Faça Valer. Faça FAAP.

Produção Executiva e Gestão da Televisão

Não há vagas disponíveis para esse curso.
Avise-me

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: A indústria midiática, mais precisamente a televisão, passa por um processo constante de atualização de protocolos técnicos e operacionais que exige a formação de executivos preparados para a gestão de processos, em todas as áreas do broadcasting e da Produção Independente. Por um lado, muitos dos profissionais convocados a empreender ou a assumir cargos executivos têm suas experiências concentradas essencialmente na área de criação. Por outro, as ferramentas tradicionais de produtividade e gestão assumem características muito específicas quando aplicadas ao mercado da televisão. Tudo isso aponta para um campo muito singular de conhecimentos, ainda pouco sistematizado nos cursos de comunicação e de administração.

OBJETIVO: Oferecer a visão do broadcast e da Produção Independente como negócio, preparando o aluno para assumir cargos executivos e gerenciais no mercado da televisão. Permitir o aprendizado de técnicas de gestão de equipes e de desenvolvimento de liderança. Oferecer subsídios para o desenvolvimento de plano de negócios (business plan), captação de recursos, preparação de orçamento, comercialização do produto televisivo e a consequente influência da audiência nos negócios da televisão. Preparar o aluno para o desenvolvimento de estratégias para elaboração de programação, com o cruzamento das diversas plataformas de realização (crossmedia), considerando a influência e possibilidades das redes digitais na linguagem dos programas de televisão.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais de TV que atuam como criadores, produtores, produtores executivos, diretores de programa e diretores de programação que almejam postos executivos na indústria do broadcasting e da Produção Independente; graduados em Comunicação Social que tenham a intenção de construir uma visão da televisão como negócio.

METODOLOGIA: As disciplinas teóricas são voltadas à formação de repertório que permita ao aluno ampliar os diálogos que sua pesquisa estabelece. As aulas são realizadas na maior parte do tempo com discussões de cases que possam tornar mais compreensível os assuntos relativos à Gestão de TV, alem de leitura de textos, exibição de vídeos e realização de exercícios. No espaço de seminários são realizadas palestras com profissionais de mercado.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas durante a semana de acordo com a disponibilidade de alunos e professores.

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: sábados - 09h00 às 17h00min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas durante a semana de acordo com a disponibilidade de alunos e professores.

COORDENAÇÃO: Prof. Alvaro Bufarah Junior (Currículo Lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.26.300,00
18 x R$.1.624,39
24 x R$.1.258,74

- Branded Content
Objetivo: Permitir a identificação das novas relações entre as marcas e os produtos televisivos. Planejar a criação e produção de conteúdo audiovisual customizado. 

- Criação para TV
Objetivo: Conhecer técnicas de criação do conteúdo televisivo. Pensar o programa como produto dentro da grade de programação. Refletir sobre as  diferenças entre os aspectos artísticos e comerciais do produto.

- Business da TV I e II
Objetivo: Apresentar as principais dinâmicas do ambiente de negócios, as técnicas e teorias do business. Oferecer conhecimentos sobre o planejamento e estruturação de empresa. Pensar a TV como negócio, levando em conta seus processos artísticos e financeiros. Entender as formas de captação e a administração de recursos financeiros para a viabilização de programas. Exercitar a construção de um plano de negócio.

- Comportamento da Audiência
Objetivo: Conhecer as formas de aferição do comportamento da audiência e análise de resultados obtidos através das mudanças na grade de programação. 

- Crítica de Televisão
Objetivo: Pensar a televisão como fruto da revolução científico-tecnológica da modernidade. Discutir as relações entre televisão, cultura, sociedade de consumo e políticas culturais.

- Formatos para TV
Objetivo: Entender a aplicação e adaptação de formatos em diferentes mercados. Permitir a construção da "bíblia" do formato.

- Gestão de Recursos Humanos para Televisão
Objetivo: Conhecer as principais técnicas de gestão de RH e testar sua aplicação no campo da Televisão. Realizar exercícios de administração de processos e de pessoas, visando à construção da equipe e edificação do líder. Refletir sobre o comportamento do executivo de televisão frente às adversidades do mercado.

- Legislação e Responsabilidade Social
Objetivo: Pensar a relação entre o profissional de televisão e a sociedade, levando em conta confronto dos interesses da programação com os direitos da sociedade civil. Situar o conflito entre direito à propriedade intelectual e o direito ao acesso à cultura.

- Metodologia Científica
Objetivo: Capacitar o aluno para o tratamento científico de suas ideias, tendo como base os modelos técnicos e éticos da produção acadêmica.

- Panorama da Televisão no Brasil e no Mundo
Objetivo: Estudar do cenário da mídia televisiva no mundo, mapeando as mais importantes aquisições, fusões, estratégias de sucesso e resultados. 

- Perspectivas da TV digital – Crossmedia
Objetivo: Conhecer a história do desenvolvimento das tecnologias e 
as suas implicações  para a TV, da criação à produção. Debater o impacto da Digitalização e do Crossmedia no mercado da televisão.

- Planejamento de programação de TV
Objetivo: Desenvolver estratégias e técnicas para a elaboração da grade de  
programação. Compreender o papel do diretor de programação. Entender a relação entre conteúdo, audiência e comercialização.

- Produção de TV para Internet
Objetivo: Identificar as características de produção de conteúdo televisivo para plataformas como NetFlix, YouTube, Blogs e canais de séries.

- Produção Executiva I, II e III
Objetivo: Conhecer e exercitar as técnicas de administração das estruturas de planejamento e criação. Mapear as exigências do mercado da televisão nas diversas mídias. Entender as diferenças das características de produção para os diferentes mercados da televisão.

- Seminários Avançados I, II e III
Objetivo: Apresentar temas atuais à Produção Executiva com a presença de palestrantes atuantes no mercado profissional.

- Telejornalismo
Objetivo: Entender o modelo de negócio do jornalismo televisivo. Entender os processos de gestão na geração de informação. Identificar a independência do setor jornalístico dentro de uma emissora de TV. Refletir sobre a especificidade das emissoras All News.  

  • Acácio Hypolito (Currículo Lattes)
  • Danielle Denny (Currículo Lattes)
  • Diogo Bornhausen (Currículo Lattes)
  • Edilamar Galvão (Currículo Lattes)
  • Marília Fredini Alves (Currículo Lattes)
  • Martin Cesar Feijó (Currículo Lattes)
  • Vagner Matrone (Currículo Lattes)
  • Vanessa Paes Caetano (Currículo Lattes)
  • Waldemar Di Giacomo (Currículo Lattes)

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a. O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b. Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; artístico.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Topo