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Gestão de Marketing

SOBRE

CAMPUS: Ribeirão Preto

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O Curso de Gestão de Marketing da FAAP tem por objetivo oferecer aos profissionais um conteúdo de marketing sob a ótica gerencial, de forma a desenvolver e aprimorar o senso crítico e analítico do aluno, diante das diversas ferramentas de marketing utilizadas nos mais diferentes tipos de organizações.

OBJETIVO: Proporcionar aos alunos uma visão sistêmica, incentivando sua capacidade de pensar estrategicamente e utilizar de forma eficaz as modernas ferramentas e técnicas de Gestão de Marketing.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados, que visam adquirir e aprimorar competências funcionais, habilidades gerenciais e visão de negócios, voltadas para o marketing, objetivando o preparo para assumir novas responsabilidades gerenciais; bem como empreendedores, consultores e profissionais que desejam se especializar e ampliar conhecimento na área de marketing.

METODOLOGIA: A metodologia do curso se baseia em aulas expositivas, exercícios, cases e seminários, além da utilização de textos de periódicos para discussão, compreensão e aplicação dos princípios teóricos apresentados. Por meio de dinâmicas criativas, procura-se mostrar aos participantes as mais modernas e atuais ferramentas de marketing e sua utilização prática, promovendo a discussão entre os participantes como forma a otimizar o processo de aprendizado e troca de experiências.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10min às 22h45min
Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Nahara Cristine Makovics Fusco

VALOR DO INVESTIMENTO:

À vista R$.18.650,00
18 x R$.1.151,90
24 x R$.892,61

PROGRAMA

- Comunicação Integrada de Marketing
Objetivo: Descrever as principais funções e elementos da comunicação de marketing.  Apresentar o processo da comunicação e o modo como ele pode influenciar o comportamento perante a marca.

- Gestão Estratégica de Marketing
Objetivo: Abordar as funções que compõem o processo gerencial de um negócio para localizar os níveis e as áreas de competência decisória, bem como os tipos e graus de complexidade dos diferentes setores de uma organização. Planejar, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de marketing, medindo e avaliando sua eficiência no contexto empresarial. Estruturar soluções, sendo agente propulsor da busca de tendências e inovação em marketing.

- Gestão e Liderança Profissional
Objetivo: Desenvolver pessoas, conquistar confiança e saber ajudar com os problemas de cada liderado dentro das organizações. Processos de coordenar, planejar, desenvolver e criar técnicas para serem realizadas com excelência. Como formar líderes diferenciados para lidar com desafios, manter o foco, estar ligado com os objetivos das empresas e outras qualidades imprescindíveis, apostando nas empresas.

- Comportamento do consumidor
Objetivo: Definir as etapas do processo de compra do consumidor e o momento de tomada de decisão de consumo. Discutir como o composto de marketing afeta o processo de compra do consumidor.

- Marketing de Relacionamento e Business Intelligence
Objetivo: Discutir o conceito de “Marketing de Relacionamento" incorporando captação, fidelização, database marketing e as principais formas de avaliação de resultados sobre ações. Métodos e processos de inteligência empresarial visando ajuda às empresas para tomada de decisão, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação.

- Branding
Objetivo: Abordar os princípios essenciais para criar e manter marcas fortes, com ampla compreensão de estratégias para compreensão e construção das mesmas em um mercado altamente competitivo.

- Marketing de Bens e Serviços, Pricing e Canais de distribuição e logística
Objetivo: Discutir a importância e características do marketing de serviços. Tratar das questões que surgem ao se criar um composto de marketing para serviços. Abordar as estratégias de colocação de preço considerando as diversas variáveis da cadeia produtiva e objetivos empresariais. Apresentar a natureza dos canais de distribuição e seu papel na criação de negócios rentáveis. Identificação dos tipos de canais de distribuição para bens e serviços para consumo e organizacionais.  Seleção de canais.

- Vendas e Negociação
Objetivo: Capacitar o profissional para atuação na área de vendas e o aperfeiçoamento para negociar e assessorar melhor o cliente, visando criar novas oportunidade de negócios e aprimorar o comportamento no ambiente de negociação.

- Marketing de Varejo
Objetivo: Aprofundar os conhecimentos sobre o varejo, mercado cada vez mais segmentado e competitivo. Apresentar os diversos setores e formatos varejistas, bem como suas estratégias diferenciadas para cada situação, público e necessidade.

- Marketing Digital
Objetivo: Apresentar as bases de marketing digital, com foco em equalizar os conhecimentos sobre o tema. Capacitar para a criação de planejamento de Marketing Digital, de forma a gerar organização mental e capacidade de avaliação crítica e implementação de ferramentas a ações. Discutir melhores estratégias digitais para projetos ou organizações – economia e planejamento digital, ferramentas, e-Commerce, redes sociais, móbile marketing.

- Gestão do Marketing Global
Objetivo: Abordar as práticas internacionais de negócios, com base na análise das estratégias de competitividade global e nas considerações políticas e legais para ingresso em mercados internacionais.

- Métricas de Marketing
Objetivo: Discutir os sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing.

- Marketing Político
Objetivos: Apresentar os principais desafios e a relevância da base da ciência política e o que é fundamental para a prática do dia a dia. Divulgar e contribuir para a projeção do Problema do Poder e sua relação com o Marketing Político.

- Pesquisa de Marketing
Objetivo: Distinguir dados e informações e discutir os desafios de obter o tipo e quantidade de informações necessárias. Como os sistemas de informação de marketing ajudam os executivos a coletar e analisar informações.

- Planejamento de Marketing
Objetivo: Discutir as rápidas mudanças no ambiente de negócios exigem que os profissionais de marketing sejam altamente sensíveis às tendências de mercado e capazes de identificar as mais recentes oportunidades e ameaças.

- Tópicos Avançados de Marketing
Objetivo: Destinado à apresentação de novas tecnologias, tendências, novidades e atualidades sobre as práticas de marketing.

- Metodologia Científica
Objetivo: Fornecer subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos
necessários para a produção científica do conhecimento, resultando na elaboração
do projeto de pesquisa e da monografia para fins de conclusão de curso.

DOCENTES

  • Afrânio Maia Miglioli (Currículo Lattes)
  • Dalton Siqueira Pitta Marques (Currículo Lattes)
  • José Carlos de Lima Junior (Currículo Lattes)
  • Luiz Henrique Ostanel (Currículo Lattes)
  • José Carlos de Lima Junior (Currículo Lattes)
  • Nahara Cristine Makovics Fusco (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.