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Gestão Empresarial

Turma Confirmada

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

CAMPUS: Ribeirão Preto

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
O mundo corporativo apresenta constantes e crescentes desafios aos profissionais da área de gestão. Qualquer empreendimento, na área de produção de bens ou de serviços, requer gestão eficaz, eficiente e efetiva para sobrevivência e expansão. Assim, um programa de educação continuada que contenha atual e sólida base conceitual focada na prática gerencial é imprescindível ao adequado exercício profissional em qualquer campo do conhecimento.    
Neste sentido, o curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial foi concebido de forma a abordar as principais áreas da administração – produção, marketing, finanças e recursos humanos – e suas ferramentas, bem como sublinhar a importância da integração entre essas áreas e a necessidade de elaboração de um planejamento estratégico.

OBJETIVO:
Proporcionar e desenvolver a visão estratégica e de mercado aos alunos, além de capacitá-los intelectual e tecnicamente por meio da apresentação dos modernos instrumentos e ferramentas gerenciais, ampliando sua capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas às diversas áreas da administração.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais graduados, com postura empreendedora, em busca de ampliação de conhecimentos para gestão dos negócios, e que queiram ter uma visão holística no processo de gestão da empresa no ambiente organizacional contemporâneo.

METODOLOGIA:
Abordagem didático-pedagógica focada na resolução de problemas, com apoio de aulas expositivas, exercícios e aplicação de estudo de casos, jogos e simulações. O curso enfatiza o trabalho em equipe e ainda contempla palestras e seminários visando aumentar a interação com o mercado, promovendo a discussão de tópicos contemporâneos e a abordagem de casos reais.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: setembro/2017

HORÁRIO DAS AULAS: Terças e quintas-feiras das 19h10min às 22h45min

COORDENAÇÃO: Prof. Eduardo Garbes Cicconi

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$ 18.522,00
18 x de R$ 1.143,99
24 x de R$ 886,48

PROGRAMA

MÓDULO I ESTRATÉGIAS PARA NEGÓCIOS

Ambiente Econômico
Objetivo: apresentar conhecimentos técnicos e práticos no uso de ferramentas modernas de Finanças e Economia, visando auxiliar a tomada de decisões e a determinação de cenários econômicos.

Comunicação Empresarial
Objetivo: abordar as funções da comunicação, o processo de comunicação e as regras da programação neolinguística que afetam a comunicação.

Criatividade e Solução de Problemas
Objetivo: discutir o papel dos valores e das atitudes no processo da criatividade, bem como as barreiras e facilitadores à solução de problemas de forma criativa.

Empreendedorismo e gestão da inovação
Objetivo: apresentar os conceitos fundamentais relacionados ao empreendedorismo por meio do desenvolvimento de um Modelo de Negócios.

Gestão Estratégica Empresarial
Objetivo: apresentar os conceitos estratégicos modernos, além de discutir o projeto de transição e mudanças, enfocando a questão da competitividade no mundo atual, as condições do processo de globalização e os principais efeitos sobre o desenvolvimento do Brasil.

Gestão de Equipes
Objetivo: compreender os cenários de mercado e os fatores que influenciam o gerenciamento de equipes e modelos de liderança, além de analisar e vivenciar as habilidades gerenciais requeridas de um executivo.

MÓDULO II ESTRATÉGIAS DE MERCADO

Canais de Distribuição
Objetivo: apresentar os conceitos e ferramentas para capacitar os gestores a tomar decisões sobre estratégias e estrutura dos canais de distribuição, desenvolver e implementar processos de gestão de canais que desenvolvam vantagens competitivas.

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing
Objetivo: apresentar os conceitos e teorias que possam orientar na elaboração de estratégias de marketing orientadas ao atendimento das necessidades do consumidor. Conhecer as fontes de dados de marketing e desenvolver pesquisas mercadológicas, bem como adquirir a capacidade de analisar e apresentar seus resultados de forma eficaz. 

Gestão Estratégica de Marketing
Objetivo: entender os conceitos centrais e as principais ferramentas que apoiam a área de marketing.

Gestão da Comunicação de Marketing e Mídias Sociais
Objetivo: propiciar conhecimentos sobre as características de cada estratégia de comunicação de modo a auxiliar na tomada de decisão sobre as mais adequadas para cada objetivo.

Gestão de Preços
Objetivos: conhecer as características de cada estratégia de preços, de modo a auxiliar na tomada de decisões em marketing. Apresentar as etapas de precificação de produtos e serviços dentro da visão mercadológica.

Gestão de Produtos e Serviços
Objetivo: apresentar as características do processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos e possibilitar que o gestor tome decisões sobre linhas de produto.

MODULO III CONTROLADORIA E FINANÇAS

Análise da Gestão de Risco
Objetivo: apresentar os conhecimentos básicos de análise de riscos aplicados ao mercado financeiro no processo de tomada de decisão.

Análise das Demonstrações Financeiras
Objetivo: apresentar ao aluno as principais técnicas e ferramentas de análise de demonstrações financeiras atualmente existentes, oferecendo uma metodologia que propicie desde a correta interpretação e ajustamento dos demonstrativos para as análises econômico-financeiras até o diagnóstico de eventuais problemas e possíveis soluções.

Contabilidade de Custos e Gestão Estratégica de Custos
Objetivo: apresentar ao aluno a contabilidade de custos de forma a capacitá-lo a classificar, apurar contabilizar e interpretar informações de custos. A disciplina visa, também, tratar das decisões financeiras e de custos apresentando ferramentas práticas e modernas, auxiliando na tomada de decisões.

Contabilidade Empresarial
Objetivo: tratar das questões conceituais e práticas de planejamento tributário relacionando com a Contabilidade e a Controladoria, visando capacitar o aluno para análise e interpretação do processo de tributação das empresas.

Controladoria
Objetivo: apresentar os principais instrumentos de gestão econômica visando analisar os resultados operacionais e financeiros das empresas.

Gestão de Recursos de Longo Prazo
Objetivo: tratar das decisões financeiras de uma empresa – investimento, financiamento e retenção/distribuição de lucros – dentro de uma dimensão de longo prazo, dando atenção especial aos estudos desses assuntos dentro da realidade brasileira.

Gestão do Capital de Giro
Objetivo: tratar das ferramentas práticas e modernas para a Gestão do Capital de Giro, visando auxiliar no processo de tomada de decisão.

MODULO IV – TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO

Business Game 
Objetivo: proporcionar conhecimentos básicos para entendimento da importância da visão sistêmica e integrada das funções preponderantes ao negócio, visando a prática das tomadas de decisões e do planejamento estratégico.
Elaboração e Análise de Projetos 
Objetivo: apresentar os conhecimentos e o instrumental da elaboração, administração e análise de projetos na gestão empresarial, com a finalidade de aperfeiçoar sua formação teórica e torná-lo apto a aplicar os conceitos e ferramentas desta disciplina no âmbito de sua atuação profissional. 

Gestão de Produção e Operações 
Objetivo: abordar o alinhamento estratégico da função Produção com os objetivos de alcançar a competitividade do negócio, além de discutir a maneira pela qual as estratégias de operações são formuladas e identificar os principais desafios enfrentados pelos gerentes de operações e de serviços.

Mercado Financeiro e de Capitais
Objetivo: apresentar os conceitos teóricos e práticos para um adequado entendimento das instituições, dos títulos existentes e dos processos de intermediação financeira que caracterizam o mercado financeiro brasileiro.

Metodologia Científica 
Objetivo: Fornecer subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários para a produção científica do conhecimento, resultando na elaboração do projeto de pesquisa e da monografia para fins de conclusão de curso.

Obs.: disciplinas em ordem alfabética.
A FAAP poderá alterar o conteúdo ou cancelar o curso sem aviso prévio.

DOCENTES

Afrânio Maia Miglioli (Currículo Lattes)
Alexandre Vinícius Pereira (Currículo Lattes)
Dalton Siqueira Pitta Marques (Currículo Lattes)
Daniel Siqueira Pitta Marques (Currículo Lattes)
Eduardo Garbes Cicconi (Currículo Lattes)
José Carlos de Lima Junior (Currículo Lattes)
Luiz Henrique Ostanel (Currículo Lattes)
Ricardo Angelotti Donegá (Currículo Lattes)

 

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.