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Design Gráfico: conceito e aplicação

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Design Gráfico: conceito e aplicação trabalha com o desafio de adequar o repertório latente à complexidade atual do design e ao desafio das inovações trilhadas pelo mercado no séc XXI. Dentre nossas atividades, os discentes poderão usufruir dos ateliers, laboratórios e oficinas disponíveis no campus, para realizarem o desenvolvimento de seu projeto, desde a conceituação até o produto final.

OBJETIVO: Ampliar, especializar e desenvolver os estudos no campo da cultura visual que serão aplicados em projetos multidisciplinares, preparando o pós-graduando para identificar e responder às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais atuantes nas áreas de Design Gráfico, Artes Visuais, Moda, Comunicação, Design de Interiores, Arquitetura e Design de Produto. Interessados em Design Gráfico com formação em curso superior em qualquer área.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e teóricas, uso de ateliers para desenvolvimento de projetos gráficos, seminários, pesquisas de campo, prática de desenho autoral e palestras com profissionais de áreas afins.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: Março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras, das 19h10 às 22h45. Eventualmente aulas especiais às quartas-feiras ou aos sábados, dedicadas a visitas, workshops ou imposições de cumprimento de carga horária.

COORDENAÇÃO: Carlos Eduardo L. Perrone (currículo lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.23850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

PROGRAMA

Cartaz: propaganda e arte
Objetivo: O cartaz e a cidade. Suportes dos meios de comunicação de massa. As bases do design gráfico. Desenho e design. Propaganda. Possibilidades do cartaz contemporâneo. Estabelecimento de relações entre design gráfico e outras manifestações da cultura visual. Informação visual. Exercícios projetuais. Produção gráfica.

Cultura Visual
Objetivo: Apresentações, palestras e workshops com profissionais e estudiosos do Design Gráfico.

Superfícies gráficas
Objetivo: A expansão das superfícies de impressão em decorrência da digitalização. Projetos gráficos e volumetria. Objetos gráficos. Arte e inovação.

Sinalização: wayfinding
Objetivo:Sinalização de espaços e fluxos como instrumento de localização, direcionamento, educação e como identidade. Definição dos diversos elementos visuais e estruturais que  compõem a sinalização. Interação entre o design gráfico e arquitetura, paisagismo e desenho urbano.

Tipografia: comunicação e expressão
Objetivo: Tipografia enquanto linguagens constituintes do design gráfico. Fundamentos históricos, tecnológicos e conceituais. Exploração, em atividades de caráter projetual, da tipografia e de sua relação com o design gráfico. Sintaxe da linguagem tipográfica. Soluções inovadoras em comunicação.

Projeto de Estampas
Objetivo: Relação entre as artes visuais, o design gráfico e o design têxtil. Referências estéticas e visuais na criação dos padrões têxteis. Metodologia de projeto no desenvolvimento de layouts, artes finais e produtos.

Identidade Visual e Marca
Objetivo: Procedimentos de pesquisa, programa e projeto de marcas nominativas / naming e de marcas gráficas no campo da identidade visual. Percepção de identidade institucional. Desenho e método. Apresentação de projetos. Briefing, pesquisa, solução. Branding.

Design Gráfico em Projeto de Exposições
Objetivo: Curadoria, projeto gráfico e meios de comunicação. Direção de arte de narrativas visuais para interfaces expositivas. Desenho da identidade visual de uma exposição. Aplicação de um projeto em diferentes peças gráficas e interfaces impressas e digitais. A exposição como um meio de comunicação. Conceituação, planejamento e estratégias projetuais para textos, legendamento, sinalização e identidade visual expositiva.

Projeto Editorial e Fotografia
Objetivo: Sintonizada com o crescente mercado de editoras independentes, a disciplina oferece conhecimentos sobre aspectos editoriais e de projeto gráfico de livros, propondo exercícios para apresentar e desenvolver competências tanto de editor quanto de designer. A imagem entre a arte e a cultura industrial. Experimentações técnicas. Revistas e jornais. Os livros de fotografia e a fotografia nos livros de artista. Questões a respeito das novas tecnologias: manipulação, simulação e a imagem nas redes.

Metodologia Científica
Objetivo: Processo de planejamento e desenvolvimento do projeto de conclusão de curso. Normas e formatação. Metodologia operacional do projeto: as etapas de planejamento e desenvolvimento de desenho.

Desenvolvimento de Projetos
Objetivo: Aplicação em nível avançado dos conceitos e práticas projetuais desenvolvidas durante o curso, com acompanhamento de professores, visando à construção do Projeto de Especialização, produto final do curso.

Catálogo e Portfólio
Objetivo: Seleção, síntese e sistematização de informações. Aplicação de fundamentos: grids hierárquicos, códigos cromáticos, tipografia. Síntese visual e conceitual dos próprios trabalhos realizados durante o curso, preparando-os para apresentação de suas competências técnicas e acadêmicas, ilustrando para o mercado seu título de Especialista em Design Gráfico.

DOCENTES

  • Me. Ana P.H.F. Basaglia (currículo lattes)
  • Me. Carlos E.L. Perrone (currículo lattes)
  • Me. Celso Longo (currículo lattes)
  • Me. Didiana Prata (currículo lattes)
  • Esp. Flávio Matangrano (currículo lattes)
  • Me. Iris Di Ciommo (currículo lattes)
  • Me. José Roberto Delboux (currículo lattes)
  • Drª. Maria Izabel Branco Ribeiro (currículo lattes)
  • Esp. Marcelo Aflalo (currículo lattes)
  • Me. Rafael Neder   (currículo lattes)
  • Me. Renato Salgado (currículo lattes)
  • Dr. Ronaldo Entler (currículo lattes)
  • Me. Waldemar Zaidler (currículo lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.