MENU
Imagem da área

Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

A moda é um dos setores mais relevantes do Brasil, gerando cerca de 1 milhão de empregos apenas no varejo.  Em um ambiente com grande diversidade de nichos e formatos de atuação, é latente a demanda por profissionais que conciliem habilidades criativas às de gestão.

Na Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda, a FAAP prepara líderes para o mercado, consolidando conhecimentos e habilidades de moda, design, tecnologia, estratégia, gestão, finanças, marketing e varejo.

OBJETIVO:

O objetivo da Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda é preparar seus alunos para posições de liderança no mercado de moda, seja através do empreendedorismo ou da ascensão em empresas do setor.  Para atingir tal objetivo, o curso se apoia em quatro principais pilares:

- Formação de repertório em design e tecnologia de moda.
- Desenvolvimento de visão estratégica do mercado de moda.
- Capacitação quanto a ferramentas de gestão das principais funções organizacionais de negócios de moda: marketing, estilo, planejamento e produção, finanças, recursos humanos.
- Especialização para gestão de marcas e do varejo de moda, com destaque para marketing digital, branding e visual merchandising.

A FAAP é um dos grandes centros de ensino do país, parte integrante do calendário cultural e formadora de profissionais da mais alta competência, contando com um corpo docente altamente especializado capaz de prover as habilidades necessárias para cumprir este objetivo.

A QUEM SE DESTINA:

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda é destinado a gestores, profissionais e empreendedores portadores de diploma em cursos de graduação ou demais cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação, que desejam se destacar no mercado de moda através de habilidades de criação, estratégia e gestão.

METODOLOGIA:

Aulas expositivas, pesquisa, estudos de caso, seminários, relatórios,  análises e eventuais saídas a campo.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2018

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas das 19h10 às 22h45.

COORDENAÇÃO:  Marília Piccinini da Carvalhinha (Currículo lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

PROGRAMA

Branding
Processos de gestão, práticas e estratégia de marcas.

Ciclo de Produção em Moda: da Criação ao Ponto de Venda 
Processo de construção de vestuário e técnicas industriais de produção.

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
Comportamento de compra e técnicas de pesquisa de mercado.

Conceitos de Design
Principais acontecimentos na história do design e da moda.

Cultura de Moda
Criação, pesquisa e análise das tendências de moda.

Economia Da Cadeia de Moda
Mercados internacionais e ambiente econômico da cadeia da moda.

Estratégias de Marketing Internacional
Estratégias de internacionalização das empresas líderes de moda.

Fundamentos da Tecnologia Têxtil
Estudo da produção, materiais e tendências dos materiais têxteis.

Gestão Financeira em Negócios e Varejo de Moda
Análise financeira, custos e investimentos em empresas de moda.

Gestão da Operação em Negócios e Varejo de Moda
Processos e práticas de gestão e tomada de decisão na indústria da moda.

Gestão de Pessoas
Seleção, captação e retenção de profissionais. Processos de liderança. 

Marketing de Moda e Varejo
Estratégias mercadológicas contemporâneas do setor da moda.

Marketing Digital
Conceitos e técnicas de gestão de marketing e comunicação na era digital

Merchandising Visual
Análise do ponto de venda e ferramentas estratégicas de merchandising.

Metodologia e Pesquisa Científica
Parâmetros e normas científicas para a produção da monografia.

O Composto de Comunicação e seus Vetores
Os elementos do composto de comunicação e sua aplicação em moda.

Plano de Negócios
Elaboração de um plano de negócios para nova empresa ou diversificação.

Processo de Desenvolvimento de Coleções
 Gestão de desenvolvimento de coleções orientadas para o mercado.

Varejo de Moda
Estratégias de distribuição de varejistas locais e internacionais de moda.

Obs. A FAAP poderá alterar o conteúdo ou cancelar o curso sem aviso prévio

DOCENTES

DOCENTES:

  • Amnon Armoni (Currículo lattes)
  • Ivan Marcos Caminada Bismara (Currículo lattes)
  • Katherine Sresnewsky (Currículo lattes)
  • Marília Piccinini da Carvalhinha (Currículo lattes)
  • Patrícia Fonseca (Currículo lattes)
  • Sonia Helena dos Santos (Currículo lattes)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.