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Real Estate & Construction Management

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O curso abordará temas relevantes dentro de uma organização do setor. Desde a prospecção e formação de áreas e terrenos para incorporação, montagem e desenvolvimento de um produto imobiliário sincronizado com as tendências e comportamentos da sociedade moderna, lançamento imobiliário com as estratégias de vendas e gestão dos clientes, desenvolvimento dos projetos, gerenciamento e produção de obra; Demonstrará também a assistência técnica pós-entrega abordando o uso e operação do imóvel na sua vida útil e a gestão de facilities de um condomínio.
A visão sistêmica e global de todo processo também está contemplada no curso, com ampla abordagem nas áreas de apoio ao negócio imobiliário como a gestão de pessoas e talentos, parte jurídica e de legislações, e uma visão abrangente administrativa e financeira nos moldes atuais, sempre expostas por profissionais experientes que atuam no mercado, trazendo para os alunos casos do dia a dia de uma empresa neste setor tão importante para o desenvolvimento do país.
Este curso também abordará mercados importantes da engenharia civil brasileira, trazendo aos alunos noções básicas sobre shopping center, galpões e condomínios logísticos (built to suit), hotelaria, loteamentos, retrofits e segmento econômico (minha casa, minha vida).

OBJETIVO: Analisar e estudar de maneira global todo ciclo de um empreendimento imobiliário desde sua concepção e compra do terreno, incorporação e projeto, construção e assistência técnica pós-obra abordando sua vida útil e operação.
Entender os conceitos e o mercado da construção civil na visão prática e realista de profissionais que atuam na área.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais graduados e pós-graduados do setor de Engenharia civil e outras Engenharias, economistas e administradores, profissionais de Arquitetura e Tecnólogos.

METODOLOGIA: Exposição e discussão de cases reais de sucesso, com uso de amplo material didático, debate entre participantes e dinâmicas em grupo para análise crítica de projetos imobiliários, participação de profissionais especialistas que ocupam cargos importantes nas empresas do setor, sendo previstas aulas fora da universidade incluindo visitas a grandes empresas do mercado. Exposição de conteúdos e conceitos totalmente atuais e aplicáveis de imediato na vida profissional de cada aluno.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas/ aula

PREVISÃO DE INÍCIO: Março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras, das 19h10 às 22h45

COORDENAÇÃO: Prof. Eng. Fábio Luís Garbossa Francisco
Especialista em Gestão, planejamento e controle de obras,
MBA em administração e economia da construção civil FGV SP e EEFGV SP

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$ 25.500,00
18 x R$.1.574,98
24 x R$.1.220,45

PROGRAMA

Planejamento estratégico de uma Incorporadora e Construtora
Objetivo: Analisar o mercado da construção civil e seus diversos cenários, estudando como podemos elaborar um planejamento estratégico de uma incorporadora e construtora.

Viabilidade e prospecção de negócios imobiliários
Objetivo: Estudar como podemos analisar e montar áreas para incorporação imobiliária, entendendo a viabilidade de cada negócio, segundo seus indicadores financeiros e variáveis, analisando a qualidade de cada investimento.

Desenvolvimento de produtos para o mercado imobiliário
Objetivo: Entender como se monta um produto imobiliário, analisando o comportamento da sociedade e tendências do mercado, levando-se em conta  aspectos de gestão de projetos, tecnologia, sustentabilidade e personalização.

Lançamento de um produto imobiliário e gestão dos clientes
Objetivo: Entender como uma Incorporadora lança um produto no mercado, analisando aspectos como marketing, estande de vendas, decorado, maquete, materiais de vendas e gestão dos clientes desde a compra de uma unidade até a entrega do imóvel.

Estratégias comerciais para vendas de produtos imobiliários
Objetivo: Analisar as estratégias de como as empresas vendem seus imóveis, considerando aspectos importantes como canais de vendas, marketing institucional e de produtos, redes sociais, realidade virtual e  posicionamento de marca no mercado da construção civil.

Gestão de projetos executivos e planejamento de obra
Objetivo: Entender como é feita a gestão e coordenação de projetos executivos numa Construtora, analisando tópicos muito relevantes como a compatibilização de todas as disciplinas, a norma de desempenho, a modelagem  BIM, estudando como que podemos planejar uma obra de maneira estratégica e operacional para materialização do projeto elaborado.

Orçamentação de obra e engenharia de suprimentos
Objetivo: Estudar todas as condicionantes de um orçamento de obra abordando os custos diretos, indiretos, impostos e BDI,  entendendo sua interface com o departamento de suprimentos e compras da Construtora.

Gestão da produção e controle de obras
Objetivo: Demonstrar e entender a sistemática de uma obra desde sua essência técnica, formação de equipes, escopo contratual e gestão de tudo que envolve a execução de uma edificação, estudando aspectos importantes como logística, controle ambiental, segurança, qualidade, perdas e desperdícios e lean construction, apresentando cases reais de grandes obras.

Legalização de obra, assistência técnica e facilities
Objetivo: Entender como se legaliza uma obra e torna-a apta pelos órgãos competentes para habitação dos clientes, estudando como é feita toda gestão de pós-obra e assistência técnica pela construtora, analisando inclusive o gerenciamento facilities (facilidades) durante a vida útil e operação de um empreendimento.

Gestão Financeira, riscos e aspectos jurídicos na construção civil
Objetivo: Estudar como funciona o dia a dia de um departamento financeiro de uma Incorporadora, analisando aspectos de suas  finanças, receitas, despesas, seguros específicos do ramo, relacionamentos com bancos, gestão jurídica e dos riscos de mercado.

Mercado de capitais e funding estruturado na construção civil
Objetivo: Demonstrar a sistemática do mercado de capitais e ações na construção civil, bem como bolsa e fundos de investimento, entendendo os riscos e benefícios, analisando como podemos obter recursos financeiros para alavancar um grande projeto imobiliário ou capital de giro da empresa.

Governança corporativa e tecnologia da informação na construção civil
Objetivo: Estudar como funciona a área de compliance e sistema de governança corporativa nas empresas, analisando aspectos importantes da gestão de processos, sistemas corporativos integrados, tecnologia da informação e internet das coisas.  

Gestão de pessoas e talentos no mercado imobiliário
Objetivo: Estudar a sistemática da área de gestão de pessoas de uma empresa do setor, passando por sua estratégia de seleção, formação e retenção dos talentos, entendendo como funciona o processo de coaching profissional e direcionamento da carreira dos colaboradores.

Mercados especiais na Construção Civil Brasileira
Objetivo: Entender e obter noções básicas sobre importantes mercados da engenharia civil brasileira, como BTS (built to suit), galpões, self storages (depósitos), loteamentos, rede hoteleira, retrofits, shoppings centers e minha casa minha vida.

Metodologia científica
Objetivo: trabalho monitorado de conclusão de curso montar uma startup de uma empresa do setor.

DOCENTES

  • Aline da Cunha Borbalan (Currículo Lattes)
  • Ana Cecília Tobias Ribeiro (Currículo Lattes)
  • Carlos Henrique Ribeiro Machado (Currículo Lattes)  
  • Claudia Domingos Vendrusculo  (Currículo Lattes)  
  • Daniel Kamekichi Ohnuma (Currículo Lattes)
  • Eduardo Seiji Yamada (Currículo Lattes)
  • Fábio Luís Garbossa Francisco (Currículo Lattes)
  • Fernando Gibotti (Currículo Lattes)
  • Giancarlo de Filippi  (Currículo Lattes
  • Marcelo Barbaresco (Currículo Lattes)
  • Márcia Menezes dos Santos (Currículo Lattes)  
  • Mauricio Hino (Currículo Lattes
  • Rita Cristina Ferreira (Currículo Lattes)   
  • Thomas Martin Diepenbruck  (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

ATENDIMENTO

São Paulo - Sede

Rua Alagoas, 903
Como chegar

Presencial - de segunda a sexta feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 12h

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

pos@faap.br
(11) 3662-7449

São José dos Campos

Av. Dr. Jorge Zarur, 650
Como chegar

De segunda a sexta, das 9h às 21h30.
e aos sábados, das 9h às 13h

possjc@faap.br
(12) 3925-6400

Ribeirão Preto

Av. Independência, 3670
Como chegar

De segunda a sexta-feira das 9h às 20h.
Aos sábados das 9h às 13h.

posrp@faap.br
(16) 3913-6300

Brasília

Setor bancário Sul, Quadra 2, lote 15,
Edifício Prime, Sala 608/609.
Como chegar

segunda a sexta das 9h às 18h.

faapbrasilia@faap.br
(61) 3223-3120

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