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Real Estate & Construction Management

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Com a competitividade crescente no setor imobiliário, as oscilações financeiras  e as mudanças sociais e tecnológicas, faz com que os profissionais do setor imobiliário necessitem de uma visão sistêmica do negócio e das áreas e operações que envolvem os projetos imobiliários afim de que possam visualizar e criar diferenciais competitivos que o diferenciem neste cenário.
É nesta perspectiva  que este curso se insere, trazendo uma ampla abordagem do mercado imobiliário sob 4 aspectos importantes: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação.
Estes enfoques são tratados ao longo de disciplinas que darão a compreensão do ciclo de um empreendimento imobiliário, tais como shoppings centers, galpões e condomínios logísticos (built to suit), hotelaria, loteamentos, retrofits e segmento econômico (minha casa, minha vida). Entenderão este ciclo que se inicia desde a prospecção e formação de áreas e terrenos para incorporação, montagem e desenvolvimento um projeto sincronizado com as tendências e comportamentos da sociedade, lançamento imobiliário (estratégias de vendas e gestão dos clientes) até o gerenciamento e produção de obra. Sem, é claro, deixar de incluir a assistência técnica pós-entrega, o uso e operação do imóvel na sua vida útil e a gestão de facilities de um condomínio.
Em cada etapa serão visto também conceitos e relações necessárias com as áreas de apoio a este negócio imobiliário como: gestão de pessoas, área administrativa-financeira, parte jurídica e de legislações.

OBJETIVO: Compreender o mercado da construção civil de forma a ter uma visão sistêmica deste setor, analisando a modelagem e os riscos de um negócio imobiliário em função das mudanças do novo consumidor, a possibilidade de novos produtos, a captação de recursos financeiros, o mercado de capitais e de áreas importantes de uma empresa, como a parte securitária e administrativa.
Proporcionar conhecimento, atividades e desenvolver atitudes empreendedoras para estimular novos modelos, práticas e modelagens de projetos e negócios para o mercado da construção civil.

CURSO INDICADO PARA: Graduados na área de engenharia, arquitetura, tecnologia da construção civil, economia e administração que pretendam ou atuem na área da construção civil.

DINÂMICA DO CURSO: Exposição de conceitos, metodologias e ferramentas. Debate e outras dinâmicas com os participantes para análise crítica de estudo de casos e projetos imobiliários. Participação de profissionais do setor imobiliário. Visitas a empreendimentos imobiliários e grandes empresas do mercado.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: Março/2020

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10min às 22h45min
Obs¹.: Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Eng. Fábio Luís Garbossa Francisco
Especialista em Gestão, planejamento e controle de obras,
MBA em administração e economia da construção civil FGV SP e EEFGV SP

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$ 27.685,00
À vista (com 5% de desconto) R$ 26.300,75
12 x (sem juros) R$ 2.307,08
18 x R$ 1.709,97
24 x R$ 1.325,06
R$ 500,00 + 36 X de R$ 1.111,48 negociadas diretamente com o PraValer
R$ 500,00 + 48 X de R$ 861,29 negociadas diretamente com o PraValer

PROGRAMA

Planejamento Estratégico Empresarial e Viabilidade Econômica
Objetivo: Ter uma visão geral do mercado da construção civil e seus diversos cenários. Capacitar com métodos e ferramentas para a elaboração de um planejamento estratégico de uma incorporadora e construtora estabelecendo indicadores administrativos e financeiros para análise da qualidade e viabilidade dos investimentos.

Modelagem de Negócios de Engenharia
Objetivo: Possibilitar uma visão sobre importantes mercados da engenharia civil brasileira, como BTS (built to suit), galpões, loteamentos, rede hoteleira, retrofits e programas públicos (ex.: Minha casa, Minha vida). Compreender como a revolução digital impacta na estratégia e no modelo do negócio imobiliário.

Desenvolvimento de Produtos Imobiliários
Objetivo: Entender como se estrutura um produto imobiliário por meio da análise do comportamento da sociedade e das tendências do mercado, levando em conta aspectos de gestão de projetos, sustentabilidade e inovação.

Marketing e Gestão dos Clientes
Objetivo: Aprender como uma incorporadora lança um produto imobiliário no mercado. Analisar aspectos marketing tais como: estande de venda, decorado, maquete, materiais de vendas e gestão dos clientes desde a compra de uma unidade até a entrega do imóvel.

Aspectos Jurídicos na Construção Civil
Objetivo: Compreender e analisar a gestão jurídica e de riscos de mercados de um negócio imobiliário.

Projetos e Normas Técnicas
Objetivo: Aprender sobre gestão de projetos em uma incorporadora enfatizando o uso da modelagem BIM e a norma NR15575 (desempenho).

Planejamento, Controle e Orçamento de Obras
Objetivo: Saber como é realizado o planejamento e controle de uma obra abordando custos diretos e indiretos, impostos e BDI e a interface com o departamento de suprimentos e compras de uma construtora.

Gestão de Obras e Assistência Técnica
Objetivo: Demonstrar a sistemática de uma obra desde suas especificidades técnicas, formação de equipes, escopo contratual até a gestão que envolve a execução de uma edificação, observando aspectos importantes como logística, controle ambiental, segurança, qualidade, perdas e desperdícios e lean construction. Entender como é a gestão após o término de uma obra e o relacionamento com o condomínio.

Gestão de Riscos e Tecnologia da Informação
Objetivo:  Saber como funciona um departamento financeiro de uma incorporadora e seus aspectos econômicos (receitas, despesas, seguros específicos do ramo, relacionamentos com bancos, gestão jurídica e dos riscos do mercado).
Compreender como a revolução digital impacta na estratégia e no modelo do negócio imobiliário.

Mercado de Capitais, Fundos Imobiliários, Governança e Compliance
Objetivo: Ter conhecimento sobre o funcionamento do mercado de capitais e ações na construção civil, assim como a bolsa e fundos de investimento possibilitando a construção de uma análise crítica sobre os riscos e benefícios nestas possibilidades de obtenção de recursos financeiros para alavancar um projeto imobiliário ou capital de giro para uma empresa. Aprender conceitos e formas de implantação de governança e compliance  como forma de melhoria de processos em uma empresa.

Projeto Aplicado
Objetivo: Elaborar um plano de negócios para a estruturação de uma startup do setor imobiliário.

Gestão de Pessoas e Talentos
Objetivo: Compreender a sistemática da área de gestão de pessoas de uma empresa do setor da construção civil desde sua estruturação, estratégia de seleção, formação e retenção dos talentos, bem como o processo de direcionamento da carreira dos colaboradores.

DOCENTES

  • Aline da Cunha Borbalan (Currículo Lattes)
  • Ana Cecília Tobias Ribeiro (Currículo Lattes)
  • André Coletti (Currículo Lattes)
  • Carlos Ribeiro Machado (Currículo Lattes)  
  • Claudia Domingos Vendrusculo  (Currículo Lattes)  
  • Daniel Kamekichi Ohnuma (Currículo Lattes)
  • Eduardo Seiji Yamada (Currículo Lattes)
  • Fábio Luís Garbossa Francisco (Currículo Lattes)
  • Giancarlo de Filippi  (Currículo Lattes
  • Marcelo Barbaresco (Currículo Lattes)
  • Márcia Menezes dos Santos (Currículo Lattes
  • Mariano Horacio (Currículo Lattes)
  • Mario Lanzara (Currículo Lattes
  • Mauricio Hino (Currículo Lattes
  • Renata Martinez (Currículo Lattes
  • Rita Cristina Ferreira (Currículo Lattes)   
  • Thomas Martin Diepenbruck  (Currículo Lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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