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Ouvidoria

A primeira ouvidoria surgiu no século XIX, na Suécia, introduzindo a figura do Justitieombudsman, ou delegado parlamentar, cuja atribuição era representar o povo para fiscalizar a Administração Pública.

Espelhado no modelo europeu, hoje, a figura do ouvidor está presente na administração pública e privada de vários países. Costuma-se usar a palavra ouvidor para a Administração Pública e ombudsman para área privada.

As primeiras ouvidorias universitárias surgiram no Canadá em 1965, e nos Estados Unidos em 1967. No Brasil, a primeira universidade a implantar sua ouvidoria foi a Universidade Federal do Espírito Santo, em 1992.

A Ouvidoria na FAAP Pós-graduação foi implantada no ano 2000. Esse canal de comunicação foi criado para estreitar o relacionamento entre a comunidade externa e interna com a direção da Pós-Graduação, e tem como característica o informalismo na apuração dos fatos e a flexibilidade de ação.

O papel do ouvidor é de suma importância numa gestão democrática. Conduz os interesses dos manifestantes a fim de esclarecer os atos e as normas administrativas, encaminhar as manifestações aos setores envolvidos e acompanhar o processo até a sua conclusão, seja ela favorável ou não às partes.

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