, audiovisual e conteúdos multiplataforma como negócio.

METODOLOGIA: Além de leitura de textos, exibição de vídeos e realização de exercícios, as aulas são realizadas na maior parte do tempo com discussões de cases que possam tornar mais compreensíveis os assuntos relativos à gestão de conteúdos multiplataforma para TV e audiovisual. As disciplinas teóricas são voltadas à formação de repertório que permita ao profissional ampliar o diálogo com suas equipes e realizar análises de dados de mercado. O curso prevê ainda uma série de palestras com profissionais de mercado e visitas monitoradas a empresas do setor.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/a

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: sábados - 09h00 às 17h10min.
Obs.: visitas e palestras poderão ser agendadas em outros dias da semana, sempre considerando a disponibilidade dos professores e alunos.

COORDENAÇÃO: Prof. Alvaro Bufarah Junior (Currículo Lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$ 26.300,00
18 x R$ 1.624,39
24 x R$ 1.258,74

PROGRAMA

Gestão Estratégica
Objetivo: capacitar os alunos para uma visão crítica e analítica da estrutura de uma empresa para a construção dos planos estratégicos de gestão de empresas de comunicação. 

Gestão de Pessoas
Objetivo: conhecer as principais técnicas de gestão de RH e analisar suas aplicações nas empresas de comunicação do setor de Televisão e Audiovisual. Realizar exercícios de administração de processos e de pessoas, visando à construção da equipe e edificação do líder. Refletir sobre o comportamento dos executivos do setor de comunicação frente às adversidades do mercado.

Gestão de Marketing
Objetivo: formar alunos aptos as desenvolverem análise de marketing sobre produtos, serviços e mercados de televisão e audiovisual. 

Gestão Financeira
Objetivo: conhecer as técnicas de gestão de finanças que norteiam o desenvolvimento de projetos, diferenciação de custos e investimentos da empresa de tv ou audiovisual. 

Produção Executiva I: Broadcast
Objetivo: conhecer e exercitar as técnicas de administração das estruturas de planejamento e criação. Mapear as exigências do mercado da televisão nas diversas mídias. Entender as diferenças das características de produção para os diferentes mercados televisivos e de entretenimento. 

Gestão de Formatos e Conteúdos
Objetivo: entender a aplicação e adaptação de formatos em diferentes mercados. Permitir a construção de uma leitura crítica que diferencie os diversos gêneros e formatos, bem como suas aplicações nos mercados de televisão, audiovisual e de internet. 

Panorama do Mercado Audiovisual: Brasil e Mundo
Objetivo: estudar do cenário de produção de conteúdos televisivos, audiovisuais e de multiplataforma, bem como, movimentos empresariais (fusões, aquisições, estratégias de sucesso e resultados). 

Branding – Gestão de Marca
Objetivo: permitir a identificação das novas relações entre as marcas e os produtos televisivos e audiovisuais em ambientes on e off line. Planejar a criação e produção de conteúdo audiovisual customizado em ambiente multiplataforma.

Business I: Inteligência de Mercado
Objetivo: possibilitar aos alunos uma leitura crítica das ferramentas de análise de dados sobre o mercado televisivo, de audiovisual e de internet para a criação de conteúdos multiplataforma. 

Produção Executiva II; Audiovisual
Objetivo: conhecer e exercitar as técnicas de administração das estruturas de planejamento e criação. Mapear as exigências do mercado de audiovisual nas diversas mídias. Entender as diferenças das características de produção para os diferentes mercados tendo como ponto de partida a visão da produtora de conteúdos.  

Comportamento da Audiência
Objetivo: conhecer as formas de aferição do comportamento da audiência, análise de resultados, estruturação de pesquisas leitura de informações sobre público (expectador e usuário)

Gestão de Programação
Objetivo: desenvolver estratégias e técnicas para a elaboração de programas e grades de
programação. Compreender o papel do diretor de programação. Entender a relação entre conteúdo, audiência e comercialização de conteúdos em diferentes formatos para televisão, produtos audiovisuais e multiplataforma. 

Produção de TV e Audiovisual Multimídia
Objetivo: conhecer a história do desenvolvimento das tecnologias e as suas implicações a criação, produção e distribuição de conteúdos para tv e para internet. Debater o impacto da Digitalização no mercado de televisão, audiovisual e produtos multiplataforma. 

Seminários Avançados I e II
Objetivo: apresentar discussões atuais sobre temas de interesse dos alunos tendo como base as alterações sofridas pelo setor, com aulas com professores convidados, palestrantes do mercado e estudiosos de temas correlatos. 

Gestão Jurídica e Responsabilidade Social
Objetivo: pensar a relação entre as empresas do setor com os profissionais de comunicação, entre as instituições, seus concorrentes, e a sociedade, levando em conta conflito dos interesses e os direitos da sociedade civil. Situar o conflito entre direito à propriedade intelectual e o direito ao acesso à cultura.

Business II: captação de recursos
Objetivo: apresentar as principais dinâmicas do ambiente de negócios, as técnicas e teorias do business. Pensar os produtos audiovisuais e multiplataforma como negócios, levando em conta seus processos artísticos e financeiros. Entender as formas de captação e a administração de recursos financeiros para a viabilização de programas e conteúdos multimídia. 

Jornalismo Multimídia
Objetivo: entender o modelo de negócio do jornalismo em ambiente multimídia. Entender os processos de geração e gestão de informação. Refletir sobre as especificidades das emissoras e produtoras de conteúdos jornalísticos.  

Gestão de Distribuição de TV e de Conteúdos Audiovisuais
Objetivo: entender os possíveis mercados e as formas de distribuição de conteúdos de TV e audiovisuais em broadcasting e multiplataformas.

Gestão de Comunicação Integrada
Objetivo: apresentar as diversas ferramentas de comunicação para a divulgação de conteúdos tendo como foco dar visibilidade as ações das empresas do setor buscando reforçar a marca, produtos e serviços. 

Gestão de Mídias Sociais
Objetivo: apresentar um panorama sobre a gestão dos recursos de mídias sociais e suas aplicações na interação com os expectadores de conteúdos televisivos, audiovisuais e multiplataforma. 

Metodologia Científica
Objetivo: capacitar o aluno para o tratamento científico de suas ideias, tendo como base os modelos técnicos e éticos da produção acadêmica.

DOCENTES

  • André Costa (Curriculo Lattes)
  • Alvaro Bufarah Junior (Curriculo Lattes
  • Dirceu Lemos da Silva (Curriculo Lattes
  • Fernando Carlos Moura (Curriculo Lattes
  • Giani Scarim (Curriculo Lattes
  • Lyara Oliveira (Curriculo Lattes
  • Krishma Anaísa Coura Carreira (Curriculo Lattes
  • Marina de Lima Draib Alves (Curriculo Lattes
  • Mayanna Estevanim (Curriculo Lattes

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a) O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b) Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c) Disponibilidade para realização de uma Pós-Graduação, considerando duração do curso e dias das aulas.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.