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Fotografia: Práticas Poéticas e Culturais

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Nas últimas décadas, a fotografia assistiu a uma transformação radical das suas formas de produção e circulação, redesenhando sua presença nas práticas cotidianas de comunicação e na vida social. Nesse mesmo período, ela se abriu a um universo de experimentações e alcançou uma significativa penetração no mercado da arte contemporânea. Esse cenário tem levado os artistas e críticos que se dedicam à fotografia a buscar compreender os potenciais de sua transformação tecnológica, a amplitude dos diálogos que estabelece com outras linguagens, sua forte inserção social e, por fim, o caráter conceitual e experimental que a produção atual assume. Nesse contexto, a criação ligada às imagens técnicas é pensada cada vez mais como resultado de uma pesquisa sistemática, ainda que muito livre e complexa.

OBJETIVO: Fomentar uma percepção crítica sobre a presença da fotografia na Comunicação Social, nas Ciências Humanas e nas Artes. Familiarizar o aluno com os modos de inserção da fotografia no mercado e no ambiente cultural da arte contemporânea. Oferecer condições para o desenvolvimento de projetos que visam a produção artística, crítica e teórica em fotografia.

A QUEM SE DESTINA: Artistas, fotógrafos, jornalistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores interessados em aprofundar a compreensão das teorias e da história da fotografia, bem como atuar em um campo experimental e poético da fotografia como forma de expressão, comunicação e documentação.

METODOLOGIA: As disciplinas são voltadas à formação de repertório que permita ao aluno ampliar os diálogos que sua pesquisa pode estabelecer com produções artísticas contemporâneas e com distintas concepções sobre a presença da imagem na Arte e nas Ciências Humanas. Algumas disciplinas preveem a realização de exercícios que provocam o aluno a refletir acerca da apresentação de seu trabalho, das estratégias de circulação, bem como da mediação com o público. Uma parte significativa do programa será destinada à discussão coletiva dos projetos dos alunos e dos resultados obtidos ao longo do curso, com acompanhamento de professores.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas-feiras – 19h10min às 22h45min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Lívia Afonso de Aquino

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

PROGRAMA

Expressão fotográfica: movimentos e conceitos
Objetivo: esboçar um panorama da história da fotografia, contextualizando seus principais movimentos e destacando os momentos mais significativos de ruptura técnica, estética e social.

A fotografia no Brasil
Objetivo: traçar um panorama histórico da fotografia brasileira nos séculos XIX e XX, pensando as heranças e os diálogos estabelecidos com a produção contemporânea.

Perspectivas da fotografia no contemporâneo
Objetivo: trazer referências para a produção da fotografia no contemporâneo através da sua compreensão histórica, refletindo sobre seus usos, procedimentos e conceitos no âmbito da arte conceitual e dos experimentalismos das últimas décadas.

Panorama da arte I: relações com o fotográfico
Objetivo: traçar um panorama da história da arte apresentando como eixo fundamental a construção e os modos do olhar que tangenciam o fotográfico, refletindo sobre o pensamento estético, ético e político herdado pela fotografia.

Panorama da arte II: contemporaneidade
Objetivo: analisar um conjunto de obras, artistas e, em especial, estratégias artísticas desenvolvidas a partir do início do século XX e suas relações com o campo ampliado da imagem. 

Panorama da arte III : materialidades e circulação
Objetivo: construir um campo referencial acerca dos modos de exposição e circulação no campo da arte, articulando a presença de diferentes agentes como artistas, curadores, mediadores e produtores.

Teorias da imagem I: campo histórico
Objetivo: analisar o campo histórico dos pensamentos acerca da imagem fotográfica, apresentando os debates contemporâneos que discutem a produção e o uso das imagens.

Teorias da Imagem II: atualizações e releituras
Objetivo: apresentar um escopo de pensadores do campo da filosofia e da estética cujas teorias permitem discutir as dinâmicas de produção e circulação da imagem fotográfica.

Cultura visual
Objetivo: delinear os estudos da fotografia inserida no campo das ciências humanas, considerando suas especificidades ligadas ao documento, aos seus usos sociais e aos seus processos de significação.

Práticas poéticas I: diálogos com artistas
Objetivo: propor diálogos com artistas e exercícios acerca do projeto a ser desenvolvido visando articular processo, conceito e pesquisa.

Práticas poéticas II: pesquisa e arquivo
Objetivo: investigar e analisar o acervo de imagens como procedimento poético e/ou de pesquisa.

Práticas poéticas III: escrita como procedimento
Objetivo: debater processos e experimentações que enfatizam as relações entre a palavra e a imagem, enunciando e produzindo modos de articulação das linguagens implicadas na pesquisa em artes.

Desenvolvimento de projeto I: reconhecendo trajetórias
Objetivo: fomentar o desenvolvimento dos projetos em fotografia, visando uma pesquisa teórica ou uma produção artística que considere suas particularidades históricas, estéticas e poéticas.

Desenvolvimento de projeto II: mapeamento de processo
Objetivo: construir um mapeamento do processo de pesquisa atual, relacionando procedimentos, ações e saberes com vistas à produção do trabalho de conclusão.

Desenvolvimento de projeto III: estratégias e escolhas 
Objetivo: promover espaço para apresentação do estado da pesquisa, gerando discussões acerca do material produzido e das condições para finalização do trabalho.  

Metodologia Científica  
Objetivo: apresentar e discutir subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos para a produção de conhecimento, resultando na elaboração do projeto de pesquisa para fins de conclusão de curso.

Narrativas da imagem
Objetivo: Expor um quadro referencial que englobe tecnologias e procedimentos poéticos que fazem interagir fotografia, cinema e vídeo, colocando em diálogo imagem fixa e imagem em movimento.

Arte e educação
Objetivo: Pensar estratégias que ativem a relação entre obra e público, considerando as especificidades do trabalho, do espaço e do contexto sociocultural em que é mostrado.

DOCENTES

  • Bruno Moreschi (Currículo Lattes)
  • Carol Lopes (Currículo Lattes)    
  • Chris Mello (Currículo Lattes)   
  • Fabiana Bruno (Currículo Lattes)
  • Galciani Neves (Currículo Lattes)
  • Lívia Aquino (Currículo Lattes)
  • Paulo Rossi (Currículo Lattes)
  • Ronaldo Entler (Currículo Lattes)
  • Rubens Fernandes (Currículo Lattes)
  • Thiago Honório (Currículo Lattes)
  • Valquíria Prates (Currículo Lattes)
  • Verônica Stigger (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

ATENDIMENTO

São Paulo - Sede

Presencial - de segunda a sexta feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 12h

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

(11) 3662-7449

pos@faap.br

Como chegar

São José dos Campos

De segunda a sexta, das 9h às 21h30.
e aos sábados, das 9h às 13h

(12) 3925-6400

possjc@faap.br

Como chegar

Ribeirão Preto

De segunda a sexta-feira das 9h às 20h.
Aos sábados das 9h às 13h.

(16) 3913-6300

posrp@faap.br

Como chegar

Brasília

Setor bancário Sul, Quadra 2, lote 15,
Edifício Prime, Sala 608/609.

segunda a sexta das 9h às 18h.
(61) 3223-3120

faapbrasilia@faap.br

Como chegar

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