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Design de Interiores: repertório projetual

SOBRE

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O curso Lato Sensu Especialização em Design de Interiores: repertório projetual  diferencia-se como  conteúdo e estratégia dos estudos técnicos de decoração e da formação em arquitetura, focando na individualidade de procedimentos do interior design.Propiciamos aos discentes, a partir de conhecimentos multidisciplinares, a compreensão, o estudo e a criação de espaços inovadores e inventivos voltados à construção da qualidade de vida, seja em ambientes de moradia, trabalho, arte ou cultura.

OBJETIVO: Fornecer instrumentos projetuais e repertório cultural voltado para a compreensão dos significados dos espaços, mobiliário e objetos que propiciem intervenções em edificações existentes. Desenvolver nos profissionais participantes conhecimentos multidisciplinares gerando competências necessárias à criação de espaços inovadores e inventivos.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais atuantes nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design de Produto, Moda, Design Gráfico, Cenografia e Artes Visuais. Interessados com formação em curso superior em qualquer área.

METODOLOGIA: Aulas expositivas com apoio de imagens, ateliers e oficinas de desenvolvimento de projetos de interiores, seminários sobre textos, pesquisas de campo, exercícios de desenho e palestras profissionais.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras, das 19h10 às 22h45. Eventualmente aulas especiais às quartas-feiras ou sábados, dedicadas a visitas, workshops ou imposições de cumprimento de carga horária.

COORDENAÇÃO: Me. Carlos Perrone (currículo lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$ 23.850,00
18 x R$ 1.473,07
24 x R$ 1.141,48

PROGRAMA

Bases para o Design de Interiores
Objetivo: Questões sobre a prática profissional: referências de projeto, escalas e possibilidades de uso do espaço interno; identificação dos elementos essenciais do design de interiores. Análise de ambientes existentes. Elaboração de conceitos para discussão da ideia do espaço interno. Incremento da capacidade de desenvolvimento de projeto de interiores a partir de conceito e programa.

Apresentação de Projetos
Objetivo: A cultura e repertório do Design de Interiores informada a partir da apresentação de projetos realizados e pesquisas desenvolvidas por profissionais da área, com ênfase nos recursos de desenho de apresentação.

Interiores: Signos e Representação
Objetivo: A cultura e repertório do Design de Interiores informada a partir da apresentação de projetos realizados e pesquisas desenvolvidas por profissionais da área, com ênfase nos recursos de desenho de apresentação.

Mobiliário e Objetos
Objetivo: Especificação e projeto de objetos e mobiliário em espaços interiores. Informações sobre a produção contemporânea como repertório de projeto. Relações interativas entre mobiliário e arquitetura

Projeto de Interiores
Objetivo: Desenvolvimento de projetos de interiores, em nível de anteprojeto, para espaços corporativos e de serviços, considerando-se contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais. Os conceitos de paisagem na formação do espaço arquitetônico e de interiores. Paisagismo de pequenos espaços e de espaços dos interiores de arquitetura. Introdução de conceitos fundamentais de iluminação e informação sobre tecnologias disponíveis e adequação ao espaço arquitetônico.

Estampas e Interiores
Objetivo: Aplicações de padronagens e desenhos modulares como base para a o design de estampas. Fundamentos do design têxtil. Desenhos das superfícies nos interiores: mobiliário e painéis.

Artes Visuais: Lugar e Contexto
Objetivo: O lugar das artes visuais no design de interiores: seu o papel na formação de repertório e construção de referências de projeto. O valor simbólico-cultural, social e econômico do objeto de arte e das artes decorativas .Objetos de arte; a valoração e adequação de obras de arte em projetos de design de interiores. Coleção, conservação e galeria.

Espaço, Identidade Visual e Marca
Objetivo: Identificação dos espaços interiores como em seus aspectos de comunicação dos valores de uma marca e de sua identidade. Compreensão de como a composição dos diversos elementos presentes na paisagem interior podem qualificar e representar a marca da instituição.

Espaços Cenográficos Comerciais
Objetivo: Criação e inovação no trabalho de visual merchandising e verificação in loco de lojas e cenografias comerciais. Percepções, habilidades, e competências críticas. Comércio e projeto. Lojas, exposições, feiras e shoppings. Briefings.

Metodologia
Objetivo: Processo de planejamento e desenvolvimento do Projeto de Especialização. Estabelecer parâmetros para o texto acadêmico – obrigatoriedades e formatação. Conceito de pesquisa: o que é e por que se faz um projeto de pesquisa. Metodologia: fundamentos e procedimentos, modalidades, características e tipos de estudo.

Artes Decorativas e Design
Objetivo: Criação, produção, comercialização e uso de objetos funcionais, decorativos ou simbólicos, dentro do quadro de referências da sociedade a que pertencem. O processo das artes decorativas enquanto manifestação coesa às demandas da sociedade.

Desenvolvimento de Projetos
Objetivo: Aplicar em nível avançado os conceitos e práticas projetuais desenvolvidas durante o curso visando a construção de projeto final de Especialização com qualidades de referência e excelência. Execução de texto acadêmico descritivo e conceituador dos repertórios projetuais aplicados.

Desenho do Espaço Expositivo
Objetivo: O design de interiores aplicado a ambientes expositivos. A exposição como um meio de comunicação. Equipamentos, materiais, iluminação e mobiliário. Conceituação, planejamento e estratégias projetuais para textos, legendamento, sinalização e identidade visual expositiva.

Portfólio e Edição de Projeto
Objetivo: Seleção, síntese e sistematização de informações. Aplicação de fundamentos: grids hierárquicos, códigos cromáticos, tipografia. Síntese visual e conceitual dos próprios trabalhos realizados durante o curso, preparando-os para apresentação de suas competências técnicas e acadêmicas, ilustrando para o mercado seu título de Especialista em Design de Interiores.

DOCENTES

  • Adriana Monzillo de Oliveira (currículo lattes)
  • Ana P.H.F. Basaglia (currículo lattes)
  • Carlos E.L. Perrone (currículo lattes)
  • Claudia B. Shimabukuro (currículo lattes)
  • Didiana Prata de L. Barbosa (currículo lattes)
  • Fábio Zeppelini (currículo lattes
  • Iris Di Ciommo (currículo lattes)
  • Marcelo Aflalo (currículo lattes)
  • Marcos de Oliveira Costa  (currículo lattes)
  • Marcus Vinícius Damon (currículo lattes)
  • Maria Izabel Branco Ribeiro (currículo lattes)
  • Milene Cara (currículo lattes)
  • Sylvia Demetresco (currículo lattes)
  • Wolfgang Steschenko (currículo lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.