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Gestão Estratégica de Produtos Farmacêuticos

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CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Apesar das projeções pessimistas para a economia brasileira, a expectativa no mercado farmacêutico para 2018 é o crescimento de 7,5% de acordo com as consultorias Close-up e QuintilesIMS, especializadas nesta área. Soma-se a este cenário, as oportunidades trazidas ao mercado farmacêutico com as novas regras da ANVISA para o enquadramento de medicamentos na lista daqueles que podem ser adquiridos sem prescrição médica.

Portanto estes fatos exigem cada vez mais que as empresas tenham estratégias mercadológicas dos seus produtos bem elaboradas para manter e/ou ampliar sua fatia do mercado e suas metas. Um elemento importante neste contexto da indústria farmacêutica é o profissional responsável em elaborar projetos estratégicos mercadológicos para lançar, divulgar e distribuir um produto ou linha de produtos farmacêuticos. O programa do curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Produtos Farmacêuticos FAAP foi estruturado tendo como base o exercício da função de gestor estratégico de produto farmacêutico possibilitando ao aluno uma compreensão abrangente dos processos envolvidos numa pesquisa de mercado e desenvolvimento de planos de ação para inserir o produto no mercado, mais próxima das demandas e da realidade que o mercado impõe.

OBJETIVO: Preparar o aluno, através de uma visão global da indústria farmacêutica, apto a:

• Compreender o processo da produção de um produto ou linha de produtos farmacêuticos desde a fase de pesquisa de mercado até a comercialização do
• Produto, dimensionando prazos e recursos necessários (humanos, materiais, logísticos, tecnológicos e financeiros).
• Elaborar e aplicar estratégias de marketing e comunicação, relacionando variáveis como regulação e cultura do mercado consumidor desejado.
• Preparar planos de ações de um projeto de marketing de um produto ou linha de produtos farmacêuticos, dimensionando prazos e orçamentos e de maneira integrada com outros setores e equipes, e conduzindo as negociações e contratações necessárias.
• Utilizar conscientemente as leis e regulamentações na viabilização de projetos.
• Desenvolver e conscientizar sobre atitudes e posturas necessárias a um gestor, tais como ética, liderança, trabalho em equipe e resolução de conflitos, para o bom exercício da função.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais graduados nas áreas de administração de empresas, saúde, economia, engenharia de produção, comunicação ou biomédica ou profissionais graduados em qualquer área que possuam conhecimento ou experiência profissional no mercado farmacêutico.

METODOLOGIA: Aulas expositivas de conteúdos e de estudos de casos, dinâmicas de aulas promovendo debates de temas específicos e atuais do mercado farmacêutico nacional e internacional e palestras com profissionais de renome deste mercado.

O aluno desenvolverá a cada módulo um trabalho integrando os conteúdos desenvolvidos por meio de dinâmicas que estimulará o desenvolvimento de atitudes e habilidades específicas com o objetivo de completar as competências necessárias a um gestor estratégico mercadológico. Estes trabalhos são respectivamente: uma análise de mercado para um produto, um plano estratégico de marketing para um produto farmacêutico e um conjunto de planos de operação para lançar e distribuir um produto farmacêutico no mercado.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: Outubro/2017

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras das 19h10min às 22h45min.

Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Profa. Erica Maluf

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista: R$.26.950,00
18x R$.1.664,54
24x R$.1.289,85

Associados Interfarma possuem 10% de desconto na parcela 

MÓDULO I – CONHECIMENTO DO MERCADO FARMACÊUTICO

Indústria farmacêutica mundial e brasileira 
Objetivo: Conhecer os principais mercados mundiais, aprofundando o contexto dos principais mercados, companhias e produtos. Os estágios do mercado farmacêutico brasileiro, mostrando suas principais transformações e estratégias. Tendências de mercado e previsões sobre a Industria Nacional.

Cadeia de produção da indústria farmacêutica 
Objetivo: Contextualizar a inteligência de risco focada na cadeia de suprimentos, visando o compartilhamento das ferramentas e bases para este tipo de análise com foco no setor industrial farmacêutico em função das peculiaridades inerentes à produção e distribuição de medicamentos, além das limitações legais e regulatórias.

Inteligência Competitiva 
Objetivo: Compreender a Inteligência competitiva como forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado como um todo, analisando tendências e cenários, permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.

Leis, decretos e resoluções sanitárias 
Objetivo: Conhecer e analisar a pirâmide de Kelsen, visão geral sobre pesquisa clínica (abordando o tempo de aprovação da molécula até a aprovação da ANVISA); Vigilância e Classificação dos tipos de registro, além a RDC 98/16 (LMIP) e as regulamentações pertinentes aos temas abordados no módulo I e os seus respaldos legais.

MÓDULO II – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MERCADOLÓGICO

Gestão de Marketing 
Objetivo: Compreender o alinhamento dos diversos elementos do composto de marketing como uma estratégica clara e bem fundamentada para assegurar relevância para o consumidor e a entrega de valor para a organização.

Comportamento do mercado consumidor
Objetivo: Identificar grandes tendências, peculiaridades de mercado, crenças e valores de determinados públicos que podem alavancar a demanda de produtos farmacêuticos.

Pesquisa e inteligência de mercado 
Objetivo: Identificar oportunidades importantes a serem exploradas no mercado farmacêutico e ter condições de antecipar tendências.

Serviços de Marketing 
Objetivo: Desenvolver uma visão de análise, planejamento, implementação e controle das necessidades dos clientes, visando sempre à lucratividade e a qualidade na prestação dos serviços e dos produtos oferecidos sempre com o foco na investigação, captação e assistência aos demandantes (clientes).

Gestão de Vendas 
Objetivo: Compreender os canais de distribuição da área farmacêutica, passando do varejo ao atacado, bem como a venda B2C. Analisar as possibilidades de formatação de uma equipe de vendas, seus principais KPIs, treinamento e arquitetura desta força de vendas para aproveitar melhor o território nacional sem desperdício de recursos. Compreender e analisar a Propaganda Médica e suas variações.

Gestão de Projetos 
Objetivo: Desenvolver uma visão metodológica sobre gestão de projetos, englobando todas as áreas de conhecimento pertinente ao tema e promovendo ferramentas certificadas e comprovadamente efetivas na prática diária (ex.: projeto de gerenciamento de produto farmacêutico ou incorporação de laboratório farmacêutico em processo de aquisição).

Assuntos regulatórios para a cadeia logística 
Objetivo: Conhecer e analisar a RDC 96/08, CMED / SAMMED e as regulamentações pertinentes aos temas abordados no módulo II e os seus respaldos legais.

MÓDULO III – Planos de Operação

Gestão Financeira e Compliance
Objetivo: Desenvolver uma compreensão sistêmica para uma melhor análise de resultados financeiros e de desempenho de vendas dos produtos, tendo como base um planejamento financeiro e uma gestão do capital de giro. Capacitar na escolha de indicadores financeiros e operacionais para a análise do retorno dos investimentos e das melhores alternativas em termos tributários para o estabelecimento, sempre sob a ótica dos princípios éticos.

Leis de comunicação, anticorrupção, acesso, editais e licitações 
Objetivo: Compreender as leis de comunicação e seus órgãos reguladores (CONAR), o cenário e as formas de compras e negociações com órgãos governamentais (editais, licitações, pregões), bem como a legislação, exigências e restrições envolvidas neste cenário (ex.: lei anticorrupção – 12.846/13).

Comunicação digital e e-commerce
Objetivo: Compreender, sob o ponto de vista do gestor estratégico, os novos modelos de negócios ou possibilidades de mudanças de processo ou abertura de novos mercados possibilitados pelas novas tecnologias da informação, redes sociais e digital e como aplicar o marketing digital.

Gestão de pessoas e equipes 
Objetivo: Compreender a importância da liderança de equipe e a gestão de pessoas no desenvolvimento de projetos e na mediação de conflitos existentes em ações multidisciplinares. Fornecer conceitos e técnicas para potencializar equipes e pessoas enquanto gestor.

Metodologia Científica
Objetivo: Fornecer subsídios para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (projeto mercadológico de um produto ou linha de produtos farmacêuticos) desde a fase de pesquisa à escrita.

  • Alessandra Miyazaki (Currículo Lattes)
  • Erica Maluf (Currículo Lattes)
  • Waldir Eschberger Júnior (Currículo Lattes)
  • Glauco Lehdermann

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início.  Em caso de cancelamento , será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em for informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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